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  • Por FoodCo.
  • 07/11/2023 10:30
  • Atualizado em 29/01/2024 às 11:15
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Vender mais no iFood é o objetivo de qualquer dono de restaurante. Aumentar as vendas no delivery traz mais clientes e, consequentemente, mais receita no final do mês.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo. Criamos um guia para você começar a vender pelo iFood ou escalar as vendas que já acontecem por meio da plataforma.

Abordaremos ao longo deste material os seguintes tópicos:

  • História do iFood;
  • Portal do parceiro iFood: como se cadastrar?;
  • Planos do iFood para restaurantes;
  • Como vender pelo iFood: 4 dicas práticas para engajar seu perfil na plataforma;
  • iFood Shop e Maquininha iFood: o que são e quando são necessários. 

Sem mais delongas, vamos às dicas.

História do iFood

Antes de contarmos as vantagens de estar dentro dessa plataforma, apresentamos um pouco da história do aplicativo que revolucionou as vendas do setor de alimentação.

O iFood é uma empresa brasileira, com criação em 1997, que logo se tornou referência em delivery na América Latina.

Seu modelo de negócio é inovador. Ele conecta restaurantes e varejistas, entregadores e consumidores através de uma plataforma digital com interface interativa, fazendo com que refeições e compras cheguem à casa dos clientes finais.

Em 2023, o iFood chegou à brilhante marca de 65 milhões de pedidos por mês em todo o Brasil. Além disso, já são 300 mil estabelecimentos cadastrados e 200 mil entregadores conectados em mais de 1.700 cidades de todo o país.

Se o seu restaurante não estava cadastrado na plataforma ainda, esses números te convenceram a realizar a inscrição hoje?

Portal do parceiro iFood: como se cadastrar?

Para se tornar um restaurante parceiro da plataforma, o passo a passo é bem simples. Porém, é preciso ter muita atenção com os requisitos para cadastro.

Como já era de se imaginar, para se cadastrar no iFood é preciso ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Entretanto, ele deve conter um CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correspondente ao que a plataforma aceita.

De acordo com o próprio iFood, os CNAEs aceitos estão abaixo:

CNAE 5611Bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas, com entretenimento;CNAE 5612Serviços ambulantes de alimentação; CNAE 5620Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar;CNAE 47211Comércio varejista de produtos de padaria, laticínios, doces, balas e semelhantes. 

Como consultar o CNAE do meu negócio?

Se você já tem um negócio e gostaria de consultar se o seu CNAE está dentro dos aceitos pela plataforma, basta entrar no site da Receita Federal.

Lá acesse o sistema de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral e digite o CNPJ na área de consulta.

Além do CNAE correto, o iFood tem outros pré-requisitos para cadastro na plataforma, são eles:

  • Conta bancária vinculado ao CNPJ (ou ao responsável legal, em caso de MEI);
  • Computador com Windows (a partir do 7) ou celular Android;
  • Internet para receber os pedidos. 

Com tudo isso em dia, você poderá começar a vender pelo iFood. Para se cadastrar, basta seguir o passo a passo abaixo.

Passo a passo para cadastrar restaurante no iFood

Siga esses cinco passos simples para se tornar um parceiro do iFood em pouco minutos.

Passo 01: Preencha o formulário com os dados para contato no site de parceiros do iFood. Ache o formulário aqui;

Passo 02: Inserir corretamente seu CNPJ;

Passo 03: Selecionar o seu plano iFood (básico ou entrega). Veja mais no próximo tópico deste conteúdo.

Passo 04: Informar os dados bancários do seu CNPJ;

Passo 05: Assinar o contrato de prestação de serviço do iFood.

Pronto! Você já está cadastrado. Vale ressaltar que o prazo mínimo para o seu restaurante estar disponível na plataforma é de 2 dias úteis.

Outro dado importante é que isso valida a entrada do seu estabelecimento na plataforma, não necessariamente está pronto para vender. Para isso é preciso vincular seu restaurante aos Parceiros do iFood. Veja passo a passo abaixo.

Passo a passo para habilitar para vender pelo iFood

Já fez seu cadastro e está pronto para vender? Basta seguir esses seis passos para incluir seu restaurante no iFood.

Passo 01: Acesse o site dos Parceiros iFood;

Passo 02: Clique em “Cadastrar restaurante”;

Passo 03: Informe sua cidade;

Passo 04: Preencha seu nome, e-mail e telefone;

Passo 05: Clique em “Cadastrar agora”;

Passo 06: Aguarde a equipe do iFood entrar em contato.

Agora que você tem acesso a todos esses passos necessários, vamos conversar sobre os planos do iFood.

Planos do iFood para restaurantes 

Em um dos passos para cadastro acima, é preciso escolher o Plano do iFood que melhor se encaixa para seu restaurante.

Para não te deixar com dúvidas, fizemos um compilado dos planos oferecidos pela plataforma. Assim, você poderá compará-los e escolher o que faz mais sentido para o seu atual momento.

Veja todos os planos do iFood abaixo:

<strong>Benefícios </strong><strong>Plano Básico</strong><strong>Plano Entrega </strong>Loja disponível no appSimSimEntrega feita pela sua lojaSimSimGestor de pedidos SimSimFerramentas de MarketingSimSimEntrega com parceiros iFoodNãoSimRastreio de entrega em tempo realNãoSimTecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega NãoSimAtendimento iFood até a entregaNãoSimSeguro contra fraudes na entregaNãoSim

Os planos também se diferenciam pela comissão que destinam à plataforma, as taxas cobradas e o valor de mensalidade. Compare abaixo:

<strong>Plano iFood</strong><strong>Porcentagem de comissão de pedido</strong><strong>Taxa para pedidos por meio do iFood</strong><strong>Mensalidade (para faturamento acima de R$1.800,00/mês)</strong><strong><em>Básico</em></strong>12%3,2%R$100,00<strong><em>Entrega</em></strong>23%3,2%R$130,00

Como vender pelo iFood: 4 dicas práticas para engajar seu perfil na plataforma

Se você está começando o seu empreendimento no ramo da alimentação ou já está no mercado há mais tempo, preparamos algumas dicas de como vender pelo iFood de forma eficiente e constante.

É importante destacar que essas dicas são indicadas para qualquer estabelecimento, mas é possível adaptá-las para a sua realidade.

Vamos nessa?

Cardápio Digital 

Ter um cardápio físico e chamativo é um atrativo e tanto. Entretanto, na Era Digital, é preciso facilitar a experiência do cliente. Por isso, aposte em cardápios digitais.

Dentro de cada prato, direcione para o link do mesmo produto dentro da plataforma do iFood, facilitando ainda mais para o seu cliente.

Existem diversas plataformas disponíveis no mercado, sugerimos que você faça uma pesquisa de funcionalidades e preços antes de tomar qualquer decisão.

Redes sociais 

Ter uma rede social atualizada é um grande fator de diferenciação neste meio. Já comentamos em outros conteúdos: os restaurantes que mais vendem são aqueles que mais aparecem.

Por isso, mantenha uma frequência de postagens nas redes sociais que utiliza. E não esqueça de deixar o link do iFood fácil para o usuário clicar. No Instagram, por exemplo, utilize o recurso de link na biografia do seu perfil.

Capriche nas fotos 

A ideia aqui é fazer seus clientes comerem com os olhos. Capriche nas imagens dos pratos para instigar, até mesmo atrás de uma tela, a vontade de provar seu produto.

Isso é válido tanto para imagens em cardápios, quanto nas redes sociais e materiais de divulgação.

Surpreenda na entrega

A experiência do usuário deve ser positiva em todo o momento de compra, principalmente na entrega.

Nesse caso, aposte em um mimo para o seu cliente toda vez que ele fizer um pedido no seu restaurante. Seja um cartão com uma mensagem motivacional ou um molho extra, encontre a melhor maneira de dizer que o seu cliente é importante.

Outra alternativa é criar um cartão fidelidade, onde a cada “n” carimbos no cartão, o cliente ganha um brinde surpresa. A criatividade será sua maior aliada aqui.

Isso resultará em avaliações positivas na plataforma, que influenciam para mostrar o seu perfil para mais usuários.

Faça promoções 

Quem não gosta de receber um desconto, não é? Se você é um cadastrado recente no iFood use e abuse dessa estratégia. A ideia é começar a movimentar o seu perfil na plataforma.

Agora, se você já está há mais tempo no ramo, crie promoções para datas sazonais ou utilize meses de baixo retorno para investir mais no delivery.

Dentro dessa dica ainda, aproveite para criar cupons de desconto com data limite para resgate, deixando a experiência de promoção ainda mais instigante.

Veja também | Funil de Vendas para Restaurantes: conheça a vantagem e saiba como desenvolver

iFood Shop e Maquininha iFood: o que são e quando são necessários 

Essas são duas opções que o próprio iFood oferece. Apesar de não serem diretamente ligadas aos donos de restaurantes, é importante conhecer o que é o iFood Shop e como funciona a maquininha de cartão do iFood.

O primeiro, iFood Shop, é voltado ao público varejista. Tem como objetivo ser uma plataforma de compras que atende aos negócios parceiros do iFood, trazendo opções de fornecedores para os estabelecimentos alimentícios.

Com mais de 900 fornecedores cadastrados, o iFood Shop promove a conexão entre fornecedores e restaurantes, auxiliando os estabelecimentos a encontrarem os mais variados insumos.

Já a maquininha do iFood é uma ferramenta a mais para o entregador. Ela funciona como qualquer outra máquina de cartão, porém é própria da plataforma, facilitando a entrada das comissões do entregador. Vale ressaltar que essa vantagem é totalmente gratuita e pode ser solicitada a qualquer momento.

Ao longo deste material, conseguimos abordar sobre como se cadastrar na plataforma iFood, quais são os planos que ela oferece e como aumentar as vendas dentro do aplicativo. De quebra, ainda conhecemos sobre o iFood shop e a maquininha iFood.

A conclusão que podemos tirar deste material é que estar no iFood é uma necessidade para o ramo alimentício. Devido a sua grande abrangência em território nacional, ter, entre as opções de delivery, o iFood é muito estratégico para os restaurantes atuais.

Além disso, você pode integrar essa plataforma com alguma outra estratégia do seu plano de marketing. Para saber mais sobre o Plano de Marketing, basta acessar este conteúdo.

Agora se você quiser aprofundar ainda mais sobre estratégias de vendas e marketing para o seu restaurante, existem soluções no mercado que te ajudam com isso. Uma delas é o FoodCo. 

Uma assinatura mensal de R$19,90, que auxilia diversos empreendedores e gestores de restaurantes a impulsionarem o seu negócio por meio de capacitações, conteúdos, pesquisas de tendências e muito mais!

Não deixe a falta de tempo travar a chegada da inovação no seu restaurante, aposte em soluções seguras para ter a certeza de estar no caminho certo.

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