Representatividade institucional, união pelo bem comum e acesso a vantagens competitivas do mercado. Esses e outros benefícios do associativismo para o ambiente empresarial estarão em debate durante o 7º Congresso Empresarial Faciap, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná nos dias 22 e 23 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). As inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Com expectativa de público de mais de 1,5 mil participantes, os congressistas terão a oportunidade de assistir a palestras enriquecedoras sobre as últimas tendências em gestão, inovação, negócios, comportamento do consumidor e lideranças empresariais. Além disso, ao adquirir seu ingresso, o participante recebe uma assinatura da Gazeta do Povo, enriquecendo ainda mais sua experiência.
Na entrevista a seguir, Paloma Vanin Marcante, presidente da Faciap Jovem, explica mais sobre o associativismo e suas vantagens para as empresas.
Clique aqui e inscreva-se no Congresso Empresarial Faciap, em Foz do Iguaçu!
Como o associativismo se diferencia de outras formas de cooperação entre empresas e quais os principais benefícios?
O associativismo se diferencia porque as pessoas e empresas se unem para o bem da coletividade, para terem uma voz mais forte em busca de atingir objetivos em comum. Os principais benefícios são a representatividade institucional, uma vez que quando nos unimos enquanto empresas, nossa força aumenta; o poder de negociação; o compartilhamento de boas práticas e capacitações; e acesso a vantagens competitivas no mercado. Algumas pessoas ainda associam associativismo com filantropia, mas não existe essa relação. No meio empresarial, o associativismo é uma prática que fortalece as organizações associadas.
O que os empresários mais ganham ao aderir a uma associação empresarial, especialmente em contextos de crise?
Pela nossa experiência, os empresários ganham força coletiva, principalmente pensando até em um cenário de crise. Eles podem se beneficiar com soluções compartilhadas para problemas comuns e, eventualmente, em acesso a um crédito facilitado. Também contam com representação política, pelo aspecto da representatividade de classe.
Outro ponto muito importante é o acesso a informações estratégicas em primeira mão: quando estamos em uma associação que representa o empresariado, temos acesso a essas informações, que muitas vezes o empresário não associado pode demorar para conseguir.
Clique aqui e inscreva-se no Congresso Empresarial Faciap, em Foz do Iguaçu!
Quais as principais barreiras ou resistências que ainda existem em relação ao associativismo?
Muito embora tenhamos todos esses benefícios citados para a classe empresarial, acho que ainda a principal barreira inclui a própria desconfiança quanto à efetividade das associações. Por mais que as associações e a Faciap, enquanto federação, tenham ganhado muita força nos últimos anos, vejo que ainda existe certa resistência por parte de alguns empresários. Na nossa avaliação, seria essa a principal barreira.
Além disso, também vejo que, às vezes, o empresário tem certo receio de ingressar na associação empresarial, porque seu concorrente está ali dentro também. Por esse receio, algumas vezes o empresário acaba optando por não se associar. Mas vale lembrar que, nas associações, o clima não é de competitividade, muito pelo contrário: estamos lá para representar a todos em busca de interesses em comum, com um objetivo maior.
Apesar de sermos concorrentes, temos interesses empresariais em comum e isso deveria preponderar, mas sabemos que, em alguns casos, isso pode ser uma barreira.
Qual o papel das associações empresariais na promoção de um ambiente de negócios mais colaborativo?
As associações tornam um ambiente mais colaborativo e competitivo quando incentivam a troca de experiências e a formação de parcerias estratégicas entre as empresas que fazem parte. Quando oferecemos capacitações e organizamos eventos de networking, defendendo os interesses da coletividade dos empresários perante o poder público, as associações colaboram para o fortalecimento da competitividade das empresas, que acabam por facilitar a inovação e o crescimento sustentável, melhorando o ambiente então empresarial como um todo.
Clique aqui e inscreva-se no Congresso Empresarial Faciap, em Foz do Iguaçu!
A Faciap
Fundada em setembro de 1959, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) representa 296 associações comerciais em um universo de mais de 70 mil empresas no Paraná. Ela se destaca como uma das maiores instituições associativistas do Estado; possui uma rede de benefícios exclusivos destinada às associações visando assegurar a sustentabilidade e o fortalecimento do setor empresarial.
Saiba mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Faciap no site oficial clicando aqui.
Associativismo na era digital: como a Faciap ajuda a impulsionar, inovar e transformar os negócios
Fortalecimento do Associativismo: o papel da Faciap no crescimento empresarial do Paraná
Tendências e oportunidades: por que participar do Congresso Empresarial Paranaense?
Associativismo impulsionando mudanças no Congresso Empresarial Paranaense