Para encantar e atrair a atenção de um cliente, todo detalhe é fundamental. E para você que está em processo de abrir um negócio, definir o nome da empresa é o primeiro passo para essa conexão com o público. Ele é como se fosse o cartão de visitas do empreendedor, transmite a primeira impressão às pessoas e é crucial para estabelecer a identidade de qualquer negócio.
No entanto, nem sempre a decisão do nome surge naturalmente ao empresário. Em outros casos, a ideia escolhida pode não ser adequada ao propósito do empreendimento, ou ter algum elemento que a distancie do cliente.
A verdade é que vale a pena investir esforços e conhecimento para criar um nome impactante, criativo e diferenciado: pois ele irá abrir caminhos para o sucesso de sua empresa.
Dessa forma, confira 5 passos para você definir o nome de seu negócio:
Estabeleça o propósito da empresa
O nome da marca é a primeira informação que o cliente tem sobre a empresa. Ela pode revelar o produto principal do negócio, alguma característica da marca, transmitir alguma sensação apreciada pelo público alvo, entre outros objetivos.
Dessa forma, é muito importante que você defina bem a missão, valores e demais características da empresa. Assim, o nome irá dialogar com a razão de existir do negócio e criará uma identificação mais imediata com o cliente.
Estude bem o mercado e o público-alvo
Para dar nome a uma empresa, é muito importante que você compreenda bem as dores de seus potenciais clientes e como as empresas estabelecidas atuam sobre elas.
Isso o ajudará a se diferenciar dos demais e escolher um nome que crie identificação com seu público-alvo.
Abuse de brainstorming
Na gestão de negócios, o brainstorming é um passo essencial em qualquer decisão estratégica. Com a criação do nome da marca, não é diferente.
Seja sozinho ou em equipe, colocar no papel todas as ideias de nomes é fundamental. É importante que a criatividade flua sem bloqueios, para em seguida ocorrer a filtragem das melhores opções.
Escolha nomes simples e fáceis de escrever
Ao contrário do que alguns empreendedores imaginam, um bom nome não se atinge pela complexidade: mas, sim, com a simplicidade.
Nomes muito grandes, com palavras difíceis de entender ou escrever podem criar bloqueios com o consumidor. É claro que existem exceções, mas a decisão de nomes complexos precisa estar muito bem justificada. No geral, nomes curtos, impactantes e fáceis de escrever são as melhores opções, pois são mais fáceis do público gravar e lembrar.
Para ter mais chances de sucesso, procure uma formação qualificada
Um bom nome é essencial, mas é apenas o primeiro passo de uma grande empresa.
Para qualquer negócio crescer e ter sucesso, uma formação qualificada é fundamental para você se tornar um empreendedor e adquirir as competências necessárias e ter acesso a novas parcerias comerciais.
Quando o assunto é marketing e gestão de negócios, a ESIC Internacional é referência dentro e fora do país. Há 50 anos, ela criou o conceito de marketing na União Europeia e hoje é reconhecida por diversos rankings como uma das melhores escolas de negócios do mundo.
A ESIC possui um corpo docente de mestres e doutores que ocupam cargos diretivos e trabalham cotidianamente no desenvolvimento de marcas. Assim, essa escola de negócios proporciona formação de nível internacional para empreendedores sociais, empreendedorismo feminino ou qualquer outro tipo de negócio.
Clique e conheça a ESIC Internacional e obtenha as ferramentas para o nome de sua marca ser amplamente conhecida e encantar os clientes.