O zumbido no ouvido pode ser bastante desconfortável, variando de acordo com a intensidade. A presença do zumbido surge de forma multifatorial, podendo estar associados a hábitos de vida, como alimentação, atividades físicas, humor e sono.
O zumbido não é uma doença, é um sintoma que servirá como guia para a investigação da causa, podendo apresentar-se de maneiras diferentes, como um apito ou um chiado.
O diagnóstico do zumbido se dá de forma multiprofissional identificando quais as possíveis causas do zumbido. A percepção e a descrição dos sintomas são fundamentais para o processo de hipótese diagnóstico.
Deste modo, é fundamental contar com profissionais e exames especializados para esses diagnósticos, o descobrimento e realização do tratamento podem ser feitos com muito mais tranquilidade e facilidade.
Se você quer saber o que causa zumbido no ouvido e quer entender quais são os possíveis tratamentos, continue a leitura.
O que é o zumbido no ouvido?
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), estima-se que 20% da população mundial sofre com grau de deficiência auditiva ou zumbido.
Somente no Brasil, 28 milhões de pessoas sofrem com esse problema. Mas, o que seria esse tal zumbido? O zumbido é definido, segundo o Ministério da Saúde, como uma ilusão auditiva.
Ele se apresenta como uma sensação sonora, que não é relacionada com uma fonte externa de estímulo. Esse zumbido é percebido somente pelo paciente e pode ter variações de pessoa para pessoa:
- Chiado;
- Apito;
- Cigarra;
- Cachoeira;
- Barulho de panela de pressão;
- Barulho de TV em um canal fora de sinal.
Em casos mais específicos, esse zumbido também pode se apresentar como o barulho do coração batendo no ouvido. No silêncio, o paciente costuma ter maior percepção do zumbido, de modo que a falta de ruído externo que geralmente funciona como mascarador faz com que a sensação de zumbido fique maior. Em outros casos, pacientes também podem sentir esse barulho no ouvido o dia todo.
É normal sentir zumbido no ouvido?
O zumbido no ouvido comumente é relacionado com o envelhecimento do paciente. Apesar de comum, essa não é a única causa do problema e pode aparecer em pessoas de todas as idades.
Em determinados casos, o zumbido pode ser passageiro. Como quando você permanece em ambientes com sons altos por muitas horas e, quando sai, apresenta o sintoma. Nesse caso, o zumbido pode aparecer de forma passageira, mas existem casos em que o zumbido persiste de forma crônica. Neste caso, é fundamental procurar um profissional capacitado para avaliar o zumbido.
O zumbido não é uma doença e sim um sintoma, geralmente aparece associado a outras patologias, geralmente ligadas ao sistema auditivo, como por exemplo, o início de uma perda auditiva. Existem outros fatores que se associam ao zumbido, como depressão, ansiedade, estresse, problemas de vascularização, musculares (cabeça, pescoço e cervical), dentre outros.
Desse modo, não é normal sentir zumbido no ouvido. Ao sentir o aparecimento desse sintoma, é fundamental procurar ajuda especializada para encontrar a causa e estabelecer o melhor tratamento.
Principais causas do zumbido no ouvido
Confira as principais causas do zumbido no ouvido:
Cera acumulada
A cera de ouvido é uma camada importante para a proteção do canal auditivo. Ela protege a mucosa e o tímpano, prevenindo infecções. Apesar de ser fundamental para a saúde auditiva, quando há um acúmulo de cera no canal ela prejudica a capacidade de audição, resultando no zumbido.
Nesse caso, evite usar hastes flexíveis com algodão para fazer a remoção, porque elas podem acabar empurrando a cera e entupindo mais. Caso perceba o problema, procure o auxílio de um médico ou uma clínica capacitada para fazer a limpeza corretamente.
Perda Auditiva
Como dito anteriormente, a perda auditiva também pode ser uma das causas de zumbidos no ouvido. Em pessoas idosas, pode ser o primeiro sinal de diminuição na acuidade auditiva. Nesses casos, é preciso procurar um médico especialista para identificar a causa.
Em grande parte dos casos, é comum que o idoso precise do auxílio de aparelhos auditivos para conseguir ouvir melhor.
Lesões no ouvido
Lesões no ouvido também são causas comuns para o aparecimento do zumbido. Essas lesões podem ser causadas por traumas acústicos, sejam eles por inserção de objetos no ouvido ou por exposição ao ruído (abrupta ou contínua).
Nesses casos, o sintoma também pode vir acompanhado de dor e sangramento.
Problemas na articulação temporomandibular (ATM)
Problemas de audição, como o zumbido, podem estar diretamente ligados com problemas na mandíbula.
Nesse caso, o diagnóstico pode ser um pouco mais difícil, necessitando de exames de imagem para conseguir identificar. Ainda, para obter um diagnóstico preciso, é fundamental consultar um odontologista especialista..
Problemas gerais
Nem sempre o zumbido no ouvido está diretamente relacionado com um problema no canal auditivo, como em casos de diabetes, doenças cardiovasculares, depressão e estresse.
O diagnóstico está relacionado com outros sintomas e o zumbido pode ser o alerta inicial de diversos problemas. Por isso, é fundamental observar quais outros sintomas acompanham o zumbido para identificar a causa.
Quando o zumbido é preocupante?
O zumbido pode estar relacionado a um problema de saúde. Ao observar o aparecimento dele, identifique o tipo, quando ele aparece e quais outros sintomas podem estar relacionados.
Caso você sinta um zumbido e ele logo desapareça, ele pode estar relacionado a uma mudança de ambiente, como por exemplo ambientes com ruído excessivo ou variação do nível de pressão. Se houver a persistência do sintoma, é preciso consultar um especialista.
O que fazer para parar o zumbido no ouvido?
Ao sentir sintomas de zumbido no ouvido, o primeiro passo é observar. Caso ele não passe, é preciso identificar quais outros sintomas ele está acompanhado: você escuta bem? O zumbido acontece em um momento de estresse? Houve sangramento?
Consulte um médico especialista, como o otorrinolaringologista. A partir da consulta com o profissional será possível estabelecer o melhor tratamento. O tratamento pode variar de acordo com o diagnóstico e, em alguns casos, a prótese auditiva pode ser recomendada.
Fonocenter: atendimento com especialistas da saúde auditiva
A Fonocenter é uma empresa especializada em saúde auditiva que visa devolver a alegria em ouvir aos pacientes. Seu foco é oferecer soluções eficientes e que promovam qualidade de vida para quem sofre com a perda da audição.
A partir da seleção, protetização e adaptação de aparelhos auditivos, a Fonocenter ajuda os pacientes a terem conforto, facilitando a reabilitação da comunicação e interação social. Todos os casos de reabilitação auditiva são acompanhados por fonoaudiólogos e demais especialistas.
Está com zumbido no ouvido e ele não desaparece? Conheça a Fonocenter e saiba como ganhar qualidade de vida!
Problemas na audição e dúvidas: mande um direct no Instagram: @fonocentercwb
E-mail: contato@fonocentercuritiba.com.br
UNIDADE CENTRO
Mal. Deodoro, 708 | li. A | Centro | Curitiba-PR
(41) 3076-2500
UNIDADE MATRIZ
Antônio Baby, 72, | Batel | Curitiba-PR
(41) 3078-3500 | (41) 99149-7045
UNIDADE GUARAPUAVA
Rua Saldanha Marinho, 2110 | Centro
(42) 3304-4650 | (42) 99868-0077
Fonocenter Curitiba cuida da saúde auditiva dos paranaenses há mais de 13 anos
Quais são os desafios da reabilitação auditiva em idosos e como superá-los?
Mitos e verdades sobre o uso de aparelhos auditivos: desmistificando conceitos equivocados
O acompanhamento com fonoaudiólogo na escolha e uso de aparelhos auditivos