Ao longo do envelhecimento é comum perder audição de forma gradual. Os sintomas podem surgir como um zumbido, e evoluir para a diminuição da capacidade de escuta.
No entanto, o processo de reabilitação auditiva em idosos pode ser um grande desafio.
Com o surgimento da dificuldade auditiva, outros problemas aparecem na vida dos idosos, como dificuldade de comunicação, isolamento social, vergonha e estresse, sinais que podem ocasionar quadros de depressão.
É sobre esse tema que vamos tratar neste artigo. Boa leitura!
Desafios da reabilitação auditiva em idosos
A reabilitação auditiva pode envolver a necessidade de cooperação dos familiares, além de exigir paciência e disciplina no período de adaptação ao novo aparelho.
Confira os principais desafios encontrados na reabilitação auditiva de idosos.
1. Ansiedade
Imagine que você conseguiu ouvir perfeitamente a vida toda e não consegue mais escutar bem como antes, dificultando as relações com as pessoas ao seu redor.
Não é fácil perder a audição, e é comum que idosos que começam a sentir os sintomas apresentem ansiedade.
O desafio aqui é trabalhar as expectativas do paciente para conseguir lidar com o processo da melhor maneira, fazendo-o entender que haverá a necessidade de adaptação, que pode ser imediata ou não, e que será recompensador.
2. Relutância
A relutância e teimosia podem ser um desafio ao trabalhar com idosos. Aceitar que é preciso ajuda pode ser difícil para algumas pessoas. Nesse caso, é fundamental conversar para conseguir estabelecer o melhor tratamento para o paciente, considerando as suas limitações e frustrações.
3. Baixa autoestima
A baixa autoestima pode ser um desafio no processo de reabilitação auditiva. A necessidade de usar uma prótese, a dificuldade em aceitar o processo de envelhecimento e a dificuldade em admitir que necessita da prótese para garantir a sua qualidade de vida, pode afetar a autoestima do paciente.
É preciso identificar a melhor maneira de superar essas dificuldades. Exigir o acompanhamento fonoaudiológico é circunstancial para superar esses desafios e garantir a rápida adaptação e qualidade de vida.
4. Dificuldade de adaptação
A dificuldade de adaptação à prótese auditiva pode ser um desafio na reabilitação de idosos. Para evitar esse problema, é fundamental contar com uma empresa que possua profissionais capacitados e empáticos para acompanhar a adaptação de forma adequada e confortável para o paciente.
Entendendo essa necessidade, a Fonocenter possui o Programa de Relacionamento com o Paciente, que estabelece as etapas dos cuidados na reabilitação auditiva, reafirmando o compromisso da importância do acompanhamento fonoaudiológico em todo o processo no tratamento auditivo de seus pacientes.
Como a família pode ajudar nesse processo
O processo de reabilitação auditiva pode ser cansativo e desgastante para o paciente, e ter o apoio da família é benéfico para um tratamento de sucesso. Em casos em que as conversas sejam mais difíceis, palavras e frases de apoio podem incentivar o paciente a querer continuar.
A família também será fundamental ao encontrar o local certo para realizar o tratamento.
A Fonocenter fornece o atendimento completo para problemas auditivos. Com uma equipe robusta, parcerias com fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas e atendimentos em clínicas e hospitais parceiros, o tratamento do paciente será muito mais amplo e eficiente.
A equipe promove a etapa de seleção, protetização e adaptação para que o idoso com perda auditiva volte a ouvir e recupere sua qualidade de vida.
Conhece a metodologia de reabilitação auditiva da Fonocenter! Clique aqui para saber mais!
Problemas na audição e dúvidas: mande um direct no Instagram: @fonocentercwb
E-mail: contato@fonocentercuritiba.com.br
UNIDADE CENTRO
Mal. Deodoro, 708 | li. A | Centro | Curitiba-PR
(41) 3076-2500
UNIDADE MATRIZ
Antônio Baby, 72, | Batel | Curitiba-PR
(41) 3078-3500 | (41) 99149-7045
UNIDADE GUARAPUAVA
Rua Saldanha Marinho, 2110 | Centro
(42) 3304-4650 | (42) 99868-0077
Fonocenter Curitiba cuida da saúde auditiva dos paranaenses há mais de 13 anos
Quais são os desafios da reabilitação auditiva em idosos e como superá-los?
Mitos e verdades sobre o uso de aparelhos auditivos: desmistificando conceitos equivocados
O acompanhamento com fonoaudiólogo na escolha e uso de aparelhos auditivos