Escolher uma boa escola é um dos grandes desafios na jornada dos pais. Deixar seu filho com outras pessoas durante boa parte do dia exige muita confiança, ainda mais quando há educação das crianças envolvida. Na maioria dos casos, essa escolha pode ser de longo prazo.
Algumas escolas possibilitam visitas in loco para conhecer o ambiente durante a pesquisa. Durante a visita, é possível observar áreas de lazer, salas de aula, cantina, entre outros espaços que farão parte do cotidiano da criança.
Mesmo com essa pesquisa e analisando todas as opções possíveis, a escolha certa depende de como os pais irão se sentir a respeito do local. Neste texto, listamos o que deve ser considerado na hora de escolher uma escola. Continue a leitura.
O que é proposta pedagógica?
Primeiramente, você precisa conhecer as propostas pedagógicas das escolas que estão no seu “radar”. De forma resumida, uma proposta pedagógica funciona como um compromisso. Seu objetivo é apresentar a intencionalidade educativa da escola e os meios utilizados para alcançar as metas.
Além da identidade da escola, a proposta pedagógica deve esclarecer como é organizada a estratégia de ensino. Vale lembrar que também precisa estar de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Quais aspectos devem ser levados em consideração?
Cada pai considera determinados aspectos que podem não ser tão essenciais para outro, mas há alguns pontos em comum que são considerados fundamentais em qualquer escola.
Excelência acadêmica
Como o próprio nome já diz, os pais buscam um ensino excelente, que supere expectativas e que seja o melhor possível para seus filhos. Isso vai depender do corpo docente, das metodologias aplicadas, das atividades extracurriculares e da dedicação do estudante.
Ensino de princípios e valores
Nem só de matemática e português vive uma escola. Ela também é um espaço onde as crianças precisam aprender sobre princípios e valores, levando esses para a vida. Sim, pode-se afirmar que esses aspectos também vêm de casa, mas a escola é o ambiente perfeito de convivência para que os alunos pratiquem.
Filosofia pedagógica
A filosofia de ensino da escola está de acordo com a sua visão de mundo? Essa sinergia é muito importante! Tenha em mente que seu filho ficará na escola durante um bom tempo, por isso, o local vai fazer parte da formação pessoal dele também.
Proposta pedagógica completa
Analise se a proposta pedagógica das escolas contempla os aspectos físico, mental, espiritual e social dos alunos.
Infraestrutura
Um ambiente moderno, com equipamentos atualizados e de qualidade, faz parte de uma escola que acompanha as transformações do mundo e, sobretudo, se adapta às necessidades das novas gerações. O tempo passa e a infraestrutura precisa ser de ponta para seguir novas metodologias de ensino, o que demonstra a importância da estrutura física da escola.
Material didático
Seguindo o raciocínio a respeito de infraestrutura, a qualidade do material didático também é de suma importância para um ensino de excelência. Analise se a escola produz os próprios materiais, se possui parceria com editoras renomadas e se utiliza metodologias coerentes de aprendizagem. Acredite, isso reflete diretamente na qualidade de ensino.
Segurança nas escolas
Todos os itens descritos anteriormente são fundamentais na hora de avaliar uma boa escola. Entretanto, principalmente nos dias atuais, existe mais uma preocupação comum entre os pais que se destaca: a segurança.
A escolha de uma escola envolve muita confiança. As crianças são respeitadas? A escola é um ambiente harmonioso, onde todos os alunos podem conviver pacificamente? Como é controlada a entrada e saída de pessoas? Existem formas de monitorar a segurança das crianças?
Essas são perguntas que com certeza passam pela cabeça dos pais na hora de escolher a escola ideal. Algumas delas levantam discussões polêmicas como instalação de catracas e câmeras em ambiente escolar.
Então, aqui vai nossa dica a respeito disso: opte por uma escola que esteja de acordo com a sua percepção de segurança, que adote medidas que diminuam sua preocupação e aumentem sua confiança.
No mais, lembre-se de considerar todos os aspectos apontados pelo Ministério da Educação (MEC) como sendo essenciais para a excelência acadêmica. Além disso, não se esqueça de conversar com seu filho para saber o que a criança achou de cada ambiente. Valorize a opinião dele, afinal, sua escolha irá impactar diretamente no dia a dia.
A Rede Adventista de Educação é referência em ensino de qualidade. Com 127 anos de história no Brasil e mais de 2 milhões de alunos ao redor do mundo, o Adventista se dedica diariamente para manter um alto padrão e continuar sendo uma opção muito considerada por diversos pais.
Quer conhecer mais sobre a rede? Acesse aqui e conheça a proposta pedagógica do Adventista.