Homemade Food Menu Recipe Recommended Restaurant| Foto: Freepik
  • Por FoodCo.
  • 20/12/2023 10:30
  • Atualizado em 29/01/2024 às 11:17
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Muito além de sabores, o universo da gastronomia é puramente uma experiência visual, que, na maioria das vezes, começa pelo design de cardápio.

Ao longo desse conteúdo, você será capaz de entender a importância de definir um bom design para seu cardápio, quais ferramentas usar para fazer isso e quem consultar para pedir ajuda durante as produções.

Vale ressaltar também que mais conteúdos para restaurantes você encontra no canal do FoodCo. dentro da Gazeta do Povo. Basta clicar aqui para encontrar diversas dicas para o seu negócio.

Vamos ao conteúdo!

O que é Design de Cardápio?

O design em si é a área responsável por construir composições visualmente bonitas. Existem diversas variações nesse caminho: designer de móveis, designer de produtos, designer digital, etc.

Entretanto, sua importância ultrapassa os elementos gráficos. Afinal, um bom design visa transformar um produto na representação visual da sua marca.

É por isso que cada curva, cor e imagem precisam ser minuciosamente escolhidas para compor esse idioma próprio.

Quando falamos especificamente de design de cardápios, tudo isso é levado em consideração para preparar o terreno de uma experiência gastronômica única para o seu cliente.

Consegue compreender que a primeira experiência que ele terá com sua marca será através do cardápio? Eis a importância de investir em um design harmonioso.

Veja também | Marketing para Restaurantes: conheça boas práticas para alavancar seu negócio.

Benefícios de um bom design de cardápio

Agora que você já conhece a importância de um bom design do seu cardápio, vamos te apresentar alguns benefícios de investir nessa prática.

Acompanhe!

Informações organizadas

O cardápio é uma ferramenta que organiza informações de maneira envolvente, influenciando decisões e orientando os olhos dos clientes na exploração do menu.

Cativa o cliente

A importância estratégica está na capacidade de criar uma primeira impressão impactante.

Ao folhear um cardápio, os clientes são imersos em uma narrativa visual que desperta seus sentidos e aguça o paladar.

Quem nunca salivou ao ver uma bela foto no cardápio e, logo em seguida, pediu o prato da imagem?

Reforça a identidade do restaurante

Cada elemento visual comunica a história e a filosofia do estabelecimento, de modo direto ou não.

Pré-Sabor

Ler um cardápio não é apenas escolher opções, mas antecipar o que está por vir.

É através dessa ferramenta que você descobre qual a especialidade de cada lugar, por exemplo. Além do gosto, cheiro e tato do prato que está na foto.

Nos próximos tópicos, vamos falar mais a fundo sobre o papel estratégico desse design na experiência culinária e como ele eleva seu conceito.

Veja também | Guia completo de redes sociais para donos de restaurante

Dicas práticas para criar um design de cardápio

A essa altura, você já sabe que criar o cardápio do seu restaurante não é um enfeite, mas uma ferramenta estratégica do seu negócio.

Nesse sentido, manter a coisa visualmente atrativa é o caminho para conquistar os clientes antes mesmo deles darem a primeira garfada.

É com isso em mente que elencamos algumas dicas, práticas e simples, para você aplicar ainda hoje na construção do seu cardápio.

Veja abaixo.

Mostrando o que tem de melhor

O cardápio não é só uma lista de comida, é como a vitrine da sua marca na área gastronômica.

Então, quando for pensar no design, pense em como cada parte fala sobre o que faz o seu restaurante especial.

Os pratos mais solicitados, por exemplo, devem vir logo nas primeiras páginas e, de preferência, com alguma imagem chamativa.

Facilitando para o cliente escolher

Cardápio bagunçado é confusão garantida.

Separe os pratos de um jeito que faça sentido, ajudando o cliente a navegar de forma intuitiva. Um exemplo é inserir todos os pratos de massas em uma página, e os outros que levam carne deixar separados na página seguinte.

Com essa organização, a variedade de opções vira uma experiência tranquila, tornando fácil para o cliente escolher e dando uma boa impressão logo de cara.

A arte de escolher a quantidade certa de pratos

Achar o equilíbrio certo na quantidade de pratos não é tarefa fácil. Cardápio muito longo assusta, enquanto um muito curto deixa a desejar.

A dica aqui é pensar no estilo da cozinha e no que ela aguenta. Assim, você oferece uma variedade que empolga sem comprometer a qualidade.

Mantenha as opções frescas

Atualize suas opções regularmente para acompanhar as estações e as tendências.

Dando uma atualizada de vez em quando, seu restaurante sempre parecerá novo, incentivando os clientes a explorar o cardápio mais vezes.

Mas use essa dica com parcimônia, pois, se você utiliza cardápios impressos, por exemplo, a cada nova reformulação será preciso reimprimir este material. A sugestão aqui é compilar algumas modificações e fazê-las todas de uma vez.

Veja também | Entenda o que é Marketing Off-line e como implementar em seu restaurante em 2023

Onde criar um design de cardápio?

No universo do design de cardápio, é crucial conhecer ferramentas que facilitem a criação desse material.

Além do Canva, uma opção acessível e intuitiva, outras ferramentas destacam-se pela simplicidade e eficácia.

  • Adobe Spark: Uma plataforma versátil para criar designs atrativos e personalizados.
  • Crello: Oferece uma ampla variedade de modelos e recursos de edição para belos cardápios.
  • PosterMyWall: Ideal para criar cardápios chamativos, com opções flexíveis e fáceis de usar.
  • iMenuPro: Especializado em cardápios digitais, proporcionando uma abordagem moderna e interativa.
  • Lucidpress: Permite a criação colaborativa de cardápios, garantindo consistência visual.

Por fim, não devemos esquecer que no caminho da busca pela excelência visual, precisamos também de uma gestão eficiente do seu restaurante.

E com isso, o FoodCo. pode ajudar! Ele é uma plataforma de food service, voltado a ajudar donos de restaurantes que não contam com muito tempo de sobra.

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