Ter contato diário com a música é, para muitos, uma forma de terapia. Não há como negar, ela já faz parte do nosso dia a dia e acaba rodeando a nossa rotina sem nem percebermos. Com as crianças não poderia ser diferente. A musicalização infantil se provou em diversos aspectos ser extremamente benéfica para o desenvolvimento dos pequenos.
Entenda mais sobre esse conceito importante da educação e de como traz benefícios para as crianças.
O que é musicalização?
A musicalização nada mais é do que a área de estudos musicais que procura apresentar elementos que levem o aluno a compreensão da linguagem musical. A música, assim como os números ou o alfabeto, é considerada uma forma de linguagem humana, a qual usamos para nos comunicar.
Assim, ela passa a ser uma forma de expressão fundamental a todos. Isso porque ela mexe com estímulos mentais e emocionais do nosso corpo, proporcionando sensações como o bem estar. Agora imagine todos os benefícios que a musicalização pode trazer para o desenvolvimento das crianças?!
A importância da musicalização infantil
Inserir a música no cotidiano das crianças desde cedo funciona como um estímulo para ampliar o desenvolvimento dos pequenos em vários aspectos: cognitivo, sensorial, emocional e diversos outros. Por isso, é essencial que além da musicalização ser trabalhada em casa, ela também esteja presente na rotina escolar, já que os pequenos passam boa parte dos seus dias em instituições de ensino.
No ambiente escolar, a musicalização infantil presta um papel bastante importante. Por exemplo, com ela é possível tornar o processo de aprendizagem mais interessante, o que faz com que as crianças internalizem os conteúdos com mais facilidade. Quem aqui nunca aprendeu algum macete importante graças a uma música ensinada pelo professor?
Tendo isso em mente, a musicalização na educação infantil passou a ser observada com atenção por especialistas da área. Tornou-se uma prática pedagógica com diversos benefícios comprovados para o desenvolvimento na infância e até mesmo para a vivência escolar.
Vamos a esses benefícios:
- Facilidade na expressão de sentimentos: às vezes, não sabemos como explicar como estamos nos sentindo, não é? A música tem o poder de conectar corpo e mente, fazendo com que a gente possa experienciar e expressar de forma mais assertiva nossas emoções.
- Habilidades motoras e sensoriais: a música é, com certeza, uma forma de linguagem corporal também. Ao ouvi-la, temos vontade de dançar, explorar o espaço e os limites do próprio corpo- a chamada “consciência corporal”.
- Desenvolvimento cognitivo: como mencionado anteriormente, as músicas apresentadas em sala de aula auxiliam os alunos no processo de aprendizagem dos conteúdos por meio da memória, ritmo e da concentração.
- Percepção do mundo: sim, é isso mesmo. A musicalização ajuda as crianças a perceberem que o mundo ao seu redor é repleto de sons, que na maioria das vezes, contêm sentidos e significados.
- Estímulo da criatividade: a musicalização nos conecta consigo mesmos e com o outro. Devido a essa conexão, ela é capaz de fazer com que nossas emoções e pensamentos aflorem. Isso é essencial para estimular a criatividade, já que ela está ligada diretamente à sensibilidade humana.
- Segurança emocional: o desenvolvimento da afetividade por meio da música também faz parte das nossas vidas desde o início. Conforto, segurança, socialização e empatia são consequência dessa linguagem trabalhada em casa, entre pais e filhos, e nas escolas, entre colegas e professores.
A lista é grande, e ainda poderíamos citar diversas outras vantagens da musicalização infantil.
Grupos de corais do Colégio Adventista
Sendo a musicalização tão importante para crianças e adolescentes, a Rede Adventista de Educação não poderia deixar de incluir os corais e programas de musicalização em diversos de seus colégios como um diferencial. Vale ressaltar que há uma divisão entre o Coral Infantil e o Coral Teen.
O Adventista preza por explorar ao máximo todas as formas de expressão que possam contribuir para o desenvolvimento de seus alunos. Isso é um legado que fica para a própria instituição!
A Educação Adventista é uma rede com mais de 2 milhões de estudantes espalhados pelo mundo em mais de 9 mil unidades. São mais de 108 mil professores adventistas que se comprometem em fazer visitas nas casas dos estudantes.