Quando o assunto é o pagamento de impostos, muitos equívocos podem ser cometidos pelos gestores. Afinal, trata-se de um tema complexo, com inúmeras variáveis internas e externas. Assim, realizar um planejamento tributário é essencial para a gestão fiscal ser mais eficiente e previsível.
Para você evitar as más práticas contábeis na sua empresa, permaneça conosco e saiba mais sobre o tema e os principais erros cometidos durante esse processo.
Como funciona o planejamento tributário preventivo
O conceito de planejamento tributário diz respeito a melhorar a gestão da empresa em relação aos assuntos fiscais. Assim, o negócio reduz gastos e permanece em dia com suas obrigações legais.
A melhor maneira de fazer essa ação é agindo preventivamente, ou seja: realizando um estudo anterior para elaborar o plano mais vantajoso para o negócio.
Uma forma segura e eficaz de realizar esse procedimento é por meio de uma assessoria de um escritório de contabilidade. Afinal, a legislação tributária no Brasil é complexa, demandando uma análise especializada que considere as leis e a realidade de cada organização.
Com o auxílio contábil, é possível encontrar maneiras de reduzir os impostos sem o risco de cair em práticas ilegais. Diversas práticas podem ser feitas nesse sentido, como a elisão fiscal, que consiste em evitar o fato gerador do tributo por meios lícitos – aproveitando isenções fiscais, por exemplo.
4 erros durante o planejamento tributário
A gestão fiscal tem um impacto direto na lucratividade de qualquer empresa, mas muitos executivos ainda têm dúvidas sobre o assunto. Para evitar ações incorretas, confira 4 práticas que atrapalham a saúde tributária das organizações:
Não pensar no planejamento tributário como um investimento
No mundo corporativo, planejar os tributos não é um gasto, é um investimento. Afinal, essa prática vai muito além de apenas garantir as obrigações legais. O objetivo é proporcionar a redução dos gastos fiscais, o que gera mais competitividade da empresa no mercado.
Um enquadramento no regime tributário incorreto, por exemplo, pode corroer a lucratividade durante anos. Agindo preventivamente, o negócio evita esse e outros erros de natureza estratégica ou operacional.
Gestão imprecisa do negócio
Fazer um plano tributário eficiente inclui, entre outras ações, o correto gerenciamento da empresa. É fundamental, por exemplo, que o negócio conheça a melhor maneira de emitir as notas fiscais, esteja enquadrado na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) correto, não confunda o patrimônio de PF com PJ, entre outras questões administrativas.
O planejamento fiscal e tributário preventivo considera todas essas questões, aprimorando a gestão financeira da organização.
Passar informações incorretas ao escritório de contabilidade
Na hora de estabelecer uma parceria com uma empresa de contabilidade, é responsabilidade do gestor entregar todas as informações com clareza e sem omissões. Um exemplo disso é a empresa não informar todos os CNPJ's que os sócios possuem no mesmo CPF, o que impacta diretamente no regime tributário.
Qualquer imprecisão pode induzir o planejamento tributário ao erro, reduzindo os benefícios proporcionados pela assessoria contábil.
Não monitorar o planejamento tributário
A gestão fiscal não é algo que deve ser feito apenas uma vez ao ano. Normas e regulações mudam constantemente, sem contar que a própria empresa pode aumentar o faturamento, alterar o ramo de atuação, ter mudanças no quadro societário, entre outras modificações.
Dessa forma, o planejamento tributário precisa estar atento às questões internas e externas. Novamente, a prevenção é a forma mais eficaz de qualquer empresa evitar complicações.
Estabeleça parceria com um escritório de confiança
Para sua empresa evitar esses erros e ter o melhor planejamento tributário possível, conte com a Fazenda Contabilidade.
Com profissionais especializados em gestão contábil, o escritório realiza um diagnóstico profundo de seu negócio e propõe as melhores soluções. Assim, você simplifica os processos de pagamento de impostos e reduz o custo tributário de sua organização.
Prezando pela honestidade e transparência, o escritório está há mais de 45 anos auxiliando as empresas de Curitiba e região metropolitana com diversos serviços contábeis. Otimizando a gestão, sua empresa também pode se beneficiar e se tornar mais competitiva no mercado em que atua.
Conheça o serviço de planejamento tributário da Fazenda Contabilidade e melhore seus resultados.