| Foto:
  • Por Educação Adventista
  • 21/12/2023 19:28
Ouça este conteúdo

Quando procuramos uma escola para nossos filhos, ainda em seus primeiros anos de vida, temos a intenção de escolher um ambiente seguro, de confiança, e que ofereça uma educação de qualidade. Ao encontrar essa escola, desejamos que as crianças possam ficar todo o período de educação básica nela, desde o infantil até o Ensino Médio.

É preciso ter em mente que crianças menores possuem necessidades diferentes daquelas mais velhas. Os cuidados com alimentação, sono, higiene e desenvolvimento primário são constantes no caso da educação infantil.

Neste texto, esclarecemos a importância de um ensino de qualidade para os pequenos.

O que é Educação Infantil? 

A educação infantil consiste no ensino, em escolas, de crianças com idade entre 0 e 6 anos. Basicamente, é o primeiro contato dos pequenos com a experiência escolar, sendo uma fase muito importante de suas vidas, principalmente no quesito de formação básica.

Assim, é possível afirmar que a educação infantil propicia aos alunos o desenvolvimento integral em seus aspectos físico, psicológico, social, emocional e intelectual.

Nessa fase da vida, tanto a família quanto a escola prestam um papel fundamental na vida das crianças. Ambos são essenciais para um crescimento saudável, mas a escola, além de promover interação entre crianças e também com professores, contribui significativamente para a evolução cognitiva dos alunos.

Atividades da Educação Infantil

É na educação infantil que as crianças vão ter o primeiro contato significativo com diversas outras. Dessa forma, ainda pequenos, já irão desenvolver habilidades fundamentais à formação humana, além das capacidades cognitivas e motoras.

As atividades dessa fase, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), trabalham de forma lúdica vários pontos importantes, como: capacidade linguística, de foco e concentração, ampliação de interações sociais, entre outros.

Para oferecer essas atividades de forma completa, é preciso contar com uma estrutura de qualidade. As ferramentas são essenciais, mas o que mais deve ser valorizado é o corpo docente capacitado para realizar e explorar as mais variadas habilidades das crianças de forma lúdica, criativa e diferenciada.

Outros fatores que se destacam são a opção de contraturno e de um Programa Bilíngue, que desde cedo irão estimular as crianças a irem além em diferentes esferas da vida com a prática de esportes, artes, conhecimento de idiomas estrangeiros e compreensão corporal.

Como escolher uma escola de Educação Infantil 

Agora, vamos às dicas que irão te ajudar a escolher a escola ideal para o seu filho iniciar a vida acadêmica.

Primeiramente, além da infraestrutura, é necessário considerar a qualidade de ensino, é claro. Uma das formas de avaliar esse aspecto é por meio da análise da proposta pedagógica das instituições. Material didático, corpo docente e atividades extracurriculares devem ser incluídas nessa avaliação.

Em seguida, dê atenção para:

  • Localização: isso impacta diretamente na rotina da família. A escola é perto de casa, perto do trabalho de um dos pais? Pense nisso!
  • Alimentação: a criança vai passar a maior parte do seu dia na escola, por isso, é preciso verificar se há opções saudáveis de alimentação no cardápio;
  • Carga horária: quantas horas por dia seu filho vai precisar passar na escola? Quais são os horários de entrada, de saída e de atividades de contraturno? 

A segurança é outro ponto que todos os pais, sem dúvidas, levam em consideração. É por isso que, um dos diferenciais da Rede de Educação Adventista são os horários diferenciados para a educação infantil. Além de oferecer atividades exclusivas para os pequenos, as escolas da rede contam com horários diferentes de entrada, saída e recreio para os alunos dessa fase.

Isso significa que os pais não precisam se preocupar pois as crianças menores não irão conviver com os maiores em nenhum momento do cotidiano escolar.

A Educação Adventista é uma rede com mais de 2 milhões de estudantes espalhados pelo mundo em mais de 9 mil unidades. São mais de 108 mil professores adventistas que se comprometem em fazer visitas nas casas dos estudantes.

Conheça mais sobre a Educação Adventista!