O trabalho voluntário é a oportunidade de o cidadão desempenhar um papel ativo pelo bem-estar da sociedade e ser a mudança que tanto almeja no mundo. No Brasil, há diversas iniciativas em áreas da educação, saúde, meio ambiente, moradia, alimentação, entre outras atividades voltadas à população vulnerável.
Engana-se, no entanto, quem acredita que só os adultos podem colaborar com os projetos sociais. Os trabalhos podem começar desde cedo, contribuindo, assim, para a formação humana na infância e adolescência.
O trabalho voluntário ensina aos jovens o amor ao próximo, o cuidado e o respeito. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades pessoais que, normalmente, não desenvolveriam fora deste ambiente.
O que é trabalho voluntário?
O trabalho voluntário é o conjunto de ações focadas no bem-estar da sociedade. As atividades, normalmente, são desempenhadas por associações de bairro, grupos religiosos, organizações sem fins lucrativos e civis. As suas ações são voltadas às necessidades básicas de saúde, escolaridade, alimentação, recreação, cultura, entre outras.
No Brasil, o voluntariado está regulamentado desde 1998. A lei 9608/98, de parágrafo único, estabelece que o trabalho social não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim. Ou seja, a atividade tem unicamente o intuito de ajudar ao próximo por escolha.
O trabalho voluntário tem como foco o social e o individual
A iniciativa tem dois objetivos: social e individual. No individual, o voluntário pode se desenvolver como um cidadão de bem e pode demonstrar amor ao próximo por meio da caridade.
No social, quem trabalha no programa visa suprir a necessidade de quem está precisando, ajudando a pessoa também a resolver seus problemas, que podem passar por outras áreas da vida.
Tipos de trabalhos voluntários
Em meio ao avanço das mudanças climáticas, uma das modalidades de trabalho voluntário em alta está associada ao cuidado com a natureza, que engloba iniciativas ligadas aos animais e preservação do meio ambiente. As crianças e os adolescentes podem participar de atividades de coleta de reciclados e ações de reflorestamento.
Projetos de educação também são um dos exemplos de voluntariado no Brasil, como as aulas de reforço escolar, idiomas, artes, alfabetização de adultos, entre outras.
Há também projetos sociais com angariação e distribuição de cestas básicas e refeições, promoção do esporte em áreas periféricas e ações voltadas para cuidar da saúde (mental e física) dos mais carentes economicamente, além de projetos culturais com visitas aos museus e instituições de forma gratuita.
Conheça a Educação Adventista
Quanto mais cedo a criança aprende a importância de praticar o amor ao próximo, mais cedo ela se torna uma cidadã consciente de si e do outro. Para isso, a família e a escola precisam caminhar juntos, na mesma direção. Em Curitiba e região, você pode contar com a Educação Adventista.
A instituição filantrópica faz parte de uma rede de ensino tradicional, que possui 126 anos de atuação. Com ênfase nos princípios da educação cristã, promove o desenvolvimento integral do aluno, formando cidadãos autônomos comprometidos com o bem-estar da família, da comunidade e da Pátria.
Confira abaixo algumas atividades propostas na escola com o intuito de estimular a prática do amor ao próximo no dia a dia:
- Plano Mestre de Desenvolvimento Espiritual e Saúde: a cada bimestre são trabalhados diferentes temas, como amar as pessoas, ações sociais, caridade para lares, instituições de cachorros, entre outros.
- Missão Calebe: uma vez por ano há uma missão de serviço dos estudantes com o objetivo de servirem comunidades carentes da região (reforma de escola, cuidar de jardins, entre outros) onde ficam 15 dias imersos na comunidade.