Para ter segurança no trânsito, todos precisam fazer sua parte. Infelizmente, o Brasil está entre os piores do mundo nesse quesito. Segundo dados do Ministério da Infraestrutura, só em 2021, foram registrados 632.764 acidentes e um total de 11.647 vítimas fatais. Isso representa 32 mortes por dia e 72 acidentes por hora.
E, entre os fatores que determinam um acidente de trânsito, a falha humana é o principal deles.
Assim, para mudar esse cenário, é necessário que todo motorista reveja seus hábitos e tome medidas que garantam mais segurança ao dirigir.
Dicas de segurança no trânsito
Para melhorar a segurança no trânsito, é interessante conhecer quais são os principais fatores que causam acidentes nas ruas e estradas do país.
Segundo os dados mais recentes do Atlas da Acidentalidade no Transporte brasileiro, a falta de atenção foi o fator que mais causou mortes e acidentes no trânsito em 2020.
Em seguida, as 4 maiores causas de acidentes foram, respectivamente:
- desobediência à sinalização;
- velocidade incompatível;
- ingestão de álcool;
- defeito mecânico em veículo.
Dessa forma, manter a atenção e obedecer as leis de trânsito são as dicas mais efetivas para um trânsito seguro.
Um mau hábito que muitos motoristas possuem, por exemplo, é dirigir mexendo ou falando ao celular, algo que, além de perigoso, é uma infração gravíssima estabelecida pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
Além disso, fatores emocionais, como ansiedade e impaciência, também são perigosos no trânsito. A ultrapassagem indevida em rodovias, por exemplo, é a causa de acidente mais letal que existe.
Falando em estrada, alguns dos principais fatores que contribuem para a segurança nas viagens é dirigir descansado, de preferência de dia, e com um veículo que esteja com a manutenção em ordem. Isso implica tanto na segurança, quanto no conforto da viagem, pois evita imprevistos.
Dirigindo com responsabilidade, o que torna o trânsito ainda mais seguro é a boa manutenção das ruas e estradas e carros que possuam bons sistemas de segurança.
Nesse ponto, a tecnologia se torna uma aliada poderosa.
Tecnologias de segurança no trânsito
Muitas tecnologias estão sendo aplicadas pelas montadoras de veículos, garantindo não só a segurança, mas também o conforto dos ocupantes.
Entre os requisitos de segurança mais importantes que existem atualmente, podemos citar:
- os alertas de colisão e de ponto cego;
- o controle eletrônico de estabilidade;
- a frenagem automática de emergência;
- sistema anticapotamento.
Todos esses recursos reduzem muito o risco de acidentes: mas a tecnologia não para por aí.
A nova Ranger é a única picape que possui, além dos sistemas citados, o Sistema de Permanência em Faixa. Através de uma câmera, esse sistema rastreia as faixas da via e corrige a direção do carro caso detecte uma saída involuntária. O sistema ainda emite vibrações no volante e sugere a parada do motorista, em caso de desvios recorrentes.
Para você conhecer os carros mais seguros e com as melhores condições do mercado, conheça a Ford Barigui.
Com uma equipe extremamente qualificada, a concessionária está pronta para mostrar como funciona e tirar dúvidas sobre as tecnologias Ford. Aliada à direção responsável, esses sistemas são um poderoso mecanismo de segurança no trânsito, protegendo a vida de todos.
Visite a Ford Barigui mais próxima de sua casa e agende seu test-drive.