Paraná é o terceiro Estado que mais vende consórcios no Brasil, mostra pesquisa
| Foto: Shutterstock
  • Por Embracon
  • 27/05/2024 11:40

O Estado do Paraná ocupa o 3º lugar em cotas vendidas de consórcios no Brasil, ficando atrás de São Paulo e Maranhão e em número de participantes ativos, atrás também dos paulistanos e Minas Gerais. O Estado lidera o ranking na região Sul. Os dados inéditos foram apurados na pesquisa “Consórcio pelo Brasil”, realizada pela assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) neste mês.

Em 2023, foram mais de 700 mil cotas vendidas, um crescimento de 9,1% em relação ao ano anterior, e mais de 2 milhões de participantes ativos no sistema, o que representa 10% a mais que em 2022. As contemplações, ou seja, a liberação de créditos por meio de lances ou sorteios, também cresceram 16%. A região Sul figura em terceiro lugar na contratação de consórcios no país.

Segundo Marines Neckel, gerente de vendas da Embracon no Paraná - uma administradora de consórcios há 35 anos no mercado -, o Estado apresenta um comportamento de consumo diferente dos demais do Sul e, por isso, lidera em vendas na região. “O consórcio no Paraná é disseminado há anos e a herança dessa modalidade está sendo passada das gerações mais velhas para as mais novas como uma saída para quem não quer enfrentar os juros do financiamento. Essa cultura é aliada também a uma busca por educação financeira que é cada vez mais objeto de comunicação das empresas que administram consórcios. É preciso conhecer o sistema para entender suas vantagens e, uma vez que o cliente tem dimensão, dificilmente ele troca a modalidade por outra”, avalia.

Marines Neckel, gerente de vendas da Embracon no Paraná
Marines Neckel, gerente de vendas da Embracon no Paraná| Imagem: Divulgação

Marines ainda explica que o sistema de consórcios tem se destacado como uma alternativa inteligente e eficaz para aqueles que desejam adquirir bens ou serviços de forma planejada e acessível. “A modalidade financeira existe no Brasil desde a década de 1960. Sua principal vantagem é a isenção de juros e IOF, atraindo consumidores que desejam poupar para comprar sem recorrer aos financiamentos tradicionais ou aqueles que não querem recorrer à compra à vista, evitando se descapitalizar”, explica.

Apesar de possuir mais de 60 anos, o sistema tem inovado e atingido públicos mais jovens que buscam acessar o serviço por meios digitais e sem burocracia. A alternativa do consórcio para a aquisição de bens como imóveis, automóveis e serviços começa a atrair um público de faixa etária mais baixa. “Esse é um dos casos do perfil de consumidores de consórcios no Paraná, por exemplo. Os clientes abaixo de 30 anos não buscam se endividar e, por isso, evitam recorrer a empréstimos e financiamentos. Eles buscam entender cada vez mais sobre educação financeira e ponderar as melhores modalidades de compra em longo prazo”, avalia.

Na visão do vice-presidente de Negócios da companhia, Luís Toscano, é imprescindível oferecer a melhor experiência de compras para o consumidor. “Nós temos uma vasta gama de serviços, ofertas e plataformas para cada tipo de público. Nossos canais de vendas são omnichannel e nossos consultores atuam de fato como orientadores financeiros. A venda é nossa matéria-prima, mas o que faz a diferença na vida do consumidor é comprar consciente e de forma estratégica para sua realidade, e a Lei dos Consórcios 11.795, vigente desde fevereiro de 2009, garante segurança para os consumidores”, explica.

Consórcios no Brasil:

O sistema de consórcios é um setor que vem batendo recordes de crescimento. Só no ano passado, foram liberados R$ 316 bilhões através deste mercado, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), com 10.2 milhões de participantes ativos.

Informações sobre o sistema:

Se você está considerando aderir a um consórcio, certifique-se de entender completamente os termos e condições oferecidos pela administradora, incluindo taxas, prazos e políticas de contemplação. Ao fazer uma escolha informada, você estará preparado para aproveitar ao máximo os benefícios deste sistema de compra cooperativa. A leitura detalhada do contrato é muito importante, pois lá estarão descritos seus direitos e obrigações, custos, prazos, existência de limites ou não para lances, índices de reajustes e outras informações.

O site da Embracon possui uma inteligência artificial, baseada na tecnologia GPT, chamada EmbraAssist, que busca informações sobre qualquer dúvida referente aos consórcios.

Saiba mais aqui

Sobre a Embracon

A Embracon está há 35 anos no mercado de consórcios e já entregou mais de meio milhão de bens. A empresa é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC (Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios). A empresa possui cerca de 100 filiais, 600 parceiros de negócios, considerando, varejistas, institucionais, montadoras, cooperativas de crédito, bancos estaduais, empresas de máquinas agrícolas e quase 3 mil colaboradores celetistas.