Aprenda mais sobre sudorese, suas causas e como minimizar os sintomas.
Aprenda mais sobre sudorese, suas causas e como minimizar os sintomas.| Foto: Shutterstock
  • Por Fortefarma
  • 20/01/2023 13:44

A pele possui características específicas que precisam ser respeitadas. De modo geral, desodorantes e antitranspirantes são provavelmente os itens mais importantes na higiene diária de qualquer pessoa. Sem eles, as bactérias nas axilas se decompõem quando suamos e produzem odores desagradáveis.

A melhor maneira de evitar esse problema é manter a pele limpa e saudável ​​e usar um produto adequado à sua rotina. Continue a leitura e saiba mais sobre sudorese!

O que é sudorese?

Antes de mais nada, o suor, também conhecido como transpiração, é um fluido à base de sal liberado pelas glândulas sudoríparas.

Algumas mudanças na temperatura corporal, temperatura externa ou estado emocional podem contribuir na causa da sudorese, principalmente nas axilas, rosto, palmas das mãos e solas dos pés, geralmente por sintomas de ansiedade, agitação, raiva ou medo.

Outras pessoas também suam na testa, nariz e lábios (chamado sudorese gustativa) quando comem comida picante. Ela é normal, mas certas condições podem fazê-la aumentar, como a diabetes que afeta os nervos, herpes zoster que afeta o rosto, doenças cerebrais, certas doenças que afetam o sistema nervoso autônomo no pescoço e algumas que abalam os ouvidos.

É importante lembrar que a transpiração controlada é um processo corporal importante. Para ser considerada uma transpiração normal ela não pode interferir nas suas atividades diárias e não pode causar desconforto.

Causas da sudorese

Existem alguns fatores que acentuam a sudorese:

  • Hiperidrose;
  • Menopausa;
  • Gravidez;
  • Distúrbios de tireoide;
  • Diabetes;
  • Alcoolismo;
  • Doenças infecciosas, como a tuberculose;
  • Doença de Parkinson;
  • Artrite reumatoide;
  • AVC;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Estresse e ansiedade;
  • Leucemia e linfoma;
  • Certos medicamentos psiquiátricos, de pressão arterial, antibióticos e até mesmo suplementos.

O que é sudorese noturna?

A sudorese noturna nada mais é que a transpiração excessiva que acontece enquanto você dorme, geralmente causada por algum fator associado. Veja abaixo um pouco mais sobre este item.

Causas da sudorese noturna

Antes de mais nada, podem existir muitas razões para a sudorese, possivelmente devido à ansiedade, abscessos, abstinência de drogas, distúrbios do sono, acidente vascular cerebral, HIV, leucemia, hipertireoidismo, tuberculose, entre outros.

No entanto, isso também pode ser causado por muitos cobertores, quando a temperatura ambiente está muito alta ou até mesmo se o pijama está muito quente.

Embora as causas sejam muitas e nem sempre preocupantes, quando combinadas com outros sintomas, como febre e perda de peso, podem indicar uma condição mais grave.

Sintomas da sudorese noturna e tratamento

A sudorese noturna pode aparecer em outras condições, como menopausa, pneumonia, apneia do sono e mononucleose. No entanto, quando acompanhada de outros sintomas, é importante tomar cuidado e procurar atendimento médico.

É importante ressaltar que a sudorese não é uma doença e como forma de tratamento é possível utilizar roupas frescas, ajustar a temperatura dos ambientes, evitar o consumo de álcool e cafeína antes de dormir e, principalmente, praticar atividades físicas.

Como identificar e minimizar a sudorese

Às vezes, a área fica vermelha e inflamada, desenvolvendo um odor desagradável devido à quebra do suor causada por bactérias que normalmente vivem na pele.

Sendo assim, a umidade crônica intensa pode fazer com que a área afetada pareça pálida, enrugada e rachada, além de deixar as roupas encharcadas de suor.

Alguns especialistas podem diagnosticar as causas de sudorese:

  • Cardiologista;
  • Clínico geral;
  • Dermatologista;
  • Endocrinologista;
  • Ginecologista.

Uma solução para minimizar esse desconforto é marcar uma consulta com seu médico para identificar as possíveis causas da sudorese em sua pele. Ele, portanto, poderá receitar algum medicamento anticolinérgico para ser tomado por via oral ou até mesmo indicar produtos para aplicar na axila. Outro ponto curioso é utilizar lenços umedecidos para reduzir os efeitos da sudorese excessiva.

Ainda assim, se todos os tratamentos não forem eficazes para a sua pele, você poderá conversar com um especialista para recorrer a procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

Como achar o desodorante ideal

Muitas pessoas escolhem seu desodorante por conta da fragrância ou preço, desconsiderando os benefícios e componentes do produto. Todavia, é extremamente necessário pesquisar sobre as opções pelo bem da saúde da sua pele e evitar outros problemas acarretados da sudorese.

É importante atentar-se que um desodorante eficaz precisa conter ação antibacteriana. Por esse motivo, preparamos abaixo uma explicação rápida para ajudar você a escolher o seu próximo desodorante de acordo com suas características. Confira!

Aerossol

O primeiro item para ajudar a controlar a sudorese é o aerossol, em formato de jato seco, que proporciona praticidade, boa fixação e proteção instantânea.

Para utilizar esse produto é só agitar a lata e aplicar com uma distância de ao menos 15cm, porém pode causar irritação nas peles mais sensíveis.

Spray

Diferente do aerossol, sua pressão é mais baixa e seu jato é líquido. Exatamente por ser úmido ele leva mais tempo para ficar seco, por isso, é necessário esperar alguns minutos antes de colocar alguma roupa para não manchar e/ou retirar o produto.

Infelizmente essa é uma das formas menos eficazes para controlar a sudorese porque, quando borrifados na pele, acaba escorrendo. É válido lembrar que esse tipo é menos indicado para os homens, visto que seus pelos dificultam ainda mais no momento de passar o produto.

Creme

Nessa opção a sua textura é cremosa lembrando um hidratante corporal. Para quem faz depilação com lâmina ou para aquelas pessoas que têm a pele sensível ele é a melhor maneira de deixar a pele macia.

Neste caso, para evitar a sudorese você pode aplicar na axila com os dedos até cobrir toda a região, mas atente-se à higienização ao manusear esse produto para evitar a contaminação e a proliferação de bactérias.

Roll-on

Ele é absorvido rapidamente pela pele e dura de 8 a 12 horas, tem uma esfera aplicadora que, ao ser manuseada, libera o produto para entrar em contato com a axila.

Essa opção é considerada suave porque não contém em sua fórmula aqueles ingredientes que podem causar irritação na pele. Por outro lado, é importante ficar atento à contaminação da embalagem.

Stick/Bastão/Barra

Esse tipo de desodorante tem uma textura firme em gel ou sólida e é aplicado diretamente nas axilas. Parecido com o creme, o que o diferencia é sua aplicação seca, sendo excelente para realizar atividades físicas, entretanto, é mais difícil de retirar.

Desodorante para cada tipo de pele

Pele seca

Para ajudar a minimizar a sudorese em peles secas, os cremes ou roll-on são os mais indicados por possuírem maior porcentagem de hidratação em sua composição, além de serem livres de álcool e fixarem mais tempo no corpo.

Pele oleosa

Por outro lado, se a sua pele fica com o toque mais oleoso, é indicado usar produtos de jato seco ou spray. Eles duram menos tempo que o citado acima, mas possuem ativos que diminuem o odor, além de a maioria deles possuir ações antimanchas.

Gostou do conteúdo? Não perca mais tempo, vá até a ForteFarma mais próxima ou acesse nosso site agora mesmo para conhecer todas as opções de produtos disponíveis para inserir na sua rotina diária de cuidados: desodorante em creme, spray, rollon, stick (gel) das marcas: Dove (hidratação); Rexona Clinicall (cuidado mais intenso e hidratante); Gillette (agride menos a pele e mantém a axila seca por mais tempo) e Above.

Receba seus desodorantes no conforto de casa. Peça on-line em: www.fortefarma.com.br