Empresas familiares, como o próprio nome já diz, são negócios liderados por pessoas da mesma família. No Brasil, esse tipo de empreendimento é muito comum e representa, segundo o IBGE, 90% das organizações do país.
Muito embora a empresa familiar ainda seja associada a um negócio pequeno, sem muitas regras definidas, a realidade mostra que não é sempre assim. Grandes nomes como Magazine Luiza, Metalúrgica Gerdau e Cosan são alguns dos exemplos desse tipo de empreendimento que são referências no mercado mundial.
Os desafios para empresas familiares terem êxito são muitos. Para superá-los, é preciso conhecer cada um deles, entender o que precisa ser feito e contar com profissionais capacitados para ajudar nessa empreitada.
Características de uma empresa familiar
A empresa familiar é composta por pessoas da mesma família – envolvidas no âmbito administrativo ou na parte acionista. Mesmo sendo fundada por parentes, é comum a contratação de terceiros para desempenhar outras funções.
Características que fazem esse tipo de empreendimento único:
- O seu objetivo é a continuidade
- A liderança é a administração
- Valorização da confiança mútua
- Centralização na tomada de decisões
- Maior tolerância com baixos resultados
- Decisões baseadas na emoção
- Dificuldade em resoluções de conflitos
Principais desafios de gerir um negócio em família
Como qualquer negócio, a empresa familiar também apresenta muitos desafios. Estar ciente sobre eles ajuda a evitar erros e gerar lucros. Listamos aqui três pontos que precisam de uma atenção maior na hora de gerir o empreendimento em família:
1.Razões X Emoções
Um dos maiores desafios é conseguir separar a razão da emoção. Quanto mais próximos os laços, mais difícil é encarar as situações como um problema profissional e não levar para o lado pessoal.
Por isso, definir regras, alinhar expectativas, deixar claro as atribuições e funções de cada um pode contribuir para fortalecer a relação profissional na empresa.
2. Conflito em relação às cotas, participação e administração
O conflito acontece quando uma família privilegia cotas para um filho ou outro, gerando intrigas. Outra situação é quando um filho usufrui dos direitos aos lucros, mas não trabalha na empresa.
Em ambos os casos, o alinhamento de interesses entre todos os membros da empresa e os acordos familiares podem evitar maiores crises.
3. Problemas jurídicos
Um deles ocorre quando há a necessidade de suceder o fundador da empresa. Sem um plano de sucessão definido, a família pode entrar em conflito, gerando instabilidade para os negócios e desacordos entre eles.
Outro problema é quando falta clareza em relação às sociedades holdings, ou até mesmo à inexistência delas. Sem conhecimento administrativo e jurídico, a empresa fica à mercê de situações de todos os tipos.
Existe também a possibilidade de ocorrer discordância quando os cônjuges de filhos herdeiros buscam participação nas cotas após a perda do companheiro. Nesse caso, é preciso ter conhecimento jurídico e regras bem estabelecidas na empresa para lidar com a situação.
Uma gestão eficiente
Para superar tais desafios, o ideal é criar uma gestão eficiente. Como fazer isso? Entrando em contato com uma Contabilidade que lhe forneça serviços de alta qualidade, com uma equipe especialista e pronta para atendê-lo, trazendo confiança e transparência para o seu negócio, como a Fazenda Contabilidade.
Ao contar com pessoas altamente qualificadas, o seu negócio receberá auxílio em relação à tributação, folha de pagamento, cadeia logística e encargos. A Fazenda Contabilidade presta serviços de assessoria contábil, para a implementação de um modelo de gestão profissional.
Evite conflitos familiares, auxilie a sua empresa ser um negócio cada vez mais profissional. A Fazenda Contabilidade está há 47 anos no mercado fazendo a diferença na vida de muitas pessoas. Clique aqui e saiba mais sobre a Fazenda Contabilidade.