O Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), estará acessível a todos os consumidores conectados à rede de alta e média tensão a partir de janeiro de 2024, de acordo com a portaria 50/2022 publicada pelo Ministério de Minas e Energia.
Você sabe o que isso significa? Empresas que pagam todos os meses cerca de R$9 mil ou mais na conta de luz, poderão encontrar alternativas mais benéficas capazes de atender suas demandas de energia.
O que é o Mercado Livre de Energia?
O Mercado Livre de Energia é o ambiente de negociação no qual quem participa tem liberdade para adquirir energia elétrica diretamente com a comercializadora ou geradora e, com isso, negociar as condições comerciais de pagamento, preço e volume.
É um cenário diferente do que é feito no Mercado Regulado (cativo), em que a contratação ocorre exclusivamente por meio das distribuidoras locais de energia, as tarifas são reguladas e os preços determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Para você ter uma ideia, segundo a Associação Brasileira de Comercializadores de Energia (Abraceel), a tarifa da energia elétrica no Mercado Cativo aumentou 70% entre 2015 e 2022. Ao mesmo tempo, a evolução do IPCA foi de 58% no período. No Mercado Livre, a variação média foi de apenas 9%.
Vantagens do Mercado Livre de Energia ou Ambiente de Contratação Livre
Além das empresas conseguirem ter maior controle sobre o consumo energético e reduzirem de 20% a 40% o valor da conta de luz no final do mês, o Mercado Livre de Energia proporciona outros benefícios:
- Proteção contra oscilações do preço da energia e previsão de custos;
- Gestão mais eficiente da demanda energética;
- Liberdade para escolha do fornecedor e condições mais vantajosas;
- Possibilidade de optar por consumir energia 100% renovável, de forma segura e por um valor negociável;
- Maior competitividade no mercado.
Quem pode participar do Mercado Livre de Energia?
Atualmente o Ambiente de Contratação Livre é restrito a clientes com demanda mínima de 500 kW. No entanto, a partir de janeiro de 2024, com a entrada em vigor da portaria 50/2022, qualquer consumidor do Grupo A, ou seja, conectado à rede com tensão igual ou superior a 2,3 kilovolts, poderá migrar para o Mercado Livre de Energia.
Isso significa que a partir do próximo ano 106 mil novas unidades consumidoras poderão migrar para o ACL e comprar energia elétrica de qualquer ente supridor.
Como migrar para o Mercado Livre de Energia?
A empresa que deseja migrar do Mercado Cativo para o Mercado Livre deve estar conectada à rede elétrica em alta e média tensão. Para saber se você está apto a migrar para o Mercado Livre é simples. Você possui uma Demanda Contratada de energia na sua fatura, o que significa também que está conectado no Grupo A e algum dos subgrupos: A1, A2, A3, A3a, A4 ou AS.
Após verificar que sua empresa é elegível, o passo seguinte é analisar a viabilidade financeira do processo, ou seja, considerar os custos das tarifas de distribuição de energia para entender se é vantajoso. Por fim, basta escolher uma empresa especializada para viabilizar a migração, como a ENGIE Brasil.
Uma vez no ACL, sua empresa pode adquirir energia por meio de contratos de compra e venda, que podem ter prazo de fornecimento e volume de energia em linha com o que você espera utilizar, proporcionando um preço mais baixo.
Custos da migração
Os custos relativos à migração para o Mercado Livre de Energia são baixos ou nulos em alguns casos, com prazo de retorno do investimento - quando necessários para adequação do sistema de medição - estimados entre um e quatro meses.
Após migrar para o Mercado Livre de Energia, o consumidor pagará duas faturas: uma referente ao serviço de distribuição de energia e outra relativa ao fornecimento de energia, de acordo com as condições pactuadas no contrato. Mas, não se preocupe porque a soma das duas contas será inferior ao valor que seria pago no Mercado Cativo.
Apoio especializado no processo de migração
Maior geradora privada de energia 100% renovável no Mercado Livre brasileiro, a ENGIE Brasil já atendeu mais de 1.100 consumidores livres.
Por meio do assessoramento da ENGIE Brasil, empresas que têm conta de energia a partir de R$ 9 mil mensais, podem contratar o volume exato de energia que precisa e, assim, economizar entre 20% e 40% no valor.
Além disso, para apoiar a migração do Mercado Cativo para o Mercado Livre, a ENGIE Brasil oferece o E-conomiza, um produto que facilita o acesso do cliente ao Ambiente de Contratação Livre.
Outros benefícios de migrar com a ENGIE Brasil
A ENGIE Brasil conta com o Energy Place, uma plataforma 100% digital que oferta compra de energia no curto e longo prazo para todos os agentes do Mercado Livre, tudo funcionando como uma espécie de e-commerce de energia.
A plataforma ainda funciona como um canal de relacionamento, em que os clientes conseguem interagir com os especialistas da ENGIE Brasil e obter informações relevantes para administração dos contratos.
Os clientes também conseguem selecionar a origem das fontes renováveis, identificar qual usina produz a energia consumida e compreender quais são os atributos sociais e ambientais da geração de energia da ENGIE Brasil, bem como sua relação com as comunidades de entorno, projetos sociais e outras informações.
Assim, além de comprovar que você adquire energia limpa e ajuda a reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, como o gás carbônico, é possível aliar-se à promoção de ações socioambientais e um rol de iniciativas sustentáveis ao longo dos seus contratos de compra.
Nos últimos anos, a ENGIE Brasil tem investido fortemente na estruturação comercial para melhorar a experiência do cliente. A companhia é líder na geração de energia 100% renovável. Entre em contato com a ENGIE Brasil e economize até 40% no valor da conta de luz da sua empresa.