Map lying on wooden table| Foto: rawpixel.com
  • Por FoodCo.
  • 01/11/2023 10:30
  • Atualizado em 29/01/2024 às 11:15
Ouça este conteúdo

Estratégias de marketing são definidas, basicamente, por um fator principal: o custo de aquisição por cliente. A ideia é descobrir qual estratégia está trazendo mais clientes pelo menor custo.

Para isso é preciso entender o processo de compra do seu cliente e mapear quando e o porquê ele investiu no seu produto ou serviço. A isso damos o nome de Funil de Vendas. Quer se aprofundar nesse assunto? Clique aqui e veja nosso conteúdo sobre o tema.

Depois que entendemos essas etapas do funil, temos uma visão mais clara de como e onde devemos estar para adquirir um novo cliente. Para alguns é preciso estar tanto no digital, quanto fora dele.

No universo on-line, as estratégias de marketing levam o nome de Marketing On-line, Marketing digital ou Inbound Marketing. Já no ambiente físico, fora das telas, damos o nome de Marketing Off-line ou Outbound Marketing. Trouxemos essas definições para traduzir ao máximo esses jargões marketeiros.

Nós já discutimos sobre Marketing Off-line neste conteúdo aqui. Hoje vamos aprofundar ainda mais, mostrando a estratégia de outbound marketing e dando uma pincelada no tema de inbound marketing.

Em síntese, neste conteúdo você verá:

  • O que é inbound e outbound marketing?
  • Outbound tradicional e outbound 2.0: história e mudanças 
  • Outbound Marketing: 5 Exemplos
  • Vantagens do Outbound Marketing em 2023
  • Desvantagens do Outbound Marketing
  • Dicas para criar sua estratégia de outbound marketing

O objetivo é te mostrar que Marketing Outbound não é uma coisa do passado, pelo contrário. Ele é um excelente complemento de estratégias digitais e um grande fidelizador de públicos.

Logo, se você pretende aumentar o fluxo de clientes no seu restaurante e tornar-se mais conhecido no seu bairro, basta continuar a leitura.

O que é inbound e outbound marketing?

Antes de entrarmos na definição de Marketing Outbound e Inbound, é preciso que você entenda essas estratégias como um grande guarda-chuva.

Dentro do Inbound Marketing, utilizamos estratégias on-line. O “IN” significa que estão dentro do universo digital. Alguns exemplos dessa prática: blogs, newsletter, e-books, podcasts, etc.

Em contrapartida, o Outbound Marketing preza por estratégia “OUT” mídias on-line, ou seja, que sejam fora das telas. Exemplos dessa prática são: propaganda em rádio, TV, jornal ou revista, telemarketing, outdoors, mala direta, etc.

Isso não lhe parece comum? Conversamos sobre Outbound Marketing em uma linguagem bem mais simples neste conteúdo. Lá o chamamos de 'Marketing Off-line' e o melhor: trouxemos estratégias fáceis e rápidas para aplicar em seu restaurante. Confira!

Com essas breves definições, esperamos que tenha ficado claro que tanto o Inbound Marketing, quanto o Outbound Marketing são estratégias macro que contém diversas abordagens, por isso são consideradas guarda-chuva.

Antes do marketing se tornar um emaranhado de palavras em inglês, você já parou para pensar como chegamos nessas definições? É sobre isso que vamos falar agora.

Outbound tradicional e outbound 2.0: história e mudanças 

Antes da chegada da internet, o outbound marketing tradicional precisava de muito mais esforço para ser realizado. Com ele veio a famosa prospecção porta-a-porta, onde os vendedores precisavam ir de casa em casa para ofertar o seu produto/serviço.

Isso demandava muito esforço físico e tinha o limitador de tempo e condições do próprio vendedor, afinal se ele cansasse de andar, por exemplo, o trabalho era automaticamente interrompido.

Que as mudanças foram significativas com a chegada da internet, isso é fato. Todas as relações, principalmente a de compra e venda, foram intermediadas por uma máquina.

Em um primeiro momento, os empreendedores acreditavam que o inbound marketing havia substituído o, até então eficiente, outbound marketing. Muitas empresas, inclusive, apostaram todas as suas fichas no on-line, não investindo mais nenhuma verba na construção de marketing off-line.

Mas quando o engenheiro da Salesforce, uma gigante de software americana, chamado Aaron Ross, mudou a perspectiva sobre os meios fora do digital, o jogo virou.

Ross é considerado o autor do outbound 2.0, que se baseia na segmentação e especialização do time de vendas. Tudo isso está no livro Predictable Revenue (Receita Previsível, em português).

O autor percebeu que ao invés de ter vendedores faz-tudo oferecendo o produto para qualquer um, a segmentação em três níveis seria mais eficiente, além de considerar o perfil de cada vendedor. Os níveis são:

  • Business Intelligence (BI): são os especialistas em encontrar empresas para ofertar a solução que você vende;
  • Hunters: responsáveis pela prospecção de novos clientes; 
  • Closers: responsáveis apenas pelo fechamento de contas. 

O que esse conhecimento impacta no seu restaurante? Tudo!

Levando em consideração estabelecimentos mais consolidados no mercado, como uma franquia de restaurantes de alimentação saudável, por exemplo, aplicar o marketing outbound 2.0 pode aumentar a sua penetração de mercado.

Ao ter um time que busca possíveis compradores da sua franquia, outro que só prospecta clientes com potencial de investimento e, por fim, um grupo de pessoas especialistas em fechamento de vendas, o seu crescimento, mesmo em um negócio físico, é exponencial.

Lembre-se: independente do seu objetivo de médio ou longo prazo, o marketing bem feito pode te ajudar a chegar mais rápido nele. Entretanto, é preciso investir tempo e dinheiro para encontrar as soluções que mais se adequam ao momento do seu negócio.

Outbound Marketing: 5 Exemplos

Para que não fique dúvidas, separamos alguns exemplos de marketing outbound para você aplicar, hoje mesmo, em seu restaurante.

Em algumas opções, talvez seja necessário a presença de algum parceiro, como gráficas e equipe de entrega, porém todos eles têm fácil aplicabilidade.

Quer conhecer alguns exemplos de outbound marketing? Basta continuar a leitura.

Folhetos 

Criar alguns folhetos sobre as promoções do mês ou até de uma novidade do cardápio é uma estratégia eficiente de outbound marketing.

Entregue em lugares próximos ao seu estabelecimento para reforçar a sua empresa na mente de possíveis consumidores.

Assim como indicamos em outros conteúdos, para criar um panfleto você pode contratar um designer ou explorar as diversas opções do Canva, um software de design. Após isso, procure uma gráfica parceira para realizar a impressão pelo menor preço.

Propagandas em mídias tradicionais 

Anúncios em revistas, jornais, rádios ou televisões também são considerados investimentos em marketing outbound.

Apesar da dificuldade em metrificar os resultados, essa é uma ótima opção para reforçar a presença da sua marca e aumentar a recordação por parte do seu cliente.

VEJA TAMBÉM |Entenda o que é Marketing Off-line e como implementar em seu restaurante em 2023

Outdoors e banners em site 

Um banner dentro do site nada mais é que um outdoor digital. Ele também precisa passar uma mensagem rápida e persuadir o usuário para clicar no anúncio fixado.

Por essas características tanto o outdoor, quanto banners digitais são considerados exemplos de mídias de outbound marketing.

Anúncios

Utilizar plataformas como Google ADS e Meta ADS para mostrar a sua marca para mais pessoas, também é um exemplo de outbound marketing.

Se você ainda não sabe das vantagens de investir em anúncios dentro do digital, não se preocupe. Falaremos sobre isso logo mais no canal do FoodCo. na Gazeta do Povo. Para ter acesso, clique aqui.

Prospecção Ativa 

Lembra quando comentamos sobre o time de vendas do Aaron Ross? Vamos reforçar aqui que buscar novos clientes de forma ativa também se enquadra no marketing outbound.

Para ficar mais claro: cliente passivo é aquele que vem até seu estabelecimento, sem, necessariamente, ter alguma ação do seu restaurante para isso acontecer.

Já o cliente ativo é aquele que um esforço precisa ser empregado para ele chegar a realizar uma venda.

Prospectar clientes nada mais é do que o meio empregado para trazer novos compradores para o seu negócio, seja ele de forma passiva ou ativa.

A equipe de vendedores, em geral, precisa ser treinada para realizar prospecção ativa, ou seja, precisam ser capazes de trazer novos clientes todos os dias. Utilizando meios digitais ou não.

Por conta disso, prospectar novos clientes é considerado um exemplo de outbound marketing.

Vantagens do Outbound Marketing em 2023

Mesmo com os exemplos acima, ainda está com dúvida se o marketing outbound funciona para o seu restaurante em 2023? Separamos algumas vantagens dessa estratégia abaixo. Confira!

Otimização de contato

Estratégias outbound marketing saem disparadas nesse fator. Por mais que no universo digital também haja a possibilidade de personalização de mensagem, nada supera o resultado do olho a olho no ambiente presencial.

Tornar a sua empresa real na cabeça do cliente nutri a sua autoridade de marca. Da próxima vez, quando o cliente estiver com fome, qual marca virá à sua mente: a primeira que aparecer no digital e ele nunca teve uma experiência ou o panfleto do seu restaurante, entregue por um rapaz sorridente e gentil, durante o período de trabalho no dia anterior?

A proximidade gerada entre você e seu cliente é uma das grandes vantagens do outbound marketing.

Profissionais da área

Seja para a equipe de vendas ou alguns contratados de forma temporária para a entrega de panfletos, por exemplo, o mercado de outbound não sofre com mão de obra.

Existem muitos profissionais bem qualificados no mercado que realizam estratégias como essa rapidamente. Por outro lado, existe a possibilidade de contratar pessoas com pouca ou nenhuma experiência e treiná-las.

A grande vantagem é que sempre haverá um profissional disposto a realizar o trabalho de outbound marketing para o seu restaurante.

Grande diversidade de canais 

Outro ponto de diferenciação do outbound marketing para outras estratégias é a grande variedade de formatos de canais de veiculação.

Seu restaurante pode ser apresentado tanto em uma mídia impressa, quanto em uma produção audiovisual.

Isso é um grande facilitador, pois atinge vários tipos de memorização. Quem absorve uma mensagem mais rápido através da leitura de um texto, se beneficia com os anúncios em revistas e jornais.

Já quem memoriza com mais facilidade se ver a demonstração do produto, anunciar em televisão ou com um vídeo na internet é o ideal.

Desvantagens do Outbound Marketing

Não pense que tudo são flores. No marketing outbound também existem algumas desvantagens, e não as deixamos de fora deste material.

Confira abaixo.

CAC elevado 

A sigla significa Custo de Aquisição por Cliente e no marketing outbound isso tende a ser elevado.

Em níveis de comparação, o CAC no universo digital gira em torno de alguns centavos, quando a estratégia está bem alinhada.

No universo do marketing off-line, o valor é bem maior! Afinal, entregar 1 mil panfletos na rua pode resultar em 10 visitas no local e apenas 5 vendas. Logo, aumenta o custo para captar cada novo cliente.

Overlapping 

Em português, a palavra significa sobreposição. Essa tática pode ser usada estrategicamente para lançar um produto em sobreposição a outro, por exemplo.

Entretanto, o sentido dado aqui é sobre a repetição negativa que o cliente pode ter ao entrar em contato com a sua marca repetidas vezes.

Quem nunca se irritou quando a mesma propaganda na TV repetia sem parar, intervalo após intervalo? Quem não se cansou de ver o mesmo anúncio no jornal todos os dias? E aquele jingle da rádio que você não aguenta ouvir mais?

Essa repulsa pela propaganda pode ser entendida como efeito overlapping, onde extrapolou a quantidade de vezes que uma pessoa poderia ter visto o anúncio sem ter um impacto negativo sobre ele.

Soma-se a isso os bloqueadores de anúncios que temos no universo digital. Nos exemplos acima, citamos os anúncios e banners na internet, que são os primeiros a sentirem esse impacto. Mas como eles podem ser eficientes se quem gostaríamos que visse o anúncio bloqueou essa funcionalidade?

Para isso é preciso entrar com criatividade aqui! Mas que se torna uma grande desvantagem do outbound marketing, isso é verdade.

Dicas para criar sua estratégia de outbound marketing  

Para auxiliar na implementação da sua estratégia de outbound marketing no seu restaurante, separamos algumas dicas de como e por onde começar.

Os itens abaixo são indicações fundamentais para todo negócio, mas você pode adaptar à sua realidade e momento atual de marketing.

Veja abaixo as três dicas para criar sua estratégia de outbound marketing:

Saiba quem é seu Público-alvo e crie sua Persona 

Antes de começar qualquer estratégia de marketing, saber quem é seu público comprador é essencial. Isso evita o desperdício de verba e mostra os principais canais que realmente merecem investimento.

Se já está há tempos no mercado, filtre aquele perfil de pessoas que sempre compra de você. É homem ou mulher? Casado ou solteiro? Tem filhos? Tem pet? Come fora com frequência?

Ter a resposta para essas perguntas já é um caminho para a construção de seu público-alvo.

Já a persona se baseia no comportamento de compra desse cliente. Basicamente, você personifica o público-alvo, criando uma pessoa fictícia que representa seu cliente ideal.

Perguntas que podem ajudar na construção da persona: sai sozinho ou com amigos? Vai de carro ou a pé? Qual a renda média dessa pessoa? Qual música ela gosta de ouvir? O que ela preza mais: o ambiente ou o atendimento? O que faria ela nunca mais comprar em um local?

Defina seu público-alvo e crie sua persona para dar início a estratégia, mas não esqueça de revisitá-los sempre que possível. Dessa forma, se mantém a clareza de investir tempo e dinheiro para atingir quem realmente comprará de você.

Construa seu Plano de Marketing

Construir um plano de marketing é fundamental para entender em quais meios você pode investir, quais profissionais precisará buscar e quais caminhos serão mais benéficos para o seu restaurante, considerando o custo-benefício.

Um bom plano de marketing revela quanto da verba total de marketing irá para estratégias digitais e quanto será destinado para o marketing outbound, por exemplo.

Se quiser se aprofundar mais sobre esse assunto, basta acessar o conteúdo Marketing para Restaurantes, com acesso direto aqui.

Integração entre Inbound e Outbound Marketing

Nós falaremos em outro conteúdo sobre Inbound Marketing, mas, em síntese, essa estratégia utiliza mecanismos digitais para engajar o usuário (cliente), visando alguma interação com a sua empresa.

E atingir o cliente em diferentes meios é o resultado entre a soma de inbound e outbound marketing. Ele terá contato com a sua marca onde quer que ele procure, seja no ambiente físico ou no digital.

Veja alguns exemplos de como aplicar isso na prática:

  • Oferte um panfleto chamando as pessoas para assinarem sua newsletter mensal;
  • Impulsione os conteúdos de topo e meio de funil do seu blog;
  • Faça anúncios chamando as pessoas para conhecerem o novo visual das suas redes sociais.

Em resumo, neste conteúdo conhecemos o que é o marketing outbound, suas vantagens e desvantagens, alguns exemplos dessa prática e, por fim, trouxemos algumas dicas de como implementar isso no seu restaurante.

Mas colocar tudo isso em prática, fazer a gestão de equipe, ficar de olho no volume das vendas, pensar em promoções e outras tantas tarefas que precisam ser feitas no seu restaurante, torna-se cansativo.

Pensando nessa falta de tempo para aplicar novos conhecimentos, entra o suporte do FoodCo. Uma assinatura mensal de R$19,90 que auxilia diversos empreendedores e gestores de restaurantes a impulsionarem o seu negócio por meio de capacitações, conteúdos, pesquisas de tendências e muito mais!

O FoodCo. traz mais segurança para o seu negócio, mostrando para você qual o melhor caminho a se seguir quando o assunto são estratégias de Marketing Outbound.

Preencha este formulário para fazer parte da comunidade que tem mais de 35 mil donos de restaurantes.