O desejo de todos que têm um negócio é que o seu empreendimento seja bem-sucedido e não apresente problemas, principalmente legais. Uma das estratégias para atingir esses objetivos é a contabilidade societária. Por meio desse serviço, a empresa consegue manter as atividades contábeis em dia, seguindo as diretrizes do Fisco – órgão de controle e cumprimento da legislação tributária brasileira.
A contabilidade societária também apresenta uma série de benefícios para os negócios, como redução significativa de impostos pagos pela pessoa física e evita autuações fiscais em relação a tributos estatais, federais, municipais e estaduais. Saiba mais sobre o assunto lendo o texto abaixo.
O que é a contabilidade societária?
A contabilidade societária é um conjunto de diretrizes que tem como finalidade promover o controle financeiro, fiscal e tributário da empresa. Ao realizar esse serviço, o profissional especializado identifica, analisa e registra todos os dados contábeis da empresa. Esse processo deverá resultar em um balanço patrimonial e em uma demonstração do resultado do exercício.
Com esses documentos, será possível entender a realidade do negócio e dará condições para a equipe desenvolver estratégias de melhoria e adequação de atividades e investimentos do empreendimento.
A obrigatoriedade da contabilidade societária para as empresas
A obrigatoriedade da contabilidade societária depende da natureza jurídica e do porte da organização. As grandes empresas sempre se enquadram na exigência, enquanto as micro, pequenas e médias empresas, dependendo da situação, podem ser obrigadas também.
As empresas devem fazer a contabilidade societária quando há:
- Pagamento de impostos sobre lucro real líquido
- Conversão para uma sociedade limitada
- Distribuição de lucro isento de impostos para os sócios
- Deseja proteger o patrimônio da pessoa física, a fim de comprovar a separação de capitais.
Vantagens desse tipo de serviço
Os benefícios de aplicar a contabilidade societária em um empreendimento são diversos:
- Previne a empresa de futuros erros;
- Verifica viabilidade da atividade;
- Evita que a empresa faça ações desnecessárias e perca seu tempo/dinheiro;
- Ajuda a identificar as documentações necessárias para cada fim/atividade;
- Pode servir de prova em um possível processo de recuperação judicial;
- Analisa a situação patrimonial e financeira da empresa;
- Promove transparência contábil e controle interno;
- Atesta a situação patrimonial em caso de disputa entre herdeiros;
- Garante a legalidade tributária da empresa;
- Prevê os lucros;
- Planeja as despesas.
Como observado, esse tipo de serviço vai além do controle de entrada e saída de dinheiro. O seu conjunto de diretrizes dá condições à empresa de se planejar em curto, médio e longo prazo, além de gerar relatórios que podem ser utilizados como suporte em momentos de disputas judiciais.
Como começar a aplicar a contabilidade societária no dia a dia
Para começar a aplicar a contabilidade societária em uma empresa, é preciso manter em dia o registro de todas as movimentações financeiras – como vendas, receitas, empréstimos e despesas.
É importante também que todos os seus bens sejam registrados no livro contábil. A partir de todas essas informações e documentos disponibilizados, é que o contador ou uma empresa especializada em contabilidade societária poderá atuar efetivamente.
Fazenda Contabilidade
Quer contratar um serviço que garanta segurança e qualidade? Entre em contato com a Fazenda Contabilidade, que está no mercado há 47 anos fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.
A empresa possui um departamento societário que analisa todo o negócio, identificando a natureza jurídica e qual é o melhor regime tributário, de acordo com as atividades da empresa. Além disso, presta orientação legal para pagar menos impostos ou ter benefícios fiscais.