Por melhor que seja o seu carro, chega um momento em que todo veículo começa a se desgastar. Nessas horas, quando ele começa a dar dor de cabeça, trocar de carro pode ser a melhor solução.
Mas você sabe que é preciso se planejar e saber a hora certa para trocar de veículo. Além disso, também é fundamental saber o lugar certo para substituir o carro com eficiência e segurança.
Quando trocar de carro
Conhecer o momento ideal para trocar de carro nem sempre é simples. Afinal, são vários fatores envolvidos, inclusive o financeiro. Entretanto, existem alguns indicativos de que o veículo já cumpriu com o seu papel e que mantê-lo rodando poderá dar mais prejuízo do que investir em um carro 0km.
Um primeiro sinal de que chegou o momento da troca de veículos é o excesso de manutenção. Se as revisões preventivas e corretivas não param de aumentar, é sinal de muito desgaste no automóvel.
Uma forma de medir isso é calcular a porcentagem dos gastos com mecânico em relação ao preço de venda do veículo pela tabela FIP. Se estiver maior que 10%, não vale a pena continuar revisando e consertando o carro.
Outro fator para considerar é a quilometragem.
Geralmente, 100.000 km é o que um carro consegue andar antes de começar a dar grandes problemas. Se o seu veículo está perto dessa quilometragem, comece a planejar para fazer a troca.
Além disso, observe o tempo de garantia do seu automóvel. Se o período acabou, é arriscado continuar arcando com imprevistos que podem ser muito elevados, como problemas no motor, por exemplo. Nessas horas, vale a pena considerar a troca.
Por fim, acompanhe sempre o consumo atual de combustível do veículo em comparação ao consumo indicado no manual. Se o carro está gastando além do previsto, mesmo realizando manutenções, não é uma boa ideia continuar com ele.
Como trocar de carro passo a passo
Se os ítens descritos acima estão acontecendo no seu carro, a melhor opção é trocá-lo por um novo ou seminovo.
Confira algumas dicas para você substituir o automóvel da melhor maneira possível:
- Verifique se há débitos em nome do seu veículo (IPVA, multas, etc) e, se houver, regularize a situação junto ao Detran de seu estado;
- Se você realizou as manutenções periódicas na concessionária autorizada, reúna os documentos, pois isso ajuda a valorizar o usado na troca;
- Para evitar golpes, procure uma concessionária de confiança e utilize seu carro usado como parte de pagamento;
- Faça o test-drive do carro que está interessado, inclusive se for para comprar veículos off-roads, verificando fatores como a segurança do veículo, os recursos tecnológicos e a necessidade ou não dos itens extras;
- Se quiser economizar, verifique a possibilidade de comprar um veículo seminovo,, com baixa quilometragem;
- Para seu carro novo manter o bom funcionamento pelo maior tempo possível, fique atento às revisões programadas e faça essas manutenções sempre na concessionária autorizada pela fabricante.
Troque seu carro na maior concessionária do sul do país
Se chegou a hora de você adquirir seu carro novo, procure a segurança e experiência da Ford Barigui.
Com tradição e a melhor equipe de atendimento, lá o seu usado tem valor e você encontra os melhores carros, com as melhores condições de pagamento. A concessionária ainda oferece test-drive em circuito off-road, para você ter uma experiência real de dirigir uma picape raça forte.
Conheça uma das lojas da Ford Barigui e agende seu test-drive.