Um dos impactos do associativismo é intermediar e facilitar o acesso de associações empresariais e comerciais a políticas públicas capazes de favorecer a região e um ambiente de negócios saudável e próspero.
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), uma das maiores entidades associativas do país, por exemplo, tem a missão de defender os interesses empresariais por meio da promoção do desenvolvimento sustentável do sistema associativista, com soluções que ajudam à competitividade do estado.
Relação entre associativismo, políticas públicas e ambiente de negócios
A boa relação entre associativismo, políticas públicas e ambiente de negócios é essencial para o desenvolvimento econômico e fortalecimento das associações comerciais e empresariais, assim como também favorece o desenvolvimento do estado.
A união destes atores fomenta a região, a economia e torna as empresas ainda mais competitivas, já que no associativismo a classe empresarial compartilha soluções, conhecimentos, experiências e recursos para conquistar objetivos semelhantes.
Uma das soluções para compartilhar conhecimento é por meio de encontros, como o Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela FACIAP nos dias 24/11 e 25/11. Com expectativa de reunir cerca de 1500 pessoas, o evento é ideal para absorver informações qualificadas, fazer networking e viabilizar parcerias estratégicas.
Quais são os benefícios do associativismo para o ambiente de negócios?
O associativismo funciona como um catalisador de oportunidades, negócios, soluções e inovação em prol do desenvolvimento de empresas e associações comerciais, proporcionando uma série de benefícios:
- Vantagens econômicas como maior poder de barganha, facilidade para acessar grandes fornecedores;
- Maior lucratividade com a melhora das margens de comercialização;
- Associação do negócio a uma rede maior;
- Maior visibilidade e competitividade no mercado;
- Representatividade e defesa de interesses coletivos;
- Networking, troca de experiências e conhecimentos que facilitam o crescimento conjunto;
- Maior facilidade para adotar uma cultura empreendedora;
- Maior facilidade para adquirir parceiros capazes de ajudar a implementar novas ações promocionais;
- Capacitação da classe empresarial e seus colaboradores, o que melhora a gestão do negócio, atendimento aos clientes e qualidade do trabalho.
Por meio do fortalecimento do associativismo as empresas se unem, consolidam suas vozes e ampliam a influência, ajudando a moldar políticas públicas que atendam às demandas e necessidades da comunidade empresarial.
Qual é o papel da FACIAP?
A FACIAP incentiva o espírito empreendedor, atua como porta-voz e representa os interesses empresariais de mais de 290 associações comerciais, que envolvem cerca de 70 mil empresas do Paraná, junto aos governos, como também em demandas ligadas à iniciativa privada.
Para tanto, a Federação mantém uma excelente relação institucional com órgãos públicos, intermediando e representando, além de estar atenta a todas as decisões que refletem na economia e no empresariado para garantir benefícios à classe.
No Congresso Empresarial Paranaense, a Federação preparou uma programação focada em conhecimento qualificado e inovador, com mais de 10 palestras ministradas por especialistas do mercado, 17 estandes e a oportunidade de mergulhar no panorama econômico, político e emocional do varejo.
Faça sua inscrição até o dia 20/11 para o Congresso Empresarial Paranaense, eleve o nível do seu negócio e fortaleça o acesso da sua empresa aos benefícios das políticas públicas.
Associativismo na era digital: como a Faciap ajuda a impulsionar, inovar e transformar os negócios
Fortalecimento do Associativismo: o papel da Faciap no crescimento empresarial do Paraná
Tendências e oportunidades: por que participar do Congresso Empresarial Paranaense?
Associativismo impulsionando mudanças no Congresso Empresarial Paranaense