Montar lancheiras saudáveis pode ser um grande desafio, principalmente para os pais que possuem uma rotina corrida. Por conta da pouca disponibilidade de tempo, muitos acabam recorrendo aos alimentos industrializados, que prometem praticidade e sabores irresistíveis.
Nem tudo que é mais fácil é o melhor. E nesse caso, uma alimentação pobre em nutrientes, rica em gorduras, açúcares e conservantes, como muitos dos industrializados, trazem a longo prazo complicações para a saúde das crianças – obesidade e diabetes são algumas delas.
Em contrapartida, uma alimentação adequada promove um crescimento saudável e ajuda a prevenir o corpo contra doenças graves. Por isso, estimular bons hábitos desde cedo é a melhor forma de garantir aos seus filhos um futuro feliz e cheio de saúde.
O que considerar na hora de montar a lancheira
Alguns fatores, como a faixa etária, estilo de vida e ambiente, indicarão quais são as necessidades nutritivas e calóricas de cada uma. Independentemente do caso, é sempre importante oferecer a elas alimentos ricos em fibras, vitaminas, minerais e gorduras boas.
Portanto, o segredo para uma montar uma lancheira completa é garantir alimentos nutritivos de cada grupo (1 proteína, 1 fruta ou legume, 1 carboidrato e 1 líquido) e diversificá-los ao máximo. Para não ter erro e nem dor de cabeça com uma possível recusa das crianças na hora do lanche, é interessante dispor dos alimentos coloridos e naturais de forma bonita e atrativa.
Nesse caso, vale investir em cortadores de formatos divertidos e receitas caseiras feitas com os filhos. Além disso, preparar a lancheira junto aos pequenos é uma ótima opção para despertar o interesse deles pelas comidas saudáveis - o que faz o processo de educação alimentar ainda mais divertido e consciente.
Dicas de lanches saudáveis
Confira abaixo algumas opções de alimentos para deixar a lancheira nutritiva e saborosa.
- Proteína: possuem uma variedade e são ótimos para deixar a lancheira mais diversificada. Opções: leite, iogurte (os caseiros são maravilhosos), ricota, ovo de codorna com azeite, queijo branco, requeijão, creme de ricota, patê caseiro e ovo cozido.
- Frutas ou legumes: dê preferência sempre às frutas e aos legumes da estação. Essas opções contêm menos agrotóxicos e geralmente são mais baratas. Além disso, opte por aquelas fáceis de serem descascadas ou que podem ser consumidas com casca, para evitar a perda de nutrientes. Opções: banana, morango, goiaba picadinha, cenourinhas, pepinos em rodelas e tomate-cereja.
- Carboidrato: invista em pães, bolos e biscoitos integrais, multigrãos, de arroz ou de milho, em vez dos feitos de farinha branca. Opções: pãozinho de leite, bolo de cenoura caseiro, bisnaguinha integral, fatia de bolo integral e biscoito de polvilho.
- Líquidos: a melhor opção é sempre a água e a água de coco. Em alguns momentos, o suco da fruta também pode ser oferecido, como abacaxi com hortelã e uva natural. Variar é o segredo para deixar a lancheira mais atrativa.
Conte com uma escola que estimula hábitos saudáveis
A Educação Adventista é uma rede de ensino tradicional que possui 126 anos de atuação. Um dos seus principais diferenciais é o incentivo aos hábitos saudáveis – leituras diárias, sonos regulares e alimentações balanceadas – com o intuito de melhorar o aprendizado em sala de aula e promover estudantes sadios e felizes.
Em Curitiba e região, isso é refletido nas instalações físicas e nos valores compartilhados dentro do ambiente escolar. Conheça abaixo alguns serviços oferecidos pelas unidades da Educação Adventista
- Espaço verde em todas as unidades para os estudantes terem contato com a natureza. Além disso, as unidades escolares possuem também horta pedagógica;
- Cantina com alimentação exclusivamente vegetariana, sem frituras e orientada por nutricionista da unidade escolar.
- Nutricionista realiza atividades com estudantes.