As principais redes sociais são Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, TikTok e LinkedIn.| Foto: Freepik
  • Por FoodCo.
  • 01/12/2023 14:21
  • Atualizado em 29/01/2024 às 11:16
Ouça este conteúdo

No passado, as mídias sociais não estavam muito presentes nas rotinas de restaurantes. Entretanto, com a chegada da pandemia, muitos estabelecimentos precisaram se adaptar à tecnologia e ao universo on-line.

Nesse cenário, o número mais recente que temos é de 2022, e ele mostra que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 46 minutos por dia nas redes sociais.

E o que isso tem a ver com o faturamento do seu restaurante? Tudo!

O hábito das redes sociais têm afetado o comportamento de compra de muitas pessoas. Dados do estudo “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, revelou que 73% dos brasileiros já declararam que compram algum produto ou serviço baseado na indicação de uma personalidade digital, os famosos influenciadores.

Compreender essa mudança de comportamento é importantíssimo para o seu restaurante não ficar para trás, e começar a usar o digital como uma fonte de captação de recursos também.

Ao final deste conteúdo, você será capaz de transformar o número de visualizações das suas redes sociais em potenciais clientes para o seu restaurante.

Com esse objetivo, este artigo irá abordar os seguintes tópicos:

  • Redes sociais: o que são?
  • Redes sociais ou mídias sociais: descubra a diferença
  • Redes sociais VS mídias tradicionais
  • Tipos de redes sociais
  • Estratégia de conteúdo para redes sociais: como fazer?
  • Monitoramento de redes sociais: quando fazer?
  • O que faz um social media?
  • 12 Ferramentas de mídias sociais
  • Quais são os perigos das redes sociais?
  • Curso de mídias sociais 

Se isso fizer sentido para você e para o seu negócio, continue a leitura.

Redes sociais: o que são?

Redes sociais podem ser consideradas facilitadoras da comunicação entre as pessoas. O grupo que interage tem, na maioria das vezes, os mesmo valores e interesses, e por isso acabam criando uma rede, um elo entre as duas pontas envolvidas em uma conversa.

É importante que você saiba que as redes sociais não acontecem apenas no ambiente on-line. Aquele seu grupo de amigos no futebol? Ou as reuniões da igreja que você frequenta? Até as pessoas que vivem na mesma casa que você? Eles também fazem parte da sua rede social, mas no mundo físico.

Essa interação entre os pares é a mesma proposta no digital, a única diferença é que duas ou mais pessoas não precisam estar fisicamente no mesmo lugar para essa troca acontecer.

E esse é o grande poder das redes sociais: conhecer pessoas, ideias e propósitos ao redor do mundo, sem, necessariamente, precisar sair de casa.

Mark Zuckerberg, o criador do Grupo Meta, maior conglomerado de tecnologia do mundo, já disse que:

“Ao dar às pessoas o poder de partilhar, estamos tornando o mundo mais transparente.”

Que o fenômeno das redes sociais é deslumbrante, isso você não pode negar. Porém, entender algumas nomenclaturas desse mundo, te fará sair na frente da concorrência.

Um desses exemplos é a diferença entre redes sociais e mídias sociais, que será explicado com detalhes abaixo.

Redes sociais ou mídias sociais: descubra a diferença

Essa diferenciação não é tão complexa. Afinal, mesmo sem se dar conta, nós já trabalhamos ela ao longo deste conteúdo.

Lembra quando comentamos que redes sociais podem ser on-line ou não? Em síntese, o termo redes sociais abrange os canais de relacionamento entre pessoas.

Em contrapartida, mídias sociais são os canais de distribuição de um conteúdo, seja ele gratuito ou não, que usam a internet para fortalecer uma mensagem.

O que isso significa na prática? Que toda mídia social hoje é uma rede social, mas nem toda rede social é uma mídia social. 

Vamos a um exemplo prático. O Facebook entra nas duas categorias: ele é uma mídia de distribuição de conteúdo que, ao mesmo tempo, é uma rede de relacionamento entre pessoas. Logo, ele é uma mídia social e uma rede social.

Agora, tomemos como exemplo o seu grupo da igreja. Ele é uma rede social, pois reforça os laços entre as pessoas, mas não necessariamente acontece por meio de uma tecnologia. Por consequência, não pode ser considerada uma mídia social.

Conseguiu perceber a diferença?

Entender esses termos dará mais subsídio para os próximos passos, principalmente quando a produção de conteúdo para redes sociais se tornar parte da sua rotina.

Redes sociais VS mídias tradicionais

Agora que já entendemos o que é uma rede social e qual sua diferença para mídia social, está na hora de falarmos sobre os benefícios de investir nessas plataformas.

Para que isso fique bem claro e você não invista em opções diversas fora do tempo, precisamos incluir nesse papo as mídias tradicionais também.

Aprofunde seu conhecimento em mídias tradicionais aqui | Entenda o que é Marketing Off-line e como implementar em seu restaurante em 2023

Canais tradicionais 

Mídias tradicionais são as opções de divulgação que vieram antes da internet: rádio, televisão, outdoor, jornal, revista, panfleto, entre outros.

Quando o tema mídias tradicionais entra voga, quem tem mais experiência com o digital se arrepia. Porém, mesmo que seu uso tenha diminuído, elas ainda contribuem com boas parcelas de conversão.

Entre os principais benefícios das mídias tradicionais, temos:

  • Comunicação mais direta com o cliente;
  • Canais que trazem mais credibilidade;
  • Audiência vem segmentada;
  • Alguns podem ser comunicação de massa.

Entretanto, o seu principal ponto negativo é a falta de mensurabilidade. Mais para frente entenderemos como isso se dá na prática.

Enquanto isso, que tal elencarmos os benefícios das mídias digitais?

Canais digitais

Ao falarmos de canais digitais isso engloba todos os caminhos que podemos utilizar no ambiente on-line para atingir o cliente. Entre os principais, temos:

  • Redes sociais;
  • Banners digitais; 
  • E-mail marketing; 
  • Blog; 
  • Vídeos; 
  • Publicidade digital. 

Entre vários outros!

Seu principal benefício está atrelado ao próprio digital: a expansão da mensagem. Através do mundo on-line, seu produto não precisa ter fronteiras geográficas ou de língua. Qualquer pessoa em qualquer parte do globo pode comprá-lo.

Porém, estamos lidando com restaurantes. Como a expansão da empresa no digital pode ser benéfica?

Simples! O digital será sua filial online. Com uma presença constante no ambiente digital, sua credibilidade aumenta, você consegue perceber quais são os pontos positivos e negativos levantados pelos clientes, e o melhor, consegue quantificar o que deu certo e o que não está indo tão bem.

Na prática

Quer um exemplo prático de como isso acontece?

Suponha que seu orçamento para publicidade seja de R$2.000,00. Ele é investido em mídia tradicional, na instalação de um grande outdoor na rua mais movimentada da cidade.

Apesar de ajudar a sua marca a ser mais conhecida, você não consegue mensurar quantas pessoas foram até o seu restaurante depois que viram aquela peça. Além disso, você não consegue quantificar o ROI (Return of Investment - Retorno sobre investimento) - dos R$2.000,00 investidos, quanto obteve de retorno em cima desse investimento?

E como essa situação seria no digital?

Com o mesmo valor de investimento, você pode, por exemplo, investir em anúncios nas principais plataformas (Facebook, Instagram, TikTok, LinkedIn, Youtube e Google).

No final de um mês, haverá na plataforma um relatório detalhado sobre quem visualizou seu anúncio (homem-mulher, idade, região onde mora…) e o quanto de retorno (ligações de reservas, por exemplo) o valor investido te trouxe.

Mas nem tudo são flores! Para chegar nesse nível de detalhamento, é preciso dedicar algumas horas de estudo ou contratar um gestor para cuidar dessa atividade. De qualquer forma, o investimento, seja de tempo ou dinheiro, é maior que nas mídias tradicionais.

Esperamos que ao longo do conteúdo fique cada vez mais claro, que estratégias on-line não diminuem o resultado das estratégias off-line. Elas são totalmente complementares.

Como o foco deste guia são as mídias sociais, no próximo tópico vamos conhecer a fundo cada uma das mídias e como é o comportamento do usuário dentro delas. Confira.

Leia mais | Marketing para Restaurantes: conheça boas práticas para alavancar seu negócio

Tipos de redes sociais

Para ter assertividade no mundo digital, é preciso ter em mente quais são as principais redes sociais e de que forma utilizá-las com estratégia para o seu restaurante.

Nos próximos tópicos, descubra em detalhes como fazer isso.

Facebook

Com mais de 109,1 milhões de pessoas, o Facebook ainda é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Sua popularidade é ainda maior entre os idosos.

No ranking de 2023, essa rede social é a quarta mais acessada no país, e seus vários formatos de postagens são grandes auxiliares para esse sucesso.

Dentro do Facebook, você pode postar:

  • Stories - imagens ou vídeos que ficam no ar durante 24 horas;
  • Feed - postagens fixas ou em carrosséis dentro da sua página ou perfil do Facebook;
  • Vídeos - também são incluídos no perfil e são outra forma de divulgação.

Além disso, você pode utilizar o marketplace da plataforma para comercializar seus produtos, entrar em grupos do mesmo nicho e interagir com pessoas e acompanhar no que seus concorrentes estão apostando.

Essa rede social é ideal para quem quer construir uma imagem, publicar ofertas e promoções, interagir com o público, criar loja virtual, criar eventos e convidar o público, fazer transmissões ao vivo e criar anúncios para expandir sua mensagem.

Instagram 

O Instagram é uma rede social de boas imagens. Além disso, é muito utilizado por empresas e influenciadores. Seus 113,5 milhões de usuários brasileiros elevam o aplicativo para o terceiro mais utilizado no Brasil.

A plataforma de conteúdo é muito indicada para negócios que querem construir sua marca, mas é preciso entender os formatos permitidos por ela.

Você pode encontrar conteúdo no Instagram na forma de:

  • Fotos - podem ser estáticas ou carrosséis;
  • Vídeos - o famoso reels é excelente para alcançar novos seguidores;
  • Stories - fotos ou vídeos que somem após 24 horas;
  • Hashtags - “#” são caminhos que englobam temas compilados dentro da rede social;
  • Lives - transmissões ao vivo pelos perfis no Instagram. 

Dentro dessa rede social, é possível criar enquetes e perguntas, responder mensagens diretas ao usuário, marcar produtos nos posts, criar uma loja virtual, criar estratégias de vendas e passar a captar por lá.

Youtube

Por mais que pareça apenas uma plataforma de entretenimento, hoje o Youtube tomou outras dimensões. A empresa foi adquirida pelo Google, e logo se tornou um espaço de aprendizado.

Há uma grande parcela de usuários que procuram por conteúdos “como fazer”, a fim de adquirirem uma nova habilidade ou consertar algo de modo rápido.

Apesar de ser muito estratégico, manter-se presente no Youtube não é tarefa fácil, pois, diferente das outras plataformas, grandes resultados se encontram em vídeos mais longos (5 a 8 minutos). Logo, demanda mais tempo de criação, produção e pós-produção.

Conteúdos sobre alimentação, por exemplo, são excelentes para canais de receitas. Por que não criar um canal e divulgar as receitas do seu próprio restaurante?

Se você acredita que seja estratégico divulgar seu conteúdo na rede com 142 milhões de usuários, é preciso aproveitar todas as suas opções de publicação, que são:

  • Vídeos longos - publicados no canal com o objetivo de educar/entreter;
  • Vídeos curtos - hoje os shorts estão bombando. São vídeos curtos dentro do Youtube, muito parecido com os stories das outras redes citadas;
  • Hashtags - o uso das hashtags também são indicadas durante a criação da legenda dos conteúdos; 
  • Vídeos ao vivo - criar interações ao vivo com seu público é o maior benefício dessa rede.

Vale a pena ressaltar que muitos empreendedores buscam divulgar a marca no Youtube, pois, a longo prazo, pode se tornar mais uma fonte de renda para o negócio.

Ao atingir um certo patamar de visualizações e engajamento, a plataforma paga ao dono do canal alguma porcentagem em cima dos anúncios que aparecem ao longo dos vídeos. O que pode ser uma excelente opção para a expansão do restaurante, por exemplo.

WhatsApp

Essa é a rede social mais utilizada pelos brasileiros. São mais de 169 milhões de usuários, de 16 a 64 anos, que utilizam a ferramenta.

Muitos empreendimentos vivem, literalmente, dessa comunicação facilitada com o cliente. Inclusive, alguns apostam em robôs programados para otimizar as conversas com os usuários.

O Grupo Meta, dona do aplicativo, revelou que são mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas usufruindo dos benefícios do WhatsApp. E, muito provavelmente, o seu restaurante faça parte desse dado também.

Por isso, é preciso utilizar o WhatsApp de forma estratégica. Com isso em mente, seu principal objetivo deve ser melhorar o atendimento on-line e encontrar formas de instigar o cliente a comprar mais.

Um dos caminhos mais indicados para isso é utilizar todos os recursos presentes na plataforma, que são:

  • Grupos - os grupos unem pessoas selecionadas para debater temas em comum;
  • Comunidades - podem enviar uma única mensagem para vários grupos;
  • Status - parecido com os stories, em que fotos/vídeos publicados desaparecem para os seus contatos em 24 horas; 
  • Catálogo - função importantíssima para negócios locais! O catálogo permite que o usuário saiba quais são seus produtos/serviços e qual o preço cobrado por eles; 
  • Links - dentro do seu perfil do Whatsapp é possível inserir um link para o Instagram, caso tenha, e um outro externo, que pode direcionar para o site ou cardápio on-line do seu negócio;
  • Conversas privadas - ter uma comunicação personalizada é o grande diferencial de bons negócios no WhatsApp. Por isso, abuse das conversas privadas, onde você fala diretamente com seus clientes. 

A conclusão para esse tópico é: quem não está presente de forma assertiva no WhatsApp deixa de expandir seus negócios.

TikTok

Apesar de ser mais utilizada pelo público jovem, o TikTok é um fenômeno no digital. Seus 82 milhões de usuários brasileiros passam horas no aplicativo, vendo as principais trends do momento.

Ao contrário do que a maioria pensa, essa rede não é apenas para dancinhas. Ela pode, sim, se tornar sua grande aliada no processo de divulgação da sua marca, por exemplo.

Influenciadores no TikTok que visitam restaurantes e indicam seus pratos é um dos caminhos mais eficientes que essa plataforma pode oferecer. Por ter alcance maior e mais rápido do que outras redes, esse aplicativo pode ajudar em ações de curto prazo.

Veja quais são os principais recursos dessa rede:

  • Vídeos curtos - depois de algumas atualizações, os vídeos no TikTok podem ter, no máximo, 10 minutos;
  • Stories - também estão presentes aqui e desaparecem em 24 horas;
  • Transmissões ao vivo - aparecer para o público de forma constante nas transmissões gera muita conexão. Porém, no TikTok, as contas precisam atingir um número de visualizações para habilitar essa função;
  • Conversas - o chat do TikTok é excelente para responder dúvidas de clientes, por exemplo.

Se você puder contar com alguém que alimente essa rede, fará mais sentido investir tempo na produção de conteúdos.

Por outro lado, se aparecer com frequência não é o seu foco, contratar influenciadores pode ser uma estratégia eficiente dentro da plataforma.

De qualquer modo, o TikTok, quando bem alinhado, é um rico parceiro de divulgação.

LinkedIn

Diferente das demais redes apresentadas, o LinkedIn é um aplicativo voltado para o universo corporativo.

Seu restaurante pode se beneficiar dessa opção ao buscar parcerias para projetos. Quem investiu em franquias no ramo da alimentação, precisa estar nessa rede social, pois há chances maiores de encontrar franqueados buscando formas de investir seu dinheiro.

Dentre os principais recursos do LinkedIn, temos:

  • Fotos - podem ser publicadas tanto de forma individual, quanto em formato carrossel;
  • Vídeos - podem ser compartilhados no seu perfil;
  • Eventos - reúna um grupo de pessoas interessadas em participar de eventos na sua empresa;
  • Artigos - textos mais longos funcionam muito bem nessa rede, basta criar constância nas publicações;

Agora que você já conhece as principais redes sociais e seus recursos, chegou a hora de entender como tudo isso pode ser aplicado de forma prática no seu negócio.

Acompanhe o tópico abaixo.

Estratégia de conteúdo para redes sociais: como fazer?

Fazer uma boa estratégia de conteúdo para redes sociais passa pelo entendimento do seu público.

Digamos que seu restaurante atrai pessoas mais jovens, super ligadas em tendências e que preferem uma boa experiência no local ao invés de pratos deslumbrantes.

Isso já te diz que não é preciso gastar esforços publicando no Facebook, pois o público daquela rede são pessoas mais velhas. O Instagram e o TikTok talvez sejam as melhores opções para atrair potenciais clientes.

A segunda dica é entender a sua força de produção. Isso significa questionar se alguma pessoa da equipe será designada para fazer isso ou haverá a contratação de um profissional específico (veja mais sobre isso no tópico sobre social media).

É preciso levar esses itens em consideração, pois afeta tanto a parte financeira, quanto a parte da frequência das publicações nas redes sociais escolhidas.

Por fim, mas não menos importante, sempre esteja de olho nos resultados! Independente de designar uma pessoa para cuidar das redes sociais ou não, você, como dono do negócio, precisa ter o mínimo entendimento sobre o que é um resultado bom e ruim.

Em resumo, criamos uma boa estratégia de conteúdo para redes sociais quando:

  • Entendemos quem compra do seu negócio;
  • Organizamos a parte interna do time e a parte financeira; 
  • Analisamos mensalmente os resultados que estão chegando;

Para que não fique dúvidas, no próximo tópico falaremos sobre as principais métricas das redes sociais.

Veja também | O segredo revelado de como tirar fotos de comida apenas com o celular

Monitoramento de redes sociais: quando fazer?

Métricas são os dados que precisam ser verificados dentro das redes sociais. É a partir delas que você consegue medir o quanto uma estratégia trouxe de resultados (ou não).

As métricas podem variar de acordo com a rede social escolhida, mas existem algumas que são padrões de análise. São elas:

  1. Número de visualizações;
  2. Número de impressões;
  3. Número de curtidas/comentários/compartilhamentos;
  4. Número de alcance da conta;
  5. Número de pessoas que entraram em contato no chat.

Ao final de cada mês, anote os dados obtidos de todas as redes sociais, de forma separada, e compare com o mês anterior. Assim, você terá uma perspectiva mais ampla de análise dos resultados das suas redes sociais.

O que faz um social media?

Se o seu objetivo é contratar um profissional específico para redes sociais, basta procurar no mercado por social media.

Esse é o termo para designar a pessoa que será responsável pelo planejamento, criação e acompanhamento dos conteúdos publicados nas redes sociais.

Além disso, essa pessoa determinará qual é a rede social ideal para atingir o público que você procura.

Aqui vale uma dica extra: bons social media constroem excelentes perfis no Instagram, afinal é isso que eles fazem de melhor. Antes de fechar o contrato, verifique as redes sociais do (a) candidato (a) e veja se está alinhado ao que você busca para o seu restaurante.

Além de entender sobre o cargo, é preciso que você saiba as principais ferramentas utilizadas pelos social media que otimizam seu trabalho. Isso é importante, pois a maioria das opções são pagas, o que pode gerar custos extras ao seu restaurante.

12 Ferramentas de mídias sociais

Conheça abaixo a lista das principais ferramentas para redes sociais, as quais muitos social media utilizam no dia a dia:

Monitora os tópicos mais badalados do momento. É gratuito.

Faz o gerenciamento completo das redes sociais. É pago.

Monitora buscas no Google. É gratuito.

Cria infográficos. É gratuito.

Cria modelos de publicações. Tem versão paga e gratuita.

Encurta endereços URL e faz seu monitoramento. É gratuito.

Reuni todas as suas redes sociais em um só lugar. É pago.

Monitora dados do seu site. É gratuito.

Faz o monitoramento das suas redes sociais. É gratuito.

Cria vídeos. É gratuita, mas tem versão paga.

Monitora a concorrência. É gratuito.

Planeja as melhores palavras-chave para SEO. É gratuito

Veja também | O guia completo para ter sucesso no iFood: como criar o cadastro e como aumentar as vendas na plataforma

Quais são os perigos das redes sociais?

Sabe aquela frase “se o seu negócio não está na internet, ele não existe”? Apesar de parecer extrema, ela carrega um fundo de verdade.

Não estar presente no digital, principalmente nas redes sociais, é sinônimo de muito dinheiro deixado na mesa.

Por outro lado, estar presente de qualquer forma também é um tiro no pé.

O maior perigo da rede social é a quebra de reputação. Situações como essa podem ser evitadas com bom planejamento de rede social e, principalmente, dando atenção diária aos internautas, seja para comentários bons ou ruins.

Essa comunicação aberta, mesmo que inserida em uma situação negativa, é vista com bons olhos pelo público digital. Afinal, independente do ocorrido, a marca existe e procura entregar o melhor para seus clientes.

Por isso, evite aparecer em redes sociais com estratégias mal pensadas, no tempo errado e sem bom senso no uso, pois tudo isso pode se tornar um impeditivo para o seu crescimento através do digital.

Veja Também | Funil de Vendas para Restaurantes: conheça a vantagem e saiba como desenvolver

Curso de mídias sociais 

Caso você seja um entusiasta das redes sociais e queira aprimorar seus conhecimentos, existem excelentes cursos que podem te ajudar nessa jornada. Conheça os principais abaixo.

Gestão de Mídias Sociais — Rock University

Famosa empresa de marketing de conteúdo, a Rock Content oferta curso sobre gestão de mídias sociais e ensina a como implementar a estratégia de marketing digital nas principais plataformas.

Redes Sociais como Ferramenta de Marketing — Senac

É um curso mais abrangente e apresenta o uso das redes sociais dentro das estratégias de marketing. É ministrado na modalidade on-line.

Curso Social Media Exponencial — mLabs 

A marca referência em automação de marketing também possui um curso de social media. Apesar de ser mais direcionado para os profissionais da área, é uma excelente opção para você estar por dentro desse universo.

Mentoria: A comunicação nas mídias sociais - FoodCo

O FoodCo. é uma assinatura mensal de R$19,90 que auxilia diversos empreendedores e gestores de restaurantes a impulsionarem o seu negócio por meio de capacitações, conteúdos, pesquisas de tendências e muito mais!

Entre o leque de conteúdos técnicos disponibilizados para os assinantes, está a mentoria “A Comunicação nas mídias sociais”, dividida em duas partes.

Essa é a melhor opção para empreendedores do ramo da alimentação, pois os exemplos e explicações são totalmente direcionados para essa área.

Por compreender que a falta de tempo é um fator determinante para muitos restaurantes não entrarem de cabeça nas redes sociais, o FoodCo. vem revolucionando essa percepção através dos seus conteúdos.

Preencha este formulário para fazer parte da comunidade que tem mais de 35 mil donos de restaurantes.