Há uma lenda urbana que diz que o carpete é prejudicial para quem tem pets e doenças respiratórias. A lenda transformou o item em uma espécie de vilão dos ambientes internos. O que pouca gente sabe é que muitas dessas informações se criaram no imaginário popular por conta da manutenção inadequada do revestimento, transmitida a cada geração. Por isso, o Espaço Sala, 1º Hub de design e arquitetura e design de interiores de Curitiba, que conta com um cardápio de marcas, produtos e serviços, expostos em um ambiente formatado como uma sala de estar, apresenta uma relação de mitos e verdades sobre o uso desse clássico decorativo.
“O carpete pode ser um aliado tanto para o corporativo quanto para o residencial”, explica Janaína Bueno, sócia-proprietária do Espaço Sala. “No corporativo, por exemplo, é um excelente aliado na questão acústica. Nenhum outro produto vai ter o mesmo efeito em uma sala de reuniões, que muitas vezes necessita de um pouco mais de privacidade. E o carpete pode atuar nesse sentido, ao mesmo tempo em que oferece conforto e elegância ao ambiente”, informa.
O Espaço Sala conta com a MilliCare Brasil, multinacional de manutenção de carpetes, como empresa parceira, fornecedora de produtos para o cuidado correto com tapetes e carpetes. A MilliCare é homologada pelos maiores fabricantes de carpetes para a higienização e manutenção. Para se ter uma ideia, em meio à pandemia da covid-19, a empresa realizou uma pesquisa, com testes em laboratório que comprovaram que o coronavírus morre mais rapidamente em superfície têxtil do que em outras superfícies. Uma das razões está no fato de que, atualmente, todo o material utilizado na fabricação do carpete é sintético.
“Antigamente até fazia sentido temer o carpete como um elemento que concentrava vírus e bactérias, porque eram feitos de fibra natural. Hoje, entre todas as indústrias com que o Espaço Sala trabalha, e a principal delas é a Belgotex, cuja matéria prima vem da Bélgica e da África do Sul, e só trabalha com material sintético”, detalha Janaína.
Quer saber mais sobre mitos e verdades do carpete? Confira abaixo a relação do que é real e do que é “fake” sobre o uso desse item decorativo:
1. Carpete é prejudicial a quem tem doença respiratória?
“Esse é um grande mito que já foi cientificamente derrubado”, explica Paulo Jubilut, CEO da MilliCare Brasil, multinacional de manutenção de carpetes. “Temos estudos e informações que fazem parte do Guia Oficial ABRITAC – Comitê de Tapetes, Carpetes e Capachos – ABIT que mostraram, inclusive, que os carpetes podem reduzir a contaminação por vírus. Isso porque as gotículas expelidas pela tosse e espirro são absorvidas por estas superfícies, secando mais rapidamente do que em superfícies duras”.
2. Carpete não é indicado para quem tem pets?
Mito. A informação está ligada à manutenção inadequada do material. Segundo Paulo, pelos são retirados pela aspiração que deve ser regular em qualquer caso, independentemente da presença de pets. “Já resíduos como urina podem ser eliminados e higienizados rapidamente e com segurança com uso de produtos de alta tecnologia. Nós temos uma fórmula exclusiva e patenteada que tem a capacidade de atrair e reter a sujeira, odores e alérgenos das fibras de tapetes e carpetes”.
3. Carpete é mais difícil de limpar?
Mito. A “dificuldade” em limpar carpetes é a mesma para qualquer tipo de superfície. Ou seja, não há dificuldade, apenas o uso da técnica e dos produtos corretos. “Usando um exemplo simples: você limpa o piso da sua cozinha de ladrilhos com frequência e produtos adequados. Então, por que espera meses para fazer isso com o carpete? Assim como qualquer outro tipo de piso, ele deve ser limpo com frequência e com produtos que comprovadamente – por meio de certificações – higienizem e protejam as fibras evitando o seu desgaste e prolongando sua vida útil. Hoje, usuários de carpetes contam com o Guia Abritac-Abit que oferece, com detalhes, o passo a passo para a correta manutenção”.
A MilliCare é fabricante do Milli Kit Tira Sujeira, produto produzido para a higienização do dia a dia, feito para a remoção de manchas em tapetes, carpetes e estofados. E está disponível no Espaço Sala. Por meio do polímero MilliCare, o produto tem a capacidade de atrair e reter a sujeira sólida ou líquida, mais odores e alérgenos das fibras. Quando a partícula absorve a sujeira da mancha, prende o resíduo impedindo sua aderência a outras áreas do revestimento, ainda que haja circulação sobre ela antes da aspiração.
“A grande questão está na educação”, reforça Janaína. Ela lembra que o Espaço Sala oferece sempre aos clientes corporativos o guia Abritac-Abit para que eles conheçam o passo a passo da limpeza, o que pode ser feito e o que deve ser evitado na manutenção do produto. O manual destaca, por exemplo, que a enceradeira pode danificar as fibras e reduzir o tempo de vida útil do carpete. “Os carpetes são antialérgicos e antimancha”, salienta Janaína. Assim, em caso de mancha de vinho, chocolate ou qualquer outro item, basta fazer a remoção na hora: é só secar o vinho e passar o Milli Kit. Com ele, é possível remover não só o vinho, mas também o cheiro de resíduos”, assegura.
Conheça os benefícios do carpete
Conforto
térmico: mantém a temperatura média do
ambiente, reduzindo os custos com refrigeração.
Segurança: reduzem acidentes, na medida em que absorvem impacto na queda
de pessoas e objetos.
Conforto físico: por ser um piso macio, reduzem o impacto de pisadas de pessoas, diminuindo a sensação de fadiga.
Qualidade do ar: melhoram a qualidade do ar interno desde que corretamente mantidos. O carpete, como outras superfícies têxteis, tem uma característica exclusiva, semelhante a um “filtro”: retém a poeira e outras partículas, impedindo-as de serem transportadas pelo ar.
Conforto acústico: carpetes podem ser considerados um material acústico efetivo, capaz de uma significativa absorção do som. Testes internacionais comprovam que carpetes absorvem dez vezes mais ruído do que outros revestimentos de pisos.
Um grande aliado para ambientes criativos e confortáveis
Agora que você já conhece todos os benefícios do carpete, chegou a hora de aproveitar a qualidade estética desse item que confere possibilidades ilimitadas ao desenho de interiores. “O carpete pode deixar o ambiente muito mais sofisticado, além de acolhedor. Traz aconchego e desperta sensações”, afirma a arquiteta Kamila Pasqualli, do Studio Kaju.
Kamila explica que o ideal, para compor um ambiente harmônico e elegante, é manter o equilíbrio. “É sempre bom optar por tons neutros, para que componha perfeitamente com o ambiente e não enjoe. Mas isso não impede que a pessoa opte pelo carpete com cores ou desenhos mais marcantes. Nesses casos, porém, o ideal é compor com mobiliários e adornos de tons neutros. Assim, ele ficará em destaque e a estética manterá o equilíbrio”, informa.
A arquiteta sinaliza que, em muitos dos seus projetos, ela e a sócia, a também arquiteta Juliana Heiko, aproveitam para incorporar o carpete ao ambiente e trazer todos os benefícios do item. “Por exemplo, no projeto do quarto do Cris, filho da Influenciadora e empresária Boca Rosa [Bianca Andrade], nós criamos uma atmosfera única para o espaço. Trouxemos elementos que tivessem o toque confortável a que uma nuvem remete, neste caso, o carpete. Como precisávamos do máximo de conforto no uso e no toque, procuramos uma das melhores marcas e empresas do mercado para nos atender, a Belgotex e o hub Espaço Sala” contou. “Essa escolha proporcionou mais conforto, funcionalidade e a exploração da arquitetura sensorial”.
Por isso, segundo Kamila, para quem está criando um ambiente, é importante optar sempre que puder pelo uso do carpete, sem medo de arriscar. “Eles agregam valor, conforto, e, hoje em dia, com a tecnologia ao nosso favor, os tecidos utilizados são incríveis e muito funcionais, a limpeza é prática e a manutenção pequena”, finaliza. O carpete aplicado no quarto do Cris foi o Belgotex Linha Sensualité, na cor Lush, do Espaço Sala.
Em meio a uma gama de produtos, o Espaço Sala oferece a Coleção Conexões, linha própria de produtos de tapeçaria, composta por sete peças exclusivas assinadas pela arquiteta Katalin Stammer. E trabalha no fornecimento de, entre outros itens, tapetes e carpetes tanto para clientes residenciais quanto para corporativos, todos produtos devidamente homologados de parceiros cuja qualidade é reconhecida e atestada pelo mercado nacional e internacional.
Querendo renovar seus ambientes com carpetes? O Espaço Sala é o lugar para isso. Para mais informações, acesse o site e siga o hub no Instagram, no Facebook e no YouTube.
Sala Secreta: o segredo que o Espaço Sala faz questão de compartilhar
Projeto de apartamento da cantora Thaeme conta com facilidade de hub curitibano
Quem tem medo de carpete? Mitos e verdades sobre esse clássico da decoração
Mi casa, su Casa. Conheça o Espaço Sala, primeiro hub de arquitetura e design de Curitiba