Técnicas de marketing podem ser aplicadas tanto no ambiente online,| Foto: Freepik
  • Por FoodCo.
  • 08/01/2024 10:29
  • Atualizado em 29/01/2024 às 11:17
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O que poucos donos de restaurantes sabem é que técnicas de marketing, quando bem aplicadas, podem salvar (ou maximizar) a saúde financeira do seu negócio.

Essas alternativas são fundamentais para atrair cada vez mais clientes ao seu estabelecimento. A chave é aliar um excelente serviço com os caminhos ideais de divulgação da sua marca. 

Pensando nisso, separamos para você as principais técnicas de marketing que o seu restaurante pode utilizar para bombar em 2024.

Acompanhe!

O que são técnicas de marketing? 

Antes mesmo de indicarmos algumas técnicas para você aplicar no seu negócio, precisamos definir o que de fato são técnicas de marketing.

Elas nada mais são que alguns caminhos que você pode percorrer para encontrar novos clientes.

Vale ressaltar que técnicas de marketing podem ser aplicadas tanto no ambiente online, quanto no off-line, não se restringindo apenas a um universo.

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10 principais técnicas de marketing para o seu restaurante

Confira agora as 10 técnicas de marketing que podem ser facilmente aplicadas em restaurantes.

Lembre-se que elas podem ser realizadas de modo individual ou você pode optar por contratar alguém só para realizar essa tarefa.

Saiba mais.

1. Marketing de Conteúdo

Essa técnica engloba a criação de conteúdo relevante e envolvente relacionado à culinária, experiência do cliente e bastidores do restaurante.

Blog posts, vídeos e redes sociais são ferramentas valiosas para compartilhar histórias autênticas e aplicar com eficiência o marketing de conteúdo.

Veja também | Funil de Vendas para Restaurantes: conheça a vantagem e saiba como desenvolver

2. SEO Local

Está muito atrelado ao item anterior, mas essa técnica envolve apenas otimizar o site do restaurante para pesquisas locais.

Isso inclui incorporar palavras-chave relevantes, manter informações precisas e construir avaliações positivas.

Aqui incentivamos fortemente o estudo sobre Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca) - SEO.

3. Redes Sociais Estratégicas

Escolher plataformas relevantes para o público-alvo é uma técnica infalível de exponencialidade.

Compartilhar fotos de pratos, eventos especiais e interagir diretamente com os clientes para construir uma comunidade online forte é essencial para o crescimento do seu negócio em 2024.

Quer aprender mais sobre redes sociais? Veja o guia completo aqui!

4. Programas de Fidelidade

Nossa primeira sugestão de técnica que, não necessariamente, precisa estar no ambiente digital. 

Ela se resume a implementar programas que recompensem clientes frequentes. Cartões de fidelidade, descontos exclusivos e indicações são maneiras eficazes de criar recorrência de clientes no seu restaurante.

5. Parcerias Locais

Colaborar com outras empresas locais, como cafeterias, mercados e empresas de eventos pode ser uma técnica de marketing eficaz, principalmente para restaurantes que não estão muito bem localizados.

Essas parcerias estratégicas podem ampliar a visibilidade do seu negócio e angariar diferentes públicos.

6. Eventos e Promoções Especiais

Realizar eventos temáticos ou noites especiais é uma ação cativante para o público.

Essas atividades não apenas atraem novos clientes, mas também criam experiências memoráveis.

Quer coisa mais profunda do que uma decoração convidativa de Dia das Mães com descontos para lá de especiais?

7. Aposte no Visual

Invista em fotografia de alimentos de alta qualidade para o menu e demais materiais de marketing.

As imagens atraentes têm o poder de despertar o apetite e atrair cada vez mais clientes. Afinal, o seu negócio é “comprado” primeiro pelo sentido da visão.

Quer aprender a tirar excelentes imagens apenas com o seu celular? Basta clicar aqui.

8. Estratégias de E-mail Marketing

Construir uma lista de e-mails e enviar newsletters regulares com atualizações, ofertas exclusivas e informações sobre eventos é outra técnica de marketing muito eficiente.

Apesar do que a maioria das pessoas acreditam, o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa e de alta conversão.

9. Avaliações Online

Incentivar os clientes a deixar avaliações positivas em plataformas como Google, TripAdvisor e Yelp revelam segurança e confiabilidade no que você oferta.

Boas avaliações contribuem para a reputação online do restaurante e devem ser incentivadas, tanto no ambiente digital, quanto com os visitantes presenciais.

10. Inovação no Cardápio

Surpreender os clientes com novidades e pratos exclusivos é pedir para conquistar seu coração.

No ramo dos restaurantes, manter o cardápio dinâmico, bonito e atualizado é a melhor técnica de marketing que você pode implementar. Quer saber mais sobre isso? Clique aqui.

Ao incorporar essas técnicas ao seu plano de marketing, os restaurantes atraem novos clientes e, de quebra, constroem relacionamentos sólidos e duradouros.

Quer aprofundar seus conhecimentos em marketing e outras áreas? Conheça a plataforma de food service chamada FoodCo.

Ela é ideal para donos de restaurante que perceberam que não há tempo sobrando para colocar a mão na massa e implementar técnicas de marketing, por exemplo.

O FoodCo. tem por objetivo gerar networking e ações educacionais para o ramo de restaurantes. Por isso, capacita, conecta, inspira e impulsiona o desenvolvimento dos empresários e de suas empresas.

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