Descubra quais são os tipos de teste de gravidez e como cada um funciona.| Foto: Shutterstock
  • Por Fortefarma
  • 20/01/2023 13:04
Ouça este conteúdo

Muitas mulheres têm o sonho da maternidade – por isso, o teste de gravidez é sempre um momento marcante. No entanto, assim como há aquelas que desejam ter filhos, também há as que não desejam.

Independentemente do cenário, fazer um exame de gravidez é uma grande fonte de ansiedade. Para quem quer que o resultado dê negativo, o estresse está presente também. Já para quem quer que o resultado dê positivo, a mulher pode apresentar uma ansiedade ainda mais aflorada, querendo que o teste fique pronto o quanto antes.

A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre os tipos de teste de gravidez existentes e entender qual é o mais confiável (além de simples) para descobrir uma gestação.

Quais são os tipos de teste de gravidez?

Os exames de gravidez foram criados nos anos 1920 e, desde então, foram muito aprimorados. Apesar de sua evolução, os testes ainda agem da mesma maneira: identificam no sangue ou na urina da mulher o HCG – hormônio que é encontrado apenas em quem está grávida.

Sigla para gonadotrofina coriônica humana, o HCG é um item fundamental para distinguir uma gestação, já que esse hormônio é produzido pelas células do embrião. Esse hormônio pode ser identificado de duas formas:

Teste de gravidez de farmácia

Numa primeira suspeita de gravidez, é bastante comum as mulheres realizarem o teste de farmácia – os quais dão resultados mais precisos após o atraso da menstruação.

Neste exame, o HCG é identificado por meio da urina e pode ser feito de 3 jeitos:

  1. Segurando a vareta no jato de urina;
  2. Coletando a urina em um copo e mergulhando a vareta dentro dele;
  3. Utilizando um conta gotas para colocar a urina sobre a vareta.

O tempo para que o resultado fique pronto pode variar de acordo com o modelo do teste, mas no geral ele leva aproximadamente 10 minutos.

Teste de gravidez de sangue

A partir de um exame de sangue, o teste de gravidez fica muito mais preciso do que os comercializados em farmácias. Com o teste feito em laboratório, é possível saber a quantidade de HCG presente no corpo, bem como calcular um intervalo de datas de quando o bebê foi concebido.

O teste de sangue pode ser feito antes mesmo do de urina, só que devido à sua complexidade ser maior, o resultado demora mais para ficar pronto.

Quando fazer o teste de gravidez

Tanto o teste de farmácia quanto o teste de sangue podem ser realizados quando existam suspeitas de gravidez. Além disso, eles podem ser acionados também quando o corpo da mulher já indica algumas mudanças.

Veja abaixo alguns dos sintomas mais comuns de gravidez:

  • Menstruação atrasada;
  • Aumento da sensibilidade e do volume dos seios;
  • Sensação de fraqueza e tontura;
  • Náuseas a todo momento.

Caso você esteja enfrentando algumas dessas questões, realizar o teste pode encontrar uma resposta para elas.

E se der negativo?

É muito comum mulheres que estejam grávidas apresentarem resultados negativos durante o teste – especialmente os de farmácia. Quando isso acontece, não é porque a pessoa não está grávida, mas sim porque o nível de HCG está muito abaixo do que é possível detectar em exames.

Caso você tenha feito um teste de gravidez e suspeite que o seu resultado tenha sido um falso negativo, consulte um médico e veja a possibilidade de refazê-lo. Se o teste der negativo mais uma vez, é porque você não está grávida.

Nas unidades ForteFarma você encontra os dois tipos de teste de gravidez: o de urina e o de sangue. Com o auxílio da Hilab, conhecida como o menor laboratório do mundo, você pode fazer um teste de gravidez de sangue completo e ter o resultado em até 30 minutos.

Consulte a ForteFarma que está mais próxima de você!

Quer fazer suas compras sem sair do conforto de casa? Peça seus produtos em www.fortefarma.com.br