O mundo está em permanente transformação. Há sempre novas ideias, descobertas e novas necessidades a serem supridas. Ao buscar soluções para novas ou antigas necessidades o processo de inovação obtém seus principais resultados, tornando produtos e serviços mais baratos, mais rápidos, mais eficazes para satisfazer clientes, usuários e população.
Essa é a responsabilidade que o Governo do Paraná tem com o cidadão paranaense e a finalidade da Fomento Paraná, como instituição financeira de desenvolvimento, é fornecer alternativas de crédito para apoiar projetos de empreendedores que envolvam inovação.
A Fomento Paraná compõe o Sistema Paranaense de Fomento, junto com o BRDE, e atua como agente financeiro da FINEP, agência pública federal que financia a inovação, desde a pesquisa básica até a preparação do produto para o mercado; do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; e também é cotista dos Fundos de Investimento em Participação Criatec 3 e Sul Inovação.
As linhas Inovacred e Inovacred Expresso, com recursos da FINEP, são destinadas a ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional ou nacional. O crédito pode ser usados para projetos de inovação de produto, de processo, inovação organizacional ou de marketing. O limite varia de acordo com o porte da empresa e pode chegar a R$ 10 milhões, com juros a partir de 0,48% ao mês.
Para recursos do BNDES, além das linhas tradicionais como BNDES Automático e Finame, estão disponíveis as linhas BNDES MPME Inovadora, destinada a Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) financiando investimentos necessários para a introdução de inovações no mercado, de forma articulada com os demais atores do Sistema Nacional de Inovação. O crédito disponível é de até R$ 1,5 milhão por projeto e a taxa de juros a partir de 0,16% ao mês, conforme o indexador escolhido.
Como cotista do Criatec 3 e Sul Inovação, a Fomento Paraná pode recepcionar projetos e sugerir avaliação dos gestores sobre investimentos em projetos de inovação.
E tão importante quanto o crédito são os fundos de aval ou garantidores, como o FGI-BNDES e o FAG/PR (Fundo de Aval Garantidor das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), que fornecem garantias para as operações, suprindo uma grande dificuldade das empresas envolvidas com inovação, que é a apresentação de uma garantia real.
Independentemente de ser inovação ou não, a instituição disponibiliza ainda outras linhas, como o Banco do Empreendedor ou o Banco da Mulher Paranaense, que são muito atrativos em termos de juros e prazos para pagamento para pequenos projetos. Para mais informações sobre crédito para inovação na Fomento Paraná, acesse: http://www.fomento.pr.gov.br/Credito/INOVACAO-PESQUISA-DESENVOLVIMENTO ou acesse nosso WhatsApp (41) 999389215.
Banco do Agricultor Paranaense reduz custo com juros em financiamentos para pequenos produtores
Linha de crédito socorre cidades do Paraná em situação de emergência
Empreendedorismo no setor turístico no Paraná cresce impulsionado pela demanda no segmento
Paraná se destaca como um dos estados mais inovadores do Brasil