Uma das indicações da harmonização facial é melhorar a aparência dos lábios| Foto: Shutterstock
  • Por Face Doctor
  • 03/04/2024 16:49
Ouça este conteúdo

Se tem um procedimento estético que ganhou fama e popularidade nos últimos anos é a harmonização facial. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos realizados subiu de 72 mil para 256 mil ao ano, entre os anos de 2014 e 2019. 

Apesar dos benefícios que esse tipo de procedimento oferece a quem deseja fazer pequenas correções ou ter um rosto mais simétrico, ainda há debates em torno do tema e, por isso, este conteúdo traz informações essenciais sobre a harmonização facial, o que é, como é feita, quais indicações e contraindicações.

Clique aqui e marque um horário na Face Doctor Curitiba.

O que é a harmonização facial?

A harmonização facial é um procedimento estético não cirúrgico realizado com a intenção de proporcionar uma aparência mais simétrica e harmônica por meio do equilíbrio e aprimoramento dos traços da face.

Para isso, diferentes produtos e técnicas de preenchimento são usados em pontos estratégicos do rosto com o objetivo de embelezar e aperfeiçoar características como flacidez, volume, rugas e contornos.

Benefícios: o que pode ser feito na harmonização facial?

Existe uma série de resultados que podem ser alcançados com a harmonização de acordo com o objetivo de cada paciente, como destacar a realçar queixo, maçãs e outras regiões específicas do rosto, assim como:

  • Corrigir pequenas imperfeições no nariz;
  • Corrigir olheiras;
  • Repor o volume dos sulcos (áreas afundadas), rugas e áreas de flacidez;
  • linhas de expressão e “bigode chinês”;
  • Melhorar a pele do rosto;
  • Melhorar a aparência dos lábios;
  • Aumentar à projeção do queixo;
  • Deixar à mandíbula mais definida;
  • Reduzir a gordura da face.

Quem pode fazer?

Embora este seja um procedimento comum entre pessoas mais velhas que desejam combater a flacidez e as marcas do envelhecimento, não há idade mínima para realização da harmonização facial. No entanto, é contraindicado para grávidas, para portadores de doenças autoimune e para quem usa imunossupressores.

Como é feita a harmonização facial?

Um dos resultados da harmonização facial é a mudança do tamanho do queixo.| Foto: Shutterstock

De acordo com a necessidade de cada paciente, há diferentes técnicas que podem ser usadas na harmonização, onde as mais comuns são: aplicação da toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, lipo enzimática de papada, peeling, laser e fios de sustentação. 

Dentre as técnicas utilizadas para harmonização facial, destacamos o preenchimento com ácido hialurônico e o botox, procedimentos muito seguros e eficazes no embelezamento facial.

O procedimento é realizado em um consultório especializado como a Face Doctor Curitiba, onde a especialista em saúde estética, após avaliação prévia da paciente, aplica no rosto o produto escolhido de acordo com a técnica indicada. 

Harmonização facial masculina

A harmonização facial masculina é realizada visando  evidenciar o contorno do rosto, amenizar os efeitos do envelhecimento (provocados pela queda da elasticidade e perda dos tecidos) e reduzir a gordura localizada no rosto.

No entanto, diferente das mulheres que possuem traços mais delicados, os homens têm expressões, ossos e contornos mais evidentes, ou seja, entre eles é mais comum o preenchimento com ácido hialurônico nas áreas do malar, queixo e uso do botox.

Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo de duração do procedimento depende da técnica utilizada na harmonização, equipamentos, qualidade dos produtos, paciente, cuidados no pós e método. Mas, de modo geral, o resultado permanece entre 6 meses e 2 anos.

Cuidados após a harmonização

A harmonização facial não é um procedimento restritivo, ou seja, após a realização é possível retomar as atividades do dia a dia normalmente, desde que não demandem muito esforço físico.

No entanto, o rosto costuma ficar um pouco inchado e vermelho por alguns dias, sendo necessário tomar certos cuidados como evitar se expor ao sol, manter uma boa alimentação e:

  • Usar protetor solar;
  • Usar medicações tópicas indicadas pelo profissional;
  • Evitar atividades físicas intensas e de impacto no dia da aplicação;
  • Não massagear a região;
  • Evitar cigarro;
  • Cuidar da qualidade da pele com produtos receitados pelo dermatologista.

Riscos do procedimento

Apesar de ser um procedimento tranquilo e seguro, a harmonização deve ser feita por profissionais qualificados que conhecem bem a anatomia da face, pois essa área possui artérias e nervos importantes.

Outros riscos são:

  • Uso de muitas ampolas dos produtos no mesmo dia;
  • Uso de produtos que não têm aprovação da Anvisa.

Harmonização facial em Curitiba

A Face Doctor Curitiba é especializada em harmonização facial e outros procedimentos para rejuvenescimento facial e do corpo que previnem e tratam marcas do envelhecimento, usando os mais altos padrões de qualidade e segurança.

Agora que você já conhece todos os benefícios da harmonização facial e onde fazer o procedimento com profissionais qualificados e segurança, agende um horário na Face Doctor Curitiba, das 9h às 19h, no bairro Água Verde.

Endereço: Brigadeiro Franco, 3746 - Água Verde

Instagram: @facedoctor_aguaverde

WhatsApp: (41) 99785-2727