Mesmo com o avanço da vacinação e um melhor cenário em relação à pandemia do coronavírus, diversos cuidados ainda devem ser mantidos. Além das medidas preventivas como isolamento social, uso de máscara e álcool em gel, a melhor forma de monitorar a transmissão é através dos testes rápidos para Covid-19.
Depois de mais de um ano e meio de pandemia, os testes já evoluíram e hoje estão muito mais assertivos, rápidos e acessíveis. Mas com as diferentes opções de testes, é bastante comum que ainda tenhamos muitas dúvidas sobre qual deles deve ser realizado e como eles funcionam.
Quais testes existem no mercado?
Na verdade, há dois grupos de testes capazes de detectar a Covid 19: de antígeno (conhecido como teste rápido) e os moleculares (o mais conhecido é o RT-PCR). Ainda existe o PCR-Lamp, geralmente feito nas farmácias, mas com diagnóstico realizado em um laboratório.
Uma novidade é a realização do exame PCR, que investiga simultaneamente a presença do coronavírus e da influenza.
Ainda existe o teste sorológico, que é feito pela coleta de sangue, mas ele não serve para detectar a doença no momento do teste, mas apenas se a pessoa já foi contaminada no passado e se tem anticorpos.
Teste RT-PCR
Considerado o padrão ouro para diagnóstico da doença, o RT-PCR é indicado para detectar a presença de material genético do novo coronavírus (RNA ou antígenos) na amostra coletada.
Seu nome é uma abreviação para o nome em inglês "reverse-transcriptase polymerase chain reaction", que pode ser traduzido como "reação em cadeia de polimerase com transcrição reversa".
Para realização do teste, a coleta é realizada com a inserção de uma espécie de cotonete, também conhecido como swab, na garganta ou nariz do paciente. Com isso são coletadas as secreções respiratórias.
O RT-PCR, ou teste swab como também é conhecido, consegue identificar o vírus ativo no organismo. Por isso, ele precisa ser feito entre o terceiro e o décimo dia após o início dos sintomas.
Passando esse prazo, a quantidade de RNA diminui e, assim, o diagnóstico fica mais difícil. Nas Farmácias Nissei, o resultado fica pronto entre 24 e 30 horas.
Teste de Antígeno
Tido como de alto alcance, pois sua sensibilidade é considerada menor que a dosagem RT-PCR, esse teste tem potencial de detecção de 95%, segundo a Fiocruz.
A coleta é feita da mesma forma que o teste RT-PCR, mas o processamento do antígeno é mais rápido e, por isso, o resultado também. Nas Farmácias Nissei é disponibilizado entre 15 e 30 minutos após a coleta.
A indicação é que o paciente realize esse teste após 4 dias de sintomas ou contato com outra pessoa contaminada.
Agende seu teste de Covid na Farmácia Nissei mais próxima e tenha o resultado em até 20 minutos
Teste de Sorologia (de Anticorpos IgG IgM)
Diferente do RT-PCR, este tipo de teste não consegue detectar o vírus ativo, mas sim a presença de anticorpos (a classe das imunoglobulinas, como IgA, IgM e IgC) no organismo do paciente.
Ou seja, ele é indicado para quem deseja saber se teve a covid-19 e para quem está se recuperando da doença, assim como também para quem teve contato com alguém contaminado.
Após alguns dias do surgimento da doença, a quantidade de vírus diminui e, com isso, os anticorpos começam a surgir. Assim, a amostra de sangue deve ser coletada cerca de 14 dias após o início dos sintomas. Essa condição é fundamental para evitar falsos negativos. Nas Farmácias Nissei, o resultado no teste anticorpos sai em até 20 minutos.
Testes rápidos
O nome é autoexplicativo. A amostra de sangue para realização deste exame é obtida por meio de um furo na ponta do dedo, que é colocada em um kit.
Após isso, o resultado aparece de forma semelhante ao que ocorre em testes de gravidez, de farmácia. Essa é uma ótima opção para quem deseja investigar de uma vez uma grande quantidade de pessoas, já que não exige equipamentos laboratoriais.
Inclusive, as Farmácias Nissei estão com um combo promocional para 3 ou mais pessoas que realizarem o teste em conjunto. Nesse caso, o teste realizado é o swab nasal, que fica pronto em até 20 minutos.
E o autoteste para Covid-19?
De acordo com a Fiocruz, o autoteste para detectar o coronavírus é considerado igual ao antígeno, no entanto, pode ser realizado pela própria pessoa em casa, sem precisar ir até uma farmácia ou clínica.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do autoteste no Brasil no final de janeiro de 2022. Com isso, o órgão já recebeu mais de 50 pedidos de registro. Com isso, em breve, farmácias e drogarias de todo país deverão iniciar as vendas dos autotestes.
Não deixe de consultar um farmacêutico para realizar o teste indicado
Nas Farmácias Nissei, você tem a facilidade de agendar testes de Covid-19 online e ainda pode escolher o horário e unidade que melhor se encaixa na sua rotina, além da possibilidade de agendar um teste de Drive Thru.
Agende agora um teste de Covid-19 na Farmácia Nissei mais próxima de você.