O amor ao próximo não é apenas um sentimento, é principalmente uma ação. Portanto, é ter atitude amorosa com as pessoas – estejam elas ao seu lado ou distantes de você – cotidianamente.
Quando praticado, o amor genuíno pelo outro tem o poder de transformar o mundo. E por ser tão poderoso, é preciso cultivá-lo, para que o respeito, a empatia e o cuidado sejam sempre o princípio de qualquer movimento diante da vida.
A importância do amor ao próximo
Amar o próximo significa respeitar a existência do outro do mesmo modo que você respeita a sua. É ajudar sem pedir nada em troca. É ser solidário à família e aos desconhecidos. É, sobretudo, colocar-se no lugar da pessoa, em vez de julgá-la.
Por isso, em um mundo como este, permeado de guerras, tragédias e tristezas, só o amor, por si e pelo outro, é capaz de mudar o rumo dessa história. Afinal, é ele quem cura as feridas da alma e provoca as transformações necessárias na vida de cada um.
As linguagens do amor
De acordo com o poeta Carlos Drummond de Andrade, “amar só se aprende amando”. Da mesma forma, fazer o bem ao outro só se aprende praticando, dia após dia. Nesse sentido, demonstrar amor ao próximo é um exercício simples – mas que exige constância – e faz dos envolvidos pessoas melhores e mais generosas ao longo do tempo.
Listamos aqui pequenas atitudes para você praticar cotidianamente e ajudar a transformar o mundo em um lugar melhor e mais seguro de se viver:
- Seja gentil com todos que você encontrar pelo caminho;
- Respeite os outros, apesar de todas as adversidades;
- Desenvolva a empatia com o próximo;
- Seja voluntário e contribua com causas que você acredita;
- Compartilhe o bem: seja o disseminador de boas palavras;
- Evite o desperdício e distribua aquilo que não faz falta para você;
- Tenha compaixão e compreensão com os que sofrem;
- Apoie projetos sociais.
Uma escola que tem como base o amor ao próximo
Quanto mais cedo a criança aprende a importância de praticar o amor ao próximo, mais cedo ela se torna uma cidadã consciente de si e do outro. Mas, para isso, a família e a escola precisam caminhar juntos, na mesma direção. Em Curitiba e região, você pode contar com a Educação Adventista.
A instituição filantrópica faz parte de uma rede de ensino tradicional, que possui 126 anos de atuação. Com ênfase nos princípios da educação cristã, promove o desenvolvimento integral do aluno, formando cidadãos autônomos comprometidos com o bem-estar da família, da comunidade e da Pátria.
Confira abaixo algumas atividades propostas na escola com o intuito de estimular a prática do amor ao próximo no dia a dia:
- Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual e Saúde: a cada bimestre são trabalhados diferentes temas, como amar as pessoas, ações sociais, caridade para lares, instituições de cachorro, entre outros.
- Missão Calebe: uma vez por ano há uma missão de serviço dos estudantes com o objetivo de servirem comunidades carentes da região (reforma de escola, cuidar de jardins, entre outros), onde ficam 15 dias imersos.