Sustentabilidade é um caminho sem volta, ao menos no que depender dos jovens da Geração Z. Um estudo encomendado pela Electrolux com quase 14 mil pessoas nascidas na segunda metade da década de 90 mostra que elas estão mais preocupadas com este tema do que as gerações anteriores. Consumo consciente, inovações verdes, reciclagem, entre outros aspectos relacionados a uma vida mais voltada a gerar menor impacto ambiental e mais facilidade e praticidade no dia a dia são temas que estão no radar dos mais jovens.
O estudo constatou que 100% dos jovens latino-americanos confiam principalmente em si mesmos para liderar a mudança em direção a um futuro mais consciente e estão dispostos a isso, ainda que essa decisão demande mudanças drásticas no estilo de vida. Como expectativa também para os jovens da atualidade, 56% deles acreditam que, de fato, irão solucionar a crise climática - uma das principais preocupações levantadas pelos entrevistados.
A próxima geração não apenas enxerga a si como os futuros líderes, mas 81% dos jovens da América Latina se veem como defensores da sustentabilidade, e buscam ativamente influenciar os outros a viver hoje de forma mais sustentável.
Ferramentas de transformação
A chave para o morar do futuro une sustentabilidade e tecnologias inteligentes. Diante da visão dos jovens do mundo todo, educação sobre questões de sustentabilidade (73%) e inovações verdes (69%) são apontadas como as soluções mais importantes da transição para uma sociedade mais sustentável, o que demonstra uma proatividade em realizar mudanças pautadas pela consciência de suas próprias escolhas.
Quando se trata de suas futuras residências, os jovens têm como foco as soluções sustentáveis para alimentos, água e energia, que são mais importantes para eles do que recursos inteligentes sem um claro aspecto de sustentabilidade. Também estão dispostos a dedicar tempo e energia na preparação de alimentos e prefeririam produzir seus próprios alimentos e dedicar-se à culinária à base de plantas em vez de soluções que sejam rápidas, como refeições prontas ou até mesmo não cozinhar.
“Para atender às necessidades da geração futura, a casa inteligente terá que ser construída baseada em aspectos de sustentabilidade em vez de apenas ter recursos e dispositivos interessantes. É claro que o foco dessa geração na sustentabilidade está altamente presente quando pensam sobre sua vida futura. A sustentabilidade é a nossa prioridade máxima em tudo o que fazemos na Electrolux, e convidar os jovens a participar da concepção da vida futura provavelmente resultará em soluções ainda mais sustentáveis. Queremos dar aos jovens de hoje um lugar nessa mesa”, afirma João Zeni, Diretor de Sustentabilidade para Electrolux América Latina.
Geração sustentável em números
Veja alguns números importantes que o estudo encomendado pela Electrolux apresenta sobre o futuro do morar e o comportamento da Geração Z com relação a sustentabilidade.
- 36% querem produzir seus próprios alimentos (36%)
- 34% pensam em compostar ou reciclar todos os resíduos alimentares
- 34% desejam cozinhar alimentos saborosos à base de vegetais (34%)
- 12% preferem comer refeições prontas a cozinhar, mesma proporção dos que pretende comer carne produzida em laboratório
- 67% dos jovens tendem mais frequentemente a investir em roupas de alta qualidade
- 65% desejam ajustar e cuidar de suas roupas para que durem mais
- 26% acreditam que usarão roupas virtuais até 2030
- 27% consideram que alugar suas roupas seria um comportamento sustentável praticado em 2030.
- 36% querem usar dispositivos inteligentes para receber recomendações de saúde
- 34% pretendem desenvolver rotinas de exercícios a partir destes dispositivos
- 33% buscam recomendações de dietas mais saudáveis
- 32% procuram orientações e conselhos para uma vida sustentável
Sobre o estudo
O relatório global do programa Better Living, da Electrolux, faz parte da concretização da visão da marca e das ousadas metas para o desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas para 2030. Com foco em uma alimentação melhor, melhor cuidados com as roupas, melhor ambiente doméstico e melhor empresa, as metas ampliam o âmbito do compromisso da Electrolux com a sustentabilidade. Isso possibilita que a empresa contribua de maneira mais significativa para trazer soluções para os desafios globais.
Assim, a empresa conduziu um grande estudo para avaliar as visões dos jovens a respeito de uma vida com mais qualidade agora e no futuro. Na América Latina, foram contemplados na pesquisa o Brasil, o Chile e a Argentina.
Com base nos resultados obtidos, a Electrolux selecionou um time de jovens para cocriar, em conjunto com o centro de Inovação da empresa e alguns dos mais influentes agentes da mudança da atualidade, uma equipe dedicada de pesquisa e design com a missão de acelerar a mudança sustentável, a fim de explorar possíveis soluções para uma vida melhor. As percepções da pesquisa e das sessões com a equipe de agentes da mudança serão usadas pela Electrolux em seus esforços para criar inovações.
“Acreditamos que há uma grande oportunidade de combinar diferentes perspectivas para construir um futuro melhor. É por isso que queremos envolver as mentes jovens imediatamente neste processo, pois as ações que realizamos hoje definirão o futuro. Como indica o estudo, os jovens têm uma mentalidade muito determinante e proativa a respeito da sustentabilidade, é o futuro deles que está em jogo e eles querem participar, ou realmente liderar, a criação de soluções”, conclui João.
O estudo foi conduzido pela empresa de análise United Minds para a Electrolux, incluindo uma pesquisa quantitativa, bem como entrevistas aprofundadas. A pesquisa digital quantitativa foi realizada com jovens entre 15 a 20 anos em 13 países (Argentina, Austrália, Brasil, Chile, França, Alemanha, Israel, Polônia, Suécia, Tailândia, Reino Unido, EUA, Vietnã), incluindo 1000 entrevistados em cada mercado (um total de 13886 entrevistados). Os entrevistados foram providenciados pela CINT, provedora de painéis de pesquisa. 17 entrevistas aprofundadas foram realizadas com jovens entre 15 e 20 anos de idade, incluindo todos os 13 mercados. A coleta de dados ocorreu entre os dias 19 de fevereiro e 16 de março de 2021.