O hábito de estudar engrandece nossa visão de mundo e quanto antes começarmos, melhor. A responsabilidade disso é da família, que tem um papel fundamental na criação de uma rotina dos estudantes. Para as crianças, ter os pais acompanhando e incentivando os estudos é estimulante e garante maior autoconfiança.
Para os pais, é um trabalho importante para transmitir hábitos saudáveis e fundamentais da leitura e dos estudos, além de criar laços fortes e duradouros com seus filhos. No entanto, é importante que os pais saibam como ser complementares na educação escolar, fornecida pelas unidades escolares formais.
Para saber mais detalhes sobre o papel dos pais na educação escolar dos filhos, acompanhe a leitura.
Lar doce lar
Todo mundo sabe, mas nunca é demais relembrar: a educação vem de casa. Bons exemplos são referências para as novas gerações, portanto é preciso sempre prestar atenção quando os pequenos estão por perto.
Além da educação de vida e convivência que é dada em casa, é obrigação legal dos pais proverem ensino formal para as crianças em idade escolar, direito garantido pela constituição. No entanto, a educação recebida em casa é que vai começar a moldar o cidadão, estudante e profissional do futuro.
A importância dos pais na educação dos filhos
Pais não podem simplesmente transferir a responsabilidade de educar seus filhos para as unidades escolares.
Ninguém pode negar o valor do acompanhamento dos pais nos estudos das crianças e adolescentes. Além de ser uma forma de estreitar os laços familiares, é um momento de troca, onde os pais também aprendem com seus filhos.
Criar uma rotina de estudos e ajudar o estudante a cumpri-la é uma demonstração de amor. Quando menores, as crianças precisam do apoio parental para conseguir entrar no ritmo dos estudos, das tarefas de casa e na rotina de responsabilidades com a casa.
Quando os filhos são adolescentes, os pais precisam apoiar e ajudar de todas as formas para que o aluno consiga absorver tudo o que foi aprendido e ainda consiga se aliviar da pressão de conseguir uma vaga em uma excelente faculdade.
Conheça o Educação Adventista, método de educação cristã com 126 anos de tradição.
Educação Infantil
É um momento inesquecível quando os pequenos começam a ir para a escolinha. Participar de atividades como desenho, contar histórias e simplesmente brincar com os filhos é uma maneira de incentivar a imaginação e o desenvolvimento do poder cognitivo.
Isso fará com que a criança se sinta mais segura, mas essa rotina são os adultos que devem definir. As crianças menores não têm autonomia para realizar as tarefas sozinhas, portanto, elas devem ter acompanhamento total dos pais.
A definição de uma rotina na vida das crianças é importante tanto na área da aprendizagem como na comportamental.
Ensino Fundamental
Período que a fase acadêmica oficialmente começa, o Ensino Fundamental também pode ser dividido em 2 fases: dos 6 aos 10 anos e dos 11 aos 14.
Algumas unidades escolares usam essas duas fases para preparar o aluno da melhor maneira possível para os próximos anos, que serão muito importantes. A rotina de estudos deve ser sempre estimulada, para o aluno não perder o ritmo de estudos e criar o hábito.
A família deve apoiar e ajudar no que for preciso, e algumas instituições de ensino possuem aulas de reforço e extracurriculares para seus estudantes.
Ensino Médio
Quando seu filho ou filha chega ao Ensino Médio, já é possível ter uma perspectiva de qual carreira quer seguir para o futuro. Antes de mais nada, a família deve apoiar a escolha do estudante, sem deixar de debater todas as opções possíveis. Os pais, como tutores dos futuros cidadãos, têm a responsabilidade de orientar seus filhos para seguirem o melhor caminho.
Nessa fase e desde o fundamental, como no caso da Educação Adventista, unidades escolares oferecem simulados e provas preparatórias para o ENEM e outros vestibulares, com diversas metodologias.
A Educação Adventista aplica o Enem Teen e Enem treineiro para os estudantes se preparem para o maior exame de ingresso para o ensino superior desde o ensino fundamental. São oferecidas também aulas de reforço em todas as unidades, caso os estudantes tenham necessidade.
Quer ver seu filho se preparando para o ENEM desde cedo? Clique aqui.