Imagem ilustrativa.| Foto: Freepik
  • Por FoodCo.
  • 23/01/2024 10:30
  • Atualizado em 29/01/2024 às 11:16
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A precificação é um componente fundamental para o sucesso de qualquer restaurante.

Preços altos demais podem afastar o cliente, assim como muito abaixo do mercado causam desconfiança.

Neste guia completo, explore estratégias e técnicas que vão além de simplesmente atribuir um preço a um prato do seu restaurante.

Os tópicos a serem abordados aqui são:

  • O que é precificação?
  • Estratégia de Preço: Como Definir?
  • Como Calcular a Precificação de Pratos?
  • Tipos de Precificação

Veja abaixo.

O que é precificação?

Em termos simples, a precificação é o processo de determinar o valor monetário de produtos ou serviços.

Mas sua definição não para por aí. Ela também é uma estratégia que influencia a percepção de valor dos clientes.

E aqui temos um ponto importante: o valor percebido pelo cliente é diferente do preço que ele paga. Toda vez que falarmos em preço, estamos indicando o valor monetário que o cliente pagou pelos serviços do seu restaurante.

Já o valor é inestimável. Afinal, está ligado às experiências que o cliente teve ao consumir no seu restaurante.

Agora que você já entende essa diferença, podemos partir para estratégias de definição de preços.

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Estratégia de Preço: Como Definir?

Definir a estratégia de preço é essencial para o sucesso do seu restaurante.

É justamente por isso que separamos algumas dicas práticas para guiá-lo. Veja.

Conheça seu público

Entenda o perfil dos seus clientes para adequar os preços às suas expectativas e possibilidades financeiras.

Restaurantes com público de alta renda, não devem praticar preços muito acessíveis. Afinal, seus clientes optam por pratos mais requintados da gastronomia, por exemplo.

Analise a concorrência

Pesquise os preços praticados por outros restaurantes na região para posicionar seu estabelecimento de maneira competitiva.

Considere custos e margens

Leve em conta os custos dos ingredientes, mão de obra e outros gastos para garantir uma margem de lucro adequada.

Quer entender o que levar em consideração no momento de calcular o preço final? Avance para o próximo tópico.

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Como Calcular a Precificação de Pratos?

Calcular a precificação de um prato envolve uma análise cuidadosa de diversos fatores, mas os principais e que você deve ficar atento são:

Custos diretos e indiretos

Inclua todos os custos ligados à produção do prato, desde ingredientes até despesas operacionais.

Demanda e oferta

Avalie a demanda do seu público-alvo e a oferta de pratos semelhantes na região para determinar um preço atrativo.

De nada adianta o preço certo do produto, sendo que ninguém quer comprá-lo, concorda?

Lucro desejado

Estabeleça a margem de lucro desejada para garantir a sustentabilidade financeira do seu restaurante.

Agora que você compreendeu o que levar em consideração no momento da precificação, conheça seus variados tipos abaixo.

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Tipos de Precificação

Existem diferentes tipos de precificação, e escolher o mais adequado para o seu restaurante é crucial para a saúde financeira do negócio.

Os principais tipos e suas características são:

Precificação por custo

Baseada nos custos de produção e operacionais, garantindo que todos os gastos sejam cobertos.

Precificação por valor percebido

Leva em consideração a percepção de valor do cliente, permitindo preços mais flexíveis para pratos premium.

Precificação dinâmica

Ajusta os preços com base na demanda e em fatores sazonais, maximizando o lucro em períodos estratégicos.

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