O contraturno escolar é uma das principais tendências da educação moderna e é aplicada em diversos países do mundo. Essa é uma estratégia que visa diminuir o tempo ocioso das crianças durante a semana, oferecendo atividades extras que contribuem para o seu desenvolvimento quando não estão assistindo às aulas.
Neste texto, vamos tratar sobre o contraturno escolar e sua importância para a educação das crianças. Quais são as principais vantagens? Deixar os filhos no contraturno realmente vale a pena? Esclareça suas dúvidas abaixo!
O que é contraturno?
Também existe a opção de realizar essas atividades fora da escola, em outros locais que ofereçam o ensino de idiomas ou a prática de esportes, por exemplo, mas neste caso vamos tratar especificamente sobre o contraturno ofertado nas escolas, já que é uma opção mais prática para os pais.
Uma educação de qualidade para os filhos é uma prioridade na vida dos pais. Principalmente para aqueles que trabalham o dia todo e não tem com quem deixar as crianças, o contraturno é a melhor opção. Isso porque, ao invés de ficarem ociosas, vão estar em um ambiente de confiança desenvolvendo outras habilidades não inclusas no ensino regular.
Atividades de um contraturno escolar
O contraturno escolar é um período caracterizado pela prática de atividades lúdicas essenciais para o desenvolvimento infantil, seja ele cognitivo, físico, mental ou emocional.
Essas atividades extracurriculares variam de um colégio para o outro, no entanto, a maioria costuma incluir metodologias que reforcem a concentração, a criatividade, a imaginação, a coordenação motora, a saúde e a produtividade dos alunos.
As atividades de contraturno mais encontradas nas escolas são:
- Ensino de idiomas;
- Reforço escolar;
- Artes;
- Aulas de música e dança;
- Prática esportiva de diversas modalidades, inclusive artes marciais;
- Informática e robótica;
- Oficinas de leitura.
Ao menos uma dessas atividades desperta o interesse das crianças e os benefícios são inúmeros.
A importância do contraturno escolar
Professores de crianças que participam do contraturno afirmam que percebem diferenças significativas no rendimento escolar e na interação social entre os alunos. Inclusive, estudantes que ficam em tempo integral nas escolas têm contato mais amplo com tarefas relacionadas a temas culturais e momentos de lazer com colegas e professores.
Participar de atividades lúdicas, esportivas e educativas faz toda a diferença na vida de uma pessoa. Com essa oportunidade, desde o início da vida ela coleciona experiências importantes, tendo a chance de crescer com diversas habilidades e competências desenvolvidas já na primeira infância.
Pesquisas apontam que isso aumenta, inclusive, as chances da criança se tornar um adulto mais saudável. Programas extracurriculares fogem do óbvio, do regular, e não trabalham apenas conhecimentos práticos. Isso porque as atividades têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento infantil como um todo: criatividade, autonomia, responsabilidade, pensamento crítico, entre outros aspectos.
A Rede de Educação Adventista compreende a importância de oferecer uma infraestrutura completa de contraturno para seus alunos e nas maiores unidades da rede, os estudantes podem ficar na segurança e conforto da escola, desenvolvendo atividades extracurriculares, fazendo a lição de casa, praticando esportes e, até mesmo, tirando um soninho em salas específicas para este fim. Dessa forma, as crianças ficam em um ambiente de confiança dos pais, evoluindo cada vez mais!
A Educação Adventista é uma rede com mais de 2 milhões de estudantes espalhados pelo mundo em mais de 9 mil unidades. São mais de 108 mil professores adventistas que se comprometem em fazer visitas nas casas dos estudantes