O mercado de ações está atraindo cada vez mais investidores. Depois de um tempo de experiência, quem investe passa a conhecer melhor suas opções e começa a buscar novas maneiras de diversificar as aplicações. Para o investidor com um perfil mais arrojado e agressivo, uma ótima opção são as operações estruturadas, que fazem a combinação de muitos ativos, os quais podem ser encontrados tanto no mercado à vista como no mercado derivativo, com foco em negociações futuras.
As operações estruturadas podem trazer combinações bem flexíveis, envolvendo ações, títulos de renda fixa, opções, entre outros ativos. Elas apresentam diferentes graus de rendimento e de risco, de acordo com a decisão do investidor, e permitem tornar uma carteira de investimentos mais segura e estável.
O seu dinheiro merece ser cuidado por especialistas. Clique e conheça a Valore Elbrus.
Há várias opções de estruturadas, sendo a Rubi (sigla de Return Under Barrier Investment ou Retorno Sob Investimento em Barreira) uma das mais realizadas. Nela, o investidor compra ações e uma proteção, que trava os papéis em uma barreira de alta ou baixa do mercado, impedindo que se fique exposto à variação de preços — ou seja, é possível ter lucro mesmo em um cenário de desvalorização das ações; a rentabilidade na Rubi também é definida antecipadamente.
Outro tipo de estruturada é a Booster, utilizada para dobrar a participação na alta de um ativo, mas com um limitador de lucro máximo. Há também o Financiamento Coberto, que tem rentabilidade moderada e é mais seguro. Na Fence, é realizada uma operação com viés de alta com rentabilidade limitada em troca de proteção. As possibilidades de investimento são múltiplas.
O investidor pode montar uma operação estruturada de maneira autônoma. Mas, devido à complexidade desse tipo de aplicação, é indicado realizá-la através de uma instituição financeira com grande conhecimento do mercado.
A Valore Elbrus está preparada para orientar o investidor na montagem de operações estruturadas. Para isso, nossa assessoria conta com uma Mesa de Renda Variável, formada por profissionais experientes e dedicados full time a acompanhar mercados de renda variável, bolsa de valores, ações e derivativos. Esses assessores não têm carteira de clientes própria e atendem exclusivamente a carteira de clientes do escritório.
Com seu perfil técnico e comercial, os profissionais da Mesa ajudam o cliente a identificar se a operação estruturada está dentro do seu perfil de investimento. Avaliam e explicam também o panorama de mercado, contribuem para a definição de qual é a melhor estruturada para aplicação e o quanto o cliente pode investir. Dessa forma, o investidor fica ciente do que pode ganhar ou perder na operação, e consegue mensurar melhor os riscos que envolvem a operação.
A Mesa de Renda Variável é um diferencial da Valore Elbrus muito importante para o cliente, um tipo de assessoria ainda escasso no mercado. Ela fornece um guia de investimento para orientar o cliente de forma correta, dando a ele muito mais segurança na contratação de uma estruturada.
Para quem tem um perfil mais arrojado, é muito positivo ter uma estratégia diferenciada dentro da carteira de investimentos. A operação estruturada otimiza os ganhos independente do comportamento do mercado – alta, baixa ou estável. Pelos riscos envolvidos, vale ressaltar que a estruturada não é indicada para quem tem perfil conservador ou moderado.