Sem dúvida, você já ouviu muitas vezes a palavra empreendedorismo. Mas nem sempre conseguimos entender exatamente o que significa esse conceito, mas pode ter certeza que compreender o que essa palavra quer dizer no no mundo corporativo pode fazer uma grande diferença na maneira com que você trabalha e enxerga os negócios.
Então, vamos esclarecer o que é empreendedorismo: é a habilidade de desenvolver e organizar um negócio que pode envolver inovações e riscos. Basicamente, o empreendedor é alguém que sabe se aventurar no meio dos negócios sem medo de trazer mudanças para a corporação, mesmo que haja riscos envolvidos.
E dentro do empreendedorismo há o intraempreendedorismo, quando os próprios colaboradores de uma empresa trazem inovações. Essa divisão do empreendedorismo é uma forma eficaz de implementar novas ações dentro da empresa e melhorar a reputação dos funcionários.
Veja a explicação do Diretor Acadêmico de Negócios da ESIC Internacional, Alexandre Luis Gotz Weiler.
O empreendedorismo
Muitas vezes, o serviço diário se torna monótono e você sente que não é valorizado pelo trabalho que faz. Consequentemente, não há tanta motivação para ir atrás de novos conhecimentos que podem agregar ao seu currículo.
No entanto, para que você ganhe reconhecimento e cresça profissionalmente, é importante que você demonstre que está apto a trazer ideias diferentes para o desenvolvimento de sua empresa. Afinal, grandes mudanças requerem uma mente criativa, uma mente empreendedora.
Há uma frase ótima, que diz que empreendedores veem possibilidades e soluções onde as pessoas comuns vêem problemas e incômodos.
Ou seja, os empreendedores não têm medo de tentar novas oportunidades. E novas oportunidades trazem mudanças positivas, tanto para você, quanto para a organização que você trabalha.
Desse modo, ao demonstrar a capacidade de trazer novas perspectivas, o seu trabalho será mais valorizado e o seu plano de carreira terá mais chances de ser concluído.
Uma mente empreendedora combina diversas habilidades para ter a capacidade de aprimorar um negócio. Ao mesmo tempo que um empreendedor precisa saber sobre finanças, gestão e liderança, ele também tem que ter sede por inovação.
Então, não tenha medo de ser curioso, flexível, persistente, intenso, visionário e ter vontade de aprender.
Um empreendedor faz a diferença e entende que alcançar o sucesso não é uma tarefa fácil. Para se tornar um bom empreendedor é preciso estudar, não há uma fórmula mágica e rápida.
Leia também: As vantagens do curso de Administração para a sua carreira.
Estude no lugar certo
Já que, para se tornar um empreendedor, é preciso mais do que vontade de ser bem sucedido, você precisa procurar por uma instituição que ensine o empreendedorismo da forma certa.
A ESIC Internacional, escola de negócios internacional, já formou os fundadores do Bubble Mix, Roit, Magata Crossfit e da Entec Solar, empreendedores que são exemplos de prosperidade.
Além disso, a ESIC Internacional é reconhecida por mais de 20 rankings internacionais como a melhor escola de negócios do mundo e ainda é nota 5 no MEC.
Seus cursos de graduação e pós-graduação são compostos por mestres e doutores com renome na área de negócios.