Mais de 420 mil empresas paranaenses fecharam 2023 no vermelho. Fomento Paraná oferece renegociação de dívidas
| Foto:
  • Por Fomento Paraná
  • 31/05/2024 16:52

Cerca de 6,6 milhões de empresas brasileiras fecharam 2023 com as contas no vermelho, segundo os dados do Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian. O montante das dívidas jurídicas em atraso em todo o país chegou a R$ 126,1 bilhões. 

Até dezembro do ano passado, o Paraná era o quarto estado com maior número de empresas inadimplentes, 422.469 ao todo, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e proporcional ao tamanho da economia do estado. A inadimplência empresarial é um fator de risco importante para as empresas, porque prejudica a imagem da marca diante de credores e pode acarretar dificuldades para obtenção de crédito para compras de grande valor. O efeito da inadimplência atinge também fornecedores e outros credores, afastando bancos e financeiras.

E uma das formas de evitar esse tipo de situação é fazer o planejamento financeiro e a correta gestão dos financiamentos contratados, essenciais para garantir o fluxo de recursos e evitar uma eventual negativação do CNPJ.

No caso da Fomento Paraná, a instituição financeira do Governo do Estado oferece aos clientes que possuem empréstimos ou financiamentos que estejam com parcelas em atraso ou inadimplentes a possibilidade de renegociar os contratos com descontos de multas, de mora e até de juros, em alguns casos, mas principalmente com aumento de prazo do parcelamento, para reduzir o valor das parcelas.

Para renegociar as dívidas da sua empresa pela Fomento Paraná, entre em contato pelo WhatsApp (41) 99938-9215.

Trata-se de uma alternativa para que o empreendedor possa reduzir o valor das parcelas e estender os prazos de pagamento, que varia conforme a fonte dos recursos do contrato.

Estratégia

Em um cenário econômico desafiador, empresas de todos os portes costumam enfrentar dificuldades para manter suas finanças em dia. A renegociação de dívidas junto a instituições financeiras surge como uma ferramenta estratégica para evitar consequências graves, como o protesto de títulos e a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, o que pode dificultar futuras negociações e obtenção de crédito, além de comprometer ainda mais a saúde financeira e a reputação das instituições.

Essa também costuma ser a principal orientação dos especialistas para evitar que os problemas financeiros aumentem. Se para o cidadão comum ter seu nome negativado já é um transtorno, para as empresas é uma situação que acaba afetando um número maior ainda de pessoas, uma vez que impacta no fluxo de caixa da instituição, comprometendo o pagamento de colaboradores, fornecedores, aquisição de insumos e serviços, e colocando em risco a sobrevivência da empresa.

Manter dívidas em aberto pode resultar no acréscimo de juros e multas, elevando ainda mais o valor da dívida original. A renegociação permite evitar esses custos adicionais e estabelecer novas condições de pagamento mais favoráveis, alinhadas à atual situação financeira da empresa.

No caso da Fomento Paraná, assim como outras instituições, dívidas vencidas permitem que o CNPJ seja incluído nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa, que fica encarregado de notificar o cliente sobre a dívida, que, caso não paga, efetiva a negativação do devedor.

Mantendo-se o atraso no pagamento, existe o risco de protesto por cartório.

Como negociar

É importante ressaltar que a renegociação alivia a pressão sobre o fluxo de caixa, permitindo atender despesas mais urgentes, investimentos ou outras oportunidades para as empresas.

A renegociação envolve a redução do valor total a ser pago em relação à dívida, além de uma diminuição na taxa de juros. No entanto, o prazo de reembolso é ajustado, facilitando para a empresa o pagamento das dívidas pendentes.

No caso da Fomento Paraná, a renegociação das dívidas pode ser feita por meio da rede de agentes de crédito, que estão disponíveis em Salas do Empreendedor e Agências do Trabalhador, nas prefeituras e, também, correspondentes da agência.

O atendimento também é feito diretamente pela Fomento Paraná nos telefones (41) 3235-7700 e WhatsApp (41) 99938-9215.