Você está com dúvidas se os valores que você e sua família acreditam estão sendo passados para os seus filhos? Essa é uma reflexão muito importante porque esses ensinamentos são a base da educação das crianças.
Neste texto você vai entender qual é a importância dos valores familiares e dicas de como aplicá-los.
Os valores familiares são princípios que deixam a relação entre os membros de uma família mais próxima, harmoniosa e equilibrada e têm um papel muito importante na criação e formação de caráter das crianças.
Os principais valores em uma família são: alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole. Outros princípios podem ser acrescentados a esta lista, mas o importante é refletir se aquilo que você acredita também está sendo transmitido aos seus filhos com suas atitudes e palavras.
Como transmiti-los?
A rotina pode atrapalhar o relacionamento com a família, principalmente em uma semana corrida na qual você mal pode parar para descansar. Pensando em facilitar esse processo de transmissão de valores, nós separamos 5 dicas para você trabalhar os conceitos familiares.
Dê o exemplo
Não adianta cobrar esses valores das crianças se você não dá o exemplo para elas. Por exemplo: falar para a criança não mentir, mas ter o costume de contar mentiras no cotidiano ou falar que não pode gritar com os outros, mas gritar rotineiramente com elas, cria uma dissonância entre teoria e prática que confunde os filhos. A sua própria postura vai refletir no comportamento das crianças.
Converse
É muito importante você conversar com seus filhos sobre os valores familiares, explicar o que cada um significa e dar exemplos de situações. Porém, a conversa não deve ser impositiva, você nunca deve empurrar os conceitos de vida à força. Converse com calma, ouça o que as crianças têm a dizer e, didaticamente, transmita os princípios que se praticam dentro de casa.
Saiba reagir
Assim como explicado na primeira dica, é essencial que os pais tenham consciência de seu comportamento com os filhos. Saber reagir quando eles cometem erros previne que os seus filhos se sintam inseguros ou até mesmo com medo de contar as coisas para você. Quanto mais a criança continuar escondendo alguma atitude errada, mais ela vai se distanciar dos valores da família.
Trabalhe o autocontrole
Reúna a sua família, principalmente aqueles parentes que têm contato frequente com as crianças e trabalhe o autocontrole com eles. Isso ajuda a prevenir que os pequenos presenciem cenas de explosões de raiva, atitudes imprudentes e assim por diante.
Dessa forma, eles aprendem a ter uma boa convivência em sociedade, sempre tendo respeito e paciência.
Alinhe os valores
A família deve ter coesão e alinhamento nos valores familiares. É indispensável que todos tenham harmonia no discurso e atitudes, senão os filhos entenderão as mensagens de maneira equivocada.
Escola que prioriza os valores familiares
Na Educação Adventista, os valores cristãos ensinados em casa são reforçados nas aulas. A escola possui diversos projetos que estimulam a solidariedade, amor ao próximo e afeto.
A Educação Adventista é uma rede com mais de 2 milhões de estudantes espalhados pelo mundo em mais de 9 mil unidades. São mais de 108 mil professores adventistas que se comprometem em fazer visitas nas casas dos estudantes, colaborando com o ensino dos valores familiares.
Em cada unidade, há apoio psicológico para os estudantes, uma ótima estrutura com espaço verde, projetos de empreendedorismo, educação financeira e controle emocional, trabalho voluntário e mais.
Conheça mais sobre a Educação Adventista!