Não importa a idade, o hábito de ler deve ser praticado por quem busca uma vida mais saudável. No que diz respeito aos pequenos, seja na primeira infância ou na alfabetização, os pais são peças importantes no aprendizado.
O momento da leitura para as crianças no aconchego do lar pode ser a oportunidade de fortalecer a relação com os filhos e ensinar sobre os valores familiares. Além disso, é uma forma de estimular a criatividade e o aumento do vocabulário, entre outras vantagens.
É importante frisar que a leitura para as crianças tem que ser um momento prazeroso. Por isso, os pais devem usar e abusar da criatividade para despertar o interesse dos pequenos, como fazer uso de perguntas e respostas sobre o enredo narrado, contar as histórias de forma lúdica, comprar livros interativos ou pop-ups (tridimensionais), passear em livrarias e conhecer livros novos.
Outra estratégia para incentivar o hábito da leitura nas crianças é busque narrativas sobre os personagens ou temas favoritos dele. Na Bíblia, por exemplo, há diversas histórias, da criação do mundo até os heróis do Novo Testamento.
Importância da leitura na infância
A leitura na infância é uma aliada no desenvolvimento da concentração, memorização, raciocínio, oralidade, aumento do vocabulário e aprendizagem da escrita. Por meio das histórias narradas, as crianças também aprendem a lidar e verbalizar sobre os próprios sentimentos e controlar a agressividade.
Os livros também ensinam as crianças sobre empatia, ao dar a chance dos pequenos se colocarem no lugar dos personagens, aprender lições morais importantes sobre o respeito e amor, contribuindo para que a entrada no ambiente escolar seja mais amigável, menos intolerante e com menos bullying.
Leitura para criança de 8 anos
Para cada fase da infância, há uma leitura adequada. Na faixa etária dos 8 anos, por exemplo, os recém-alfabetizados devem ser estimulados pela família para que leiam os próprios livros. É importante que os adultos incentivem os leitores mirins a interpretarem as histórias, seja dos livros das tarefas escolares ou os escolhidos para o lazer.
É interessante que os responsáveis peçam às crianças para que elas façam a leitura em voz alta, invertendo o lugar com eles, mas sempre corrigindo eventuais palavras lidas erradas, mas sem constrangê-los. Peça para eles recontarem a história para você e/ou demais familiares. Valorize essas leituras e atribua significado fazendo comentários e elogios.
Educação Adventista e o incentivo à leitura
Com mais de 120 anos de história no Brasil e excelência no ensino, a Educação Adventista realiza diversos projetos de incentivo à leitura para os alunos da Educação Infantil.
Na Hora da Contação de Histórias, por exemplo, as crianças têm acesso à literatura de forma lúdica e dramatizada.
Na Sacola da Leitura, os estudantes selecionam os livros que mais têm interesse e levam para seu lar. É a oportunidade de realizar e compartilhar as suas leituras em casa com seus familiares.
No Incentivo de Leitura, por sua vez, os professores conferem aqueles que mais leram durante o ano letivo.
São realizadas Feiras de Livros que facilita a aquisição das novidades do mercado editorial e a formação da biblioteca particular.
A ReLi é uma revista especializada com as indicações literárias para o ano.
Momentos com o Autor é um programa que proporciona vivências sobre leituras e escritas, aproximando o leitor do autor.
O Ler é uma aventura envolve o incentivo à leitura com atividades escritas, onde o aluno pode expressar sua opinião sobre a história lida, personagens e situações.
Todas as iniciativas descritas acima têm como objetivo desenvolver o apreço dos pequenos pela leitura.
Agende uma visita e conheça a Educação Adventista