Tudo aquilo capaz de tornar a rotina mais prática e confortável é bem-vindo ao nosso bem-estar. O elevador é um bom exemplo disso.
Você consegue imaginar como seria a vida de uma pessoa que mora no 10º andar de um prédio se ela precisasse subir as escadas com várias sacolas de compras após uma ida ao supermercado?
Ou ainda, o que seria de um cadeirante se ele necessitasse subir alguns lances de escada para chegar ao consultório do seu dentista?
Situações assim demonstram o quanto o elevador é capaz de tornar nosso dia a dia mais cômodo e funcional. Mas será que essa é uma ferramenta totalmente segura para a nossa saúde?
O que você deve saber antes de entrar em um elevador
A pandemia da Covid-19 revelou o que talvez nunca tivéssemos parado para prestar atenção: o elevador é uma "caixinha" potencialmente contaminada.
A partir disso, ficou mais evidente a necessidade de adotarmos alguns cuidados sempre que utilizarmos espaços confinados.
Botões, pisos e paredes esterilizadas com álcool a 70% e controle da quantidade de pessoas foram algumas das novas etiquetas adotadas em elevadores com a chegada do novo coronavírus.
Ainda assim, isso não é suficiente para afastar de vez os riscos à saúde. Basta um espirro ou tosse em ambientes fechados para vírus e bactérias ficarem espalhados no ar por 20 minutos ou mais.
Isso significa que o ar é capaz de propagar gotículas contaminantes, com potencial para transmitir doenças como Covid-19, gripe H1N1, catapora e meningite, mesmo quando fazemos uma viagem tão curta como a de um elevador.
Governo estadual conhece tecnologia paranaense que esteriliza ambientes. Clique e saiba mais.
Além da contaminação pelas pessoas, o ar pode estar contaminado pelo próprio ar do poço do elevador, local de difícil acesso e limpeza, contaminantes como: lixo, ratos e baratas estão presentes em TODOS os condomínios, dos mais modestos aos mais luxuosos.
Riscos de contaminação
A troca de ar que acontece dentro de um elevador é significativa quando comparamos com outros espaços internos. Além disso, muitos desses equipamentos possuem ventiladores para aumentar a circulação de ar.
Mas a preocupação com a contaminação nesses espaços não é só com a Covid-19 e outros tipos de vírus. Bactérias e diferentes microrganismos também estão presentes e podem causar outros problemas à saúde.
Por isso existe a necessidade de manter superfícies de contato, como botões, paredes e chão, sempre higienizadas, assim como também esterilizar o ar para um elevador ser considerado um ambiente saudável.
Mas como é possível transformar ambientes fechados em espaços seguros para a saúde das pessoas?
Ar esterilizado e saudável
Em locais com grande circulação de pessoas, como condomínios residenciais, a propagação de vírus e outros riscos biológicos é ainda maior.
Diariamente, o fluxo de moradores e visitantes que compartilham áreas comuns como um elevador é intenso. Mesmo assim, é possível transformar espaços como esse em ambientes totalmente seguros para a saúde.
Desenvolvido pela empresa curitibana Mondo Bello, o Esterilix é um equipamento capaz de esterilizar o ar de um elevador em poucos minutos e mantê-lo assim o dia todo.
Sabe o que isso significa? Um ar com 99,99% de pureza, livre de fungos, bactérias e vírus, incluindo moléculas contaminadas pelo novo coronavírus.
Como o ambiente é purificado?
O Esterilix é projetado e construído para criar um fluxo de ar que captura partículas em suspensão para dentro do equipamento, como a tecnologia utilizada em salas de cirurgia, utilizando filtros HEPA H 14.
Dessa forma, caso alguma partícula passe pela filtragem dupla, ela estará dentro de uma câmara onde receberá o bombardeio de raios ultravioleta (UV-C), em um “banho de sol” fatal para todos os microrganismos conhecidos e geração de ozônio interno.
Com qualidade verificada pelo Laboratório de Virologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Esterilix tem operação manual ou autônoma, ou seja, ativada por sensores de movimento e desligamento automático depois que as pessoas saírem do ambiente.
As versões do equipamento desenvolvido pela Mondo Bello adaptam-se facilmente a diferentes espaços.
O Esterilix Lounge é silencioso, leve, bonito e resistente. Com 3 velocidades, esse modelo possui sensor de presença e modo de operação contínua, possui 2 filtros duplos HEPA H-14 e só precisa ser conectado na tomada para começar a purificar o ar. Ele é capaz de esterilizar o de uma área de 50 m² em até 12 minutos.
Já o Esterilix Cube é uma versão mais compacta, capaz de esterilizar o ar de uma van ou ambulância de 8m³ em apenas 2 minutos ou de uma sala de 25 m² em até 15 minutos.
O mais novo lançamento da Mondo Bello é o Esterilix Tube, que esteriliza ambientes de até 12 m², como elevadores, veículos, banheiros, provadores de roupa. Esses são alguns dos lugares de maior possibilidade de contaminação!
Todos os modelos ainda eliminam odores, são os únicos que têm filtro duplo HEPA H-14 de padrão cirúrgico hospitalar, tanto na escola, nos veículos, em casa ou na empresa, mantém o ar-condicionado sempre limpo, deixando de ser um acumulador e propagador de microrganismos patogênicos
Por seu ineditismo, eficiência e eficácia o equipamento começa a ganhar o Mundo, no exterior é conhecido como XTERILIX.
Tecnologia e inovação para um mundo melhor
Apesar de ser uma STARTUP a MONDO BELLO está, através do trabalho e das invenções de seus fundadores: João Pedro Kovalchuk, Adriano Schaitza e Itaci Cardoso Junior, há mais de 30 anos pesquisando e desenvolvendo equipamentos de altíssima qualidade para solucionar problemas de saúde, qualidade do ar e tratamento de resíduos líquidos e sólidos de alta complexidade.
Ao envelhecer, ficamos mais suscetíveis a doenças respiratórias. Saiba por quê
Ar esterilizado? Você já pode reunir a família!
Conheça a Mondo Bello, empresa especializada em desenvolver tecnologias inovadoras e sustentáveis
Doenças respiratórias vão continuar afastando seus funcionários se você não melhorar a qualidade do ar