Os riscos biológicos conseguem ficar suspensos no ar, dentro do veículo, por 20 minutos ou mais tempo.| Foto: Shutterstock
  • Por Esterilix
  • 26/10/2021 10:14
Ouça este conteúdo

Eles são invisíveis aos nossos olhos, mas acredite, estão presentes em nossa rotina. Microrganismos como fungos, bactérias e vírus são capazes de contaminar móveis, salas e carros, representando um perigo à saúde.

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, a higienização com álcool a 70% não é suficiente para garantir a segurança sanitária dos objetos e espaços nos quais convivemos.

Isso porque os riscos biológicos conseguem ficar suspensos no ar por 20 minutos ou mais e, assim, propagar doenças como a Covid-19, o sarampo e a gripe H1N1.

Em veículos utilizados para o transporte diário de pessoas, como as vans, ônibus e carros, encarregadas do deslocamento dos funcionários de uma empresa, o perigo pode ser ainda maior.

Será que seu veículo está livre de riscos?

Algumas empresas sofrem todos os meses com atraso ou afastamento de funcionários doentes e, por isso, preferem pegar e deixar seus colaboradores em casa.

Mesmo com essa solução, os gestores ainda precisam administrar alguns atestados. Se esse é o seu caso, saiba que o problema pode estar na qualidade do ar do transporte oferecido por você.

Isso mesmo. Não é só a maçaneta da porta, o cinto de segurança, a bancada ou outras superfícies de contato que oferecem riscos. O ar que circula entre os ocupantes do carro pode estar contaminado.

Entenda por que o risco existe

Quando alguém fala, tosse ou espirra, são liberadas micropartículas de saliva capazes de ficar suspensas no ar por um tempo considerável (20 minutos ou mais).

Então imagine a seguinte situação: o motorista responsável por conduzir os colaboradores da sua empresa espirra dentro do carro. Ele não sabe, mas está contaminado pelo vírus da Influenza.

Assim, dez minutos após o espirro, outra pessoa entra no carro. Você sabe o que vai acontecer? Muito em breve, pelo menos dois funcionários ficarão gripados e talvez precisem ficar ausentes do trabalho por alguns dias.

Situações como essa acontecem diariamente, mesmo assim não conseguimos perceber que a causa do problema está dentro da própria empresa e, embora pareça difícil encontrar uma solução, ela existe e é bem simples.

Governo estadual conhece tecnologia paranaense que esteriliza ambientes. Clique e saiba mais.

Como é possível confiar no ar que circula em um veículo?

Já sabemos que microrganismos patogênicos podem ficar suspensos no ar por um bom tempo. Além disso, poeira, ácaros, fungos, vírus e bactérias podem acumular no filtro do ar-condicionado, seja em casa, no escritório ou no carro.

Então, para garantir um ambiente livre de riscos à saúde dos seus colaboradores, não basta esterilizar todas as superfícies de contato. Você precisa fazer o mesmo com o ar.

A boa notícia é que já existe um equipamento capaz de eliminar 99,99% dos fungos, bactérias e vírus, incluindo moléculas contaminadas pelo novo coronavírus, de escritórios, carros, elevadores e outros ambientes.

Clique aqui e descubra como transformar o ar que você respira!

Ar esterilizado e saudável

| Foto: Carlos Henrique

Desenvolvido pela empresa curitibana Mondo Bello, o Esterilix é um equipamento capaz de esterilizar rapidamente o ar de qualquer ambiente.

Com qualidade verificada pelo Laboratório de Virologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), esse esterilizador de ar é ideal para carros, escritórios, residências, clínicas, lojas, salas de aula, indústrias, shoppings e outros ambientes.

Afinal, como o equipamento consegue esterilizar o ar?

O Esterilix utiliza a mesma tecnologia empregada para esterilizar salas de cirurgia. Com uso de filtros HEPA H-14, o equipamento captura as partículas suspensas no ar.

Uma vez dentro do aparelho, essas partículas passam pela dupla filtragem e, caso alguma passe pelos filtros, receberá o bombardeio de raios ultravioleta (UV-C) e geração de ozônio interno, ou seja, um processo fatal para todos os microrganismos conhecidos.

Adaptado para diferentes ambientes

As versões do equipamento desenvolvido pela Mondo Bello adaptam-se facilmente a diferentes espaços.

O Esterilix Lounge é silencioso, leve, bonito e resistente. Com 3 velocidades, esse modelo possui sensor de presença e modo de operação contínua, possui 2 filtros duplos HEPA H-14 e só precisa ser conectado na tomada para começar a purificar o ar. Ele é capaz de esterilizar o ar de uma área de 50 m² em até 12 minutos.

Já o Esterilix Cube é uma versão mais compacta, capaz de esterilizar o ar de uma van ou ambulância de 8m³ em apenas 120 segundos ou de uma sala de 25 m² em até 15 minutos.

O mais novo lançamento da Mondo Bello é o Esterilix Tube, que esteriliza ambientes de até 12 m², como elevadores, veículos, banheiros, provadores de roupa. Esses são alguns dos lugares de maior possibilidade de contaminação!

Todos os modelos ainda eliminam odores, são os únicos que têm filtro duplo HEPA H-14 de padrão cirúrgico hospitalar, tanto na escola, nos veículos, em casa ou na empresa, mantém o ar-condicionado sempre limpo, deixando de ser um acumulador e propagador de microrganismos patogênicos

Por seu ineditismo, eficiência e eficácia o equipamento começa a ganhar o Mundo, no exterior é conhecido como XTERILIX.

Criando um mundo ainda melhor

Apesar de ser uma STARTUP a MONDO BELLO está, através do trabalho e das invenções de seus fundadores: João Pedro Kovalchuk, Adriano Schaitza e Itaci Cardoso Junior, há mais de 30 anos pesquisando e desenvolvendo equipamentos de altíssima qualidade para solucionar problemas de saúde, qualidade do ar e tratamento de resíduos líquidos e sólidos de alta complexidade.

O Esterilix tem a versão ideal para sua necessidade. Clique aqui e descubra como deixar o ar do veículo seguro para a saúde.