No mundo do empreendedorismo, todo esforço e persistência são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Entretanto, não basta apenas força de vontade. Na verdade, o mais determinante é que o empreendedor saiba o caminho certo para direcionar seus esforços.
É por conta da falta de um entendimento global do processo que muitos excelentes profissionais não prosperam quando abrem a própria empresa. Afinal, há muitas habilidades necessárias no empreendedorismo – e só com a (in)formação correta é possível atuar de forma sistemática e profissional.
O mito do empreendedor
Por mais que o profissional tenha destaque em determinada área, é muito comum que ele fique no meio do caminho quando atua como empresário. Isso acontece devido à crença de que basta o conhecimento técnico, aliado ao esforço e trabalho árduo, para se atingir o sucesso.
O equívoco dessa mentalidade está expresso em O Mito do Empreendedor, livro de Michael Gerber. Segundo o autor, uma empresa só prospera quando há 3 pilares sólidos de sustentação: o empreendedor, o gestor e o técnico.
Geralmente, o que acontece é que o profissional domina as questões técnicas, mas não conhece, e muitas vezes não dá o devido valor, às questões organizacionais e à visão de futuro da própria empresa.
Conforme Michael Gerber, a solidez desses três pilares possibilita que a empresa adquira consistência na execução dos processos. É isso que confere maturidade aos negócios, permitindo que eles atinjam o máximo potencial
Se levado ao extremo, a eficiência nos processos permite que o empreendimento prospere até mesmo sem a atuação do dono do negócio. Com a sistematização, é como se a empresa funcionasse como um veículo: basta ligar a chave para todos os elementos entrarem em harmonia e o carro circular.
Assim, para uma empresa crescer é necessário alinhar essas três características: técnico, administrativo e visão empreendedora.
Isso vale para qualquer tipo de negócio, tanto em empresas tradicionais, quanto no empreendedorismo feminino, empreendedorismo social ou qualquer outro ramo.
Essa visão global sobre o que é empreendedorismo, no entanto, ainda não está totalmente consolidada no Brasil. Embora haja cada vez mais esforços para a profissionalização dos negócios, um know how internacional continua sendo bastante relevante para uma empresa ter sucesso.
O Diretor Acadêmico de Negócios da ESIC Internacional, Alexandre Luis Gotz Weiler, comenta o que determina o sucesso de uma empresa.
A importância de uma formação internacional
Com a competitividade atual, que extrapola a fronteira dos países, possuir uma formação que esteja alinhada às melhores práticas de negócios internacionais oferece vantagens a qualquer empreendedor.
Isso se aplica não somente aos conhecimentos sobre gestão técnica e visão empreendedora, mas também em relação aos parceiros de negócios, já que muitos fornecedores e investidores de qualidade estão no mercado externo.
Além disso, uma formação com qualidade internacional possui um nível de exigência muito maior em relação às nacionais, pois o mercado externo é mais competitivo. Estudar nesse nível assegura que o empreendedor esteja muito mais à frente dos demais concorrentes.
Com a graduação internacional e o MBA internacional da ESIC Internacional, você possui a técnica e mentalidade empreendedora para fazer sua empresa decolar.
A ESIC possui o reconhecimento de 20 rankings internacionais que a consideram a melhor escola de negócios do mundo. Com ela, você tem acesso aos melhores mercados e aos melhores profissionais que darão todo o suporte para impulsionar seu negócio.
Clique para conhecer todos os cursos da ESIC Internacional e se torne um empreendedor de sucesso.