Um dos grandes objetivos dos alunos, após o término das aulas, é chegar em casa e relaxar, sem pensar em tarefa de casa. Dormir, ouvir música, jogar, ver séries ou ficar nas redes sociais parecem, muitas vezes, serem boas opções para se desligar da rotina.
Quando a unidade escolar envia tarefas para serem realizadas, no entanto, isso é um problema para eles. Não à toa, a maioria encara as atividades como uma obrigação penosa. O que esses estudantes não sabem ou preferem desconsiderar é que as lições são muito importantes para o desenvolvimento intelectual e humano.
A importância da tarefa de casa
De acordo com os especialistas em educação, as tarefas de casa são um elo fundamental entre o aluno, a escola e a família. Por meio dessas atividades, os pais participam da rotina dos filhos, ficam cientes dos assuntos que eles estão estudando em sala de aula e conseguem observar os níveis de dificuldades e facilidades das crianças sobre determinado tema.
Além disso, a rotina de estudos contribui significativamente para o processo de aprendizagem dos alunos, dentro e fora do ambiente escolar. Veja a seguir alguns benefícios que as lições trazem para os jovens:
- Estimula a responsabilidade, autonomia e cooperação;
- Ajuda a reter os conteúdos estudados;
- Facilita a compreensão dos temas;
- Desenvolve o pensamento crítico;
- Promove um momento de autoconhecimento;
- Ajuda a criar uma rotina mais saudável;
- Proporciona um momento entre o aluno e a família.
Tipos de tarefas de casa
No geral, existem três tipos de tarefas e cada uma possui um objetivo diferente. Para que o aluno consiga aproveitar ao máximo o que cada atividade proporciona, é importante que ele possua uma rotina de estudos organizada.
No entanto, os pais precisam incentivar os filhos a seguirem essa rotina, mostrando a importância dela para o desenvolvimento deles, estabelecendo horários e limites e fazendo o aprendizado mais leve e consciente. Conheça abaixo os três tipos de tarefas de casa:
- Para assimilação dos conteúdos: o aluno realiza atividades sozinho sobre os conteúdos abordados anteriormente em sala. No outro dia, o professor analisa as dificuldades e facilidades dele sobre aquele tema.
- Para aprofundamento: são atividades que permitem ir além do conteúdo abordado na unidade escolar, tais como pesquisas, trabalhos mais extensos e seminários.
- Preparação para conteúdos futuros: antes de um novo tema ser introduzido, o professor passa um texto complementar ou leituras para os alunos se inteirarem do tema que ainda será abordado em sala.
Educação Adventista promove formação integral dos alunos
Todo o aprendizado precisa passar pelo processo da leitura, sendo a tarefa de casa um complemento e aprofundamento do estudo iniciado em sala de aula. Para que isso funcione, é importante que haja uma integração consolidada entre o aluno, a escola e a família.
Nesse sentido, escolher uma instituição de ensino séria e comprometida com o desenvolvimento intelectual e humano das crianças é indispensável. A Educação Adventista é uma rede de ensino tradicional que possui 126 anos de atuação. Ela se destaca, sobretudo, por proporcionar uma formação integral dos alunos e incentivá-los a criarem hábitos saudáveis desde cedo, com o intuito de melhorar o aprendizado em sala de aula e promover estudantes sadios e felizes.
Agende já uma visita e venha conhecer a Educação Adventista