Assim como qualquer outro item que você usa no corpo, o aparelho auditivo também demanda um período de adaptação
Assim como qualquer outro item que você usa no corpo, o aparelho auditivo também demanda um período de adaptação| Foto: Divulgação
  • Por Fono Center Curitiba
  • 06/09/2023 10:39

Quando você compra um sapato novo, ele pode não ser tão confortável, mas quanto mais você usa, mais ele laceia e fica agradável ao uso.

Com os aparelhos auditivos pode ser semelhante. As próteses ficam alojadas no ouvido, uma região bastante sensível. Por isso, elas também precisam passar por um período de adaptação. Assim, será possível usá-las de uma maneira confortável, garantindo uma boa audição.

Neste artigo, você confere algumas dicas de como fazer essa adaptação de uma maneira mais confortável. Boa leitura!

Como é a adaptação ao aparelho auditivo?

Embora os pacientes queiram que todo o processo de adaptação seja realizado com agilidade, nem sempre é possível e pode levar até alguns meses.

A adaptação ao uso de aparelhos auditivos acontece gradativamente porque é preciso:

  • Fazer de modo gradual para o cérebro acostumar-se novamente com a ideia de ouvir, uma vez que ele perdeu o estímulo sonoro;
  • Entender o problema e qual a melhor prótese para o caso;
  • Calibrar o aparelho para a sua audição e para o seu conforto;
  • Checar a limpeza regularmente para não prejudicar a qualidade da audição.

Todos esses processos fazem com que a fase de adaptação demore um pouco mais. Para entender como todo o processo funciona, veja abaixo.

Passo 1

Realize os exames audiológicos como audiometria e impedânciometria. A partir dos exames específicos, será possível ter o diagnóstico e apresentá-lo ao otorrinolaringologista, caso seja necessário, de acordo com o tipo de perda auditiva diagnosticada. Esse período pode levar um mês ou mais, caso precise de outros tipos de exames complementares.

Passo 2

Após o diagnóstico, sendo indicado o uso de aparelho auditivo, será possível escolher a prótese. O modelo é definido pelo(a) fonoaudiólogo(a). A partir da anamnese e compreensão da rotina e estilo de vida do paciente , assim como considerando o diagnóstico, o profissional poderá escolher o modelo que se adeque a sua rotina e necessidade.

Passo 3

Depois de selecionar o modelo, será realizado a etapa de, protetização e adaptação do aparelho. É a primeira experiência que o paciente terá com a prótese auditiva, portanto é necessário realizar os ajustes para o seu maior conforto imediatamente.

Passo 4

De modo geral, a adaptação pode levar um tempo e exigir, além do fonodoaudiólogo(a), o comprometimento dos familiares. No entanto, valerá a pena recuperar sua qualidade de vida. Além disso, caso o processo esteja complicado para o paciente, converse com seu fonoaudiólogo e tenha contato com pessoas que passaram pelo mesmo processo de adaptação que o paciente está passando.

Quanto tempo para adaptar-se ao aparelho auditivo?

O tempo de adaptação ao aparelho auditivo varia conforme a perda auditiva do paciente, assim como a sua rotina e interação social diária. As pessoas envolvidas no processo como familiares e amigos também interferem nesse período.

No geral, pode levar de 1 (um) a 6 (seis) meses todo o período de adaptação.

Pode usar aparelho auditivo o dia todo?

Não há contraindicações para usar o aparelho auditivo o dia todo. Atualmente, existem modelos que você não precisa tirar nem para dormir. No entanto, é recomendado retirar as próteses auditivas para dormir, para higienização básica e recarregá-las ou até mesmo para economia das pilhas de acordo com o modelo da prótese.

No início da adaptação, o recomendado é usar o máximo de tempo possível durante o dia. Lembrando que o cérebro precisa identificar e receber os estímulos auditivos para agilizar o processo de adaptação.

Fonocenter

A compra do aparelho auditivo em um local de confiança fará toda a diferença no processo, pois possibilitará uma protetização mais assertiva, e você também poderá contar com o suporte sempre que necessário.

Na Fonocenter, a empresa se preocupa com você e o trabalho é realizado em três etapas: seleção, protetização e adaptação do aparelho. Dessa maneira, você consegue uma prótese perfeita, diminuindo inclusive o tempo de adaptação.

Quer garantir mais qualidade de vida com as próteses auditivas da Fonocenter? Acesse o site agora mesmo e saiba mais!

Problemas na audição e dúvidas: mande um direct no Instagram: @fonocentercwb

E-mail: contato@fonocentercuritiba.com.br

UNIDADE CENTRO
Mal. Deodoro, 708 | li. A | Centro | Curitiba-PR
(41) 3076-2500

UNIDADE MATRIZ
Antônio Baby, 72, | Batel | Curitiba-PR
(41) 3078-3500 | (41) 99149-7045

UNIDADE GUARAPUAVA
Rua Saldanha Marinho, 2110 | Centro
(42) 3304-4650 | (42) 99868-0077