A autonomia das crianças deve ser estimulada em casa e na escola
A autonomia das crianças deve ser estimulada em casa e na escola| Foto: Divulgação
  • Por Educação Adventista
  • 12/01/2023 15:53

Presentes na educação infantil, as atividades lúdicas não são meramente brincadeiras. Elas ajudam no desenvolvimento da autonomia das crianças, além de ensinar sobre os direitos e deveres dos futuros cidadãos. O senso de comunidade, a sociabilização, o vínculo com os colegas e os valores familiares também fazem parte do aprendizado com as tarefas.

Para introduzir as atividades em casa, os pais devem observar a capacidade física, emocional e cognitiva da criança. Após o filtro, os pequenos podem ganhar responsabilidades, como arrumar a própria cama, ajudar nas responsabilidades domésticas (retirar a mesa depois das refeições, por exemplo) e valores familiares, como obediência aos mais velhos e respeito ao próximo.

Na escola, a autonomia pode ser estimulada pelos professores com a responsabilidade dos próprios estudantes organizarem os materiais que usam durante as aulas e recreio, incentivo aos estudos sobre o desenvolvimento de senso econômico, esportes, atividades de Natal para educação infantil, com coletividade e aprendizado sobre a história de Jesus Cristo com a Bíblia Sagrada e leitura de histórias infantis.

Atividades para Educação Infantil - 3 anos

As atividades na Educação Infantil para a faixa etária de três anos podem ser feitas por meio de exercícios de Matemática de números e cores, reconhecimento de logomarcas de rótulos, ligar vogais e imagens, além da leitura, como a história do Sapo Comilão, dos autores Stela Barbieri e Fernando Vilela, que conta sobre o bicho que cansou de comer moscas e resolveu experimentar outros tipos de comida.

Atividades para Educação Infantil - 5 anos

Nesta faixa etária, os estudantes estão em pleno desenvolvimento, com a oralidade mais avançada. Para incentivar o aprendizado, atividades como quebra-cabeça, mímica, pular corda, pintura e contação de história são grandes aliadas. A fábula da Raposa e das Uvas, de Esopo e recontada por Jean de La Fontaine, ensinará aos alunos sobre temas como cobiça, inveja e frustração.

Na história, uma raposa tenta, sem sucesso, comer um cacho de uvas penduradas em uma vinha alta. Frustrada, ela mente que as frutas estariam verdes para ninguém mais pegar o alimento.

Outra atividade indicada para esta idade é o projeto Quem Sou Eu, que possibilita a criança uma melhor compreensão de sua identidade étnico-racial, da história da sua família, por meio de árvore genealógica, e das suas preferências e gostos.

Empreendedorismo, educação financeira e inteligência emocional na unidade escolar

A Educação Adventista é uma instituição filantrópica que faz parte de uma rede de ensino tradicional com 126 anos de atuação. A sua ênfase nos princípios da educação cristã promove o desenvolvimento integral do aluno, formando cidadãos autônomos comprometidos com o bem-estar da família, da comunidade e da pátria.

Nesse sentido, a rede de Educação Adventista promove atividades como o Projeto de Vida. A iniciativa estimula a criança a desenvolver o seu senso de indivíduo dentro de um contexto social, ajudando os alunos a observarem suas emoções e responsabilidades. A metodologia é ofertada desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio de aulas sobre educação financeira, empreendedorismo e inteligência emocional.

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