Tanto homens quanto mulheres podem enfrentar determinados tipos de doenças, que podem ser tratadas mais facilmente quando diagnosticadas em seu início. Uma dessas doenças é o câncer.
Estima-se que 1 em cada 9 homens no mundo será diagnosticado com câncer de próstata durante a sua vida. Esse tipo de câncer é o segundo que mais mata pessoas do sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
No entanto, a prevenção pode ser a solução – principalmente quando ela é feita de maneira recorrente. Com o exame PSA, o câncer de próstata é rastreado no organismo de maneira rápida e prática: com algumas gotas de sangue já é possível fazer o PSA de próstata.
Entenda melhor sobre esse exame.
O que é exame PSA e para que ele serve?
A sigla PSA vem do termo em inglês Prostate-Specific Antigens, ou Antígeno Prostático Específico em sua tradução. Esse exame é um dos primeiros a serem solicitados quando os sintomas do câncer de próstata começam a surgir – ou quando o médico pesquisa a existência dele em seu paciente.
O PSA é importante para o rastreamento do câncer de próstata e é indicado para homens que desejam se prevenir contra a doença. Caso sintomas como dificuldade em urinar ou perda do controle urinário já existam, a realização do exame tem uma importância ainda maior.
O principal objetivo do exame PSA é ajudar no diagnóstico de alterações que possam existir na próstata. Alguns exemplos são:
- Prostatite: inflamação na próstata;
- Hiperplasia benigna da próstata: uma das doenças mais comuns entre os homens;
- Câncer de próstata.
É válido destacar que o valor de PSA no resultado do exame pode permanecer normal mesmo quando o homem tenha câncer de próstata. Por isso, a suspeita da doença deverá ser confirmada por meio de outros exames, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.
Quem deve realizar o PSA?
Esse exame pode ser feito por homens que tenham o diagnóstico de hiperplasia prostática benigna ou os que tenham suspeita de câncer de próstata. Nos dois casos, é fundamental que exista a devida orientação médica.
Além disso, é interessante que toda a situação seja discutida com o profissional, principalmente para avaliar todos os riscos e benefícios desse rastreamento do câncer de próstata, devido ao tratamento que é realizado em caso positivo.
Como é feito o exame PSA?
Para rastrear o câncer de próstata por meio do PSA, é preciso coletar uma amostra de sangue em laboratório, que demora em torno de 5 a 10 minutos. O resultado é obtido dentro de 2 dias.
Para que o exame PSA tenha um resultado efetivo, uma preparação específica é necessária:
- Jejum de pelo menos 4 horas;
- Não ter relações sexuais nas últimas 72 horas antes do exame;
- Não fazer exercícios físicos que impactem o períneo, como andar de bicicleta ou a cavalo;
- Não ter tido infecção urinária, prostatite ou uretrite algumas semanas antes;
- Não ter feito o exame de toque de próstata.
A importância do exame PSA
Quando um exame preventivo é realizado, são muitos os benefícios ao paciente. Contudo, de acordo com o resultado, alguns riscos podem surgir também.
Todo paciente precisa saber quais são os cenários possíveis que o exame PSA proporciona. Veja a seguir os benefícios e riscos do rastreamento do câncer de próstata.
Benefícios:
- Diagnóstico do câncer de próstata de maneira precoce;
- Quando o tratamento é feito logo no início da doença, ela tem menos chances de evoluir;
- O tratamento precoce também apresenta maiores chances de sucesso.
Riscos:
- Mesmo que o resultado dê negativo para câncer de próstata, o ato de fazer o exame PSA gera ansiedade e estresse enormes ao paciente;
- Uma das complicações do tratamento do câncer de próstata é a incontinência urinária e a impotência sexual;
Em qualquer unidade da ForteFarma você pode realizar o exame PSA diretamente com o farmacêutico responsável da unidade. Com o teste laboratorial remoto (TLR) da Hilab, o menor laboratório do mundo, você faz o seu exame PSA e tem o laudo assinado em até 30 minutos.
Procure a ForteFarma mais próxima de você e contrate o serviço – que não precisa de agendamento.
Você também pode marcar o exame on-line pelo site: www.fortefarma.com.br e fazer na ForteFarma mais próxima.

