Em qualquer emprego, não basta apenas ter o conhecimento técnico, especialmente se há envolvimento direto com uma equipe e com clientes. Afinal, trabalhar em um ambiente hostil diminui o desempenho de qualquer um. Por isso, muito vem sendo falado sobre como combinar soft skills e hard skills.
Até a virada do milênio, as hard skills eram mais valorizadas. Porém, esse cenário mudou e as soft skills ganharam destaque.
Para você compreender melhor, segundo uma pesquisa da Fortune 500 CEOs com o Instituto Internacional de Pesquisa de Stanford (Stanford Research Institute International) e a Fundação Carnegie Mellon, 75% do sucesso a longo prazo de empregos é graças às soft skills, enquanto apenas 25% por conta das hard skills.
Assim, fica claro que as soft skills têm uma grande importância no mercado de trabalho. Mas, a pergunta que fica é: o que são soft skills e hard skills? Neste post te explicaremos sobre essas habilidades e como elas podem influenciar em seu crescimento profissional.
O que são hard skills?
As hard skills são os seus conhecimentos técnicos, habilidades fáceis de serem contabilizadas, uma vez que você normalmente as aprende fazendo um curso, uma graduação, pós-graduação, lendo um livro técnico e assim por diante.
Basicamente, são as especialidades que você expõe em seu currículo. Por exemplo: excel avançado, proficiência em inglês, graduação em administração, especialização em gestão comercial, conhecimento em programação.
Há um tempo atrás, as hard skills eram o que mais importava para os recrutadores e para avançar em uma carreira. No entanto, isso já mudou.
O Diretor Acadêmico de Negócios da ESIC Internacional, Alexandre Luis Gotz Weiler, ajuda a explicar:
O que são soft skills?
Diferentemente das hard skills, as soft skills não são facilmente mensuráveis e não é tão simples quanto realizar um curso para adquiri-las. Isso porque elas são habilidades interpessoais, ou seja, dizem respeito à forma com que você se relaciona e interage com as pessoas. Por exemplo: liderança, persuasão, comunicação, proatividade, flexibilidade, paciência, trabalho em equipe, motivação.
São habilidades difíceis de demonstrar quando questionadas, até porque você só consegue mostrar que tem paciência, por exemplo, quando está em situações de estresse.
Por isso, a melhor forma de expor as suas soft skills é pensando em situações que você colocou em prática essas habilidades. Como em um período de altas demandas em sua equipe que você precisou organizá-la e acalmá-la para que pudessem entregar os melhores resultados ou um momento em que você persuadiu um cliente a continuar o contrato com a sua empresa.
Como nem sempre refletimos sobre nossas soft skills, pensar em situações para relatar pode ser difícil.
Para resolver isso, siga essa dica: pense bem nas habilidades interpessoais que você possui, anote-as e reflita sobre situações em que você as colocou em prática. Esse exercício é uma forma de você melhorar o seu autoconhecimento e a sua confiança.
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Como combinar soft skills e hard skills
Assim como explicado anteriormente, as soft skills dão uma maior vantagem em uma organização, principalmente se for na área de gestão. Sem as habilidades sociais certas, dificilmente a liderança trará bons resultados.
E, por não ser comum encontrar um profissional com hard skills e soft skills desenvolvidas, quando você investe nisso, há uma maior chance de conquistar uma carreira de sucesso.
Na ESIC Internacional, escola de negócios internacional, os 4 primeiros meses são focados em soft skills. Isso porque a escola de negócios se preocupa em formar gestores capacitados, que possuem habilidades diretivas, como liderança, gestão de conflitos, técnicas de negociação e assim por diante.
A ESIC Internacional tem reconhecimento em mais de 20 rankings internacionais e é nota 5 pelo MEC.
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