TPM: descubra quantos dias duram os sintomas| Foto: Shutterstock
  • Por Fortefarma
  • 20/01/2023 13:31
Ouça este conteúdo

A TPM é o período em que o corpo fala e apresenta os mais diversos sintomas para nos alertar de que o fluxo menstrual está prestes a aparecer. Entre as características manifestadas nesse período podemos listar diversos sintomas. Leia este artigo agora mesmo e saiba mais!

O que é “TPM”?

A tensão pré-menstrual, também conhecida como TPM ou PMS (Síndrome Pré-Menstrual), são sintomas psicológicos e físicos que aparecem no período anterior da menstruação, mais precisamente cerca de uma a duas semanas (7 a 14 dias).

Sua duração varia de mulher para mulher e pode desaparecer no primeiro dia das cólicas menstruais ou durar até o final dela.

Tais variações podem ser explicadas por uma origem multifatorial. Embora os hormônios sexuais sejam fundamentais nas alterações manifestadas nesta síndrome e em outros transtornos de humor femininos, exemplos como a rotina e predisposição genética podem contribuir para aumentar ou não os sintomas dessa fase.

Em nosso corpo, o que ocorre são as flutuações normais dos níveis de estrogênio e progesterona (hormônios sexuais) durante o ciclo menstrual, atuando na função da serotonina (o neurotransmissor), tornando as mulheres mais sensíveis às manifestações da TPM.

TPM dura quantos dias?

A duração deste período doloroso varia de mulher para mulher, mas em geral os profissionais da área descobriram que a TPM pode começar até 7 dias antes da menstruação e os sintomas geralmente desaparecem com a chegada dela.

Aquelas pessoas com TPM mais grave tem sintomas que prejudicam seriamente suas rotinas do dia a dia. É por isso que também devemos ter uma compreensão maior com  quem está passando por esse período.

Se, por acaso, persistirem os sintomas após o término da menstruação, procure ajuda de um profissional da área para diagnosticar se você tem algum problema patológico.

Anticoncepcional e TPM

A pílula anticoncepcional geralmente é uma escolha que as mulheres fazem com seu ginecologista para evitar a gravidez. Além disso, existem diferentes tipos, por isso tomar qualquer um deles requer orientação médica.

Com o uso contínuo da pílula, a mulher ingere uma cápsula por dia e realiza uma pausa nos 4 dias definidos para sua menstruação. Existem várias opções de tratamento, como ingerir uma pílula placebo diária ou uma pílula com menos hormônios em relação aos outros dias do mês.

Portanto, o controle hormonal produzido pelo uso de pílulas anticoncepcionais pode amenizar os efeitos da TPM. No entanto, os mesmos sintomas podem ocorrer durante o repouso, embora tendam a aparecer em menor intensidade.

Como aliviar a TPM naturalmente

A TPM, embora seja um problema natural, pode ser aliviada no dia a dia com práticas como: usar roupas confortáveis; praticar exercícios físicos e atividades de relaxamento; ter uma alimentação saudável, além de evitar o sódio para diminuir a retenção de líquidos e inchaço.

Outros cuidados que contribuem no bem-estar durante esse período são a ingestão de chás, vitaminas, utilizar bolsa térmica ou até mesmo aplicar injeções para aqueles casos mais extremos de dor.

Conheça os tipos da TPM e seus sintomas

Os sintomas variam de mulher para mulher, como irritabilidade, mau humor, vontade repentina de chorar, dor de cabeça, cansaço, gases, enxaquecas, pernas inchadas, pele oleosa, insônia e muito mais. Vale ressaltar também que as mulheres costumam confundir os sintomas da TPM porque existem muitos mitos sobre essa tensão.

São tantas as sensações que a medicina divide a tensão pré-menstrual em cinco tipos diferentes (A, C, D, H e O). Confira!

Tipo A

A TPM está associada à ansiedade porque durante esse período existe menos hormônio estrogênio no corpo da mulher, o que ajuda a reduzir a tensão e causa uma maior liberação de adrenalina e cortisol. Portanto, os principais sintomas do tipo A são:

  • Ansiedade
  • Tensão
  • Dificuldade em adormecer
  • Irritabilidade
  • Mudança de humor
  • Desatenção
  • Confusão

Como cuidar: uma excelente maneira de diminuir o estresse e a ansiedade da TPM tipo A é praticar exercícios físicos, pois ajudam a liberar endorfina que proporciona sensação de prazer, além de manter uma dieta adequada. Lembrando que é ideal consultar um médico da área para descobrir o melhor tratamento.

Tipo C

Aqui os sintomas estão associados principalmente à compulsão alimentar. Se você é daquelas pessoas que ataca os doces durante ou antes da menstruação, então faz parte dessa categoria. Confira os sintomas:

  • Compulsão por alimentos
  • Dores de cabeça

Como tratar: antes de mais nada é imprescindível adotar hábitos alimentares saudáveis e inserir na rotina a prática de atividades físicas, que também auxiliam nas dores de cabeça. Além disso, ingerir ômega 3 pode ajudar a controlar a compulsão alimentar.

Tipo D

Este tipo de TPM está relacionado com os sintomas depressivos, geralmente causados pela redução da produção de serotonina. Veja mais:

  • Raiva sem razão
  • Pouca concentração
  • Falta de memória
  • Baixa autoestima
  • Sentimentos violentos e perturbadores

Como tratar: se esses sintomas estiverem graves, um médico poderá receitar o uso de medicações antidepressivas. Além disso, também conseguem ser controlados com uma dieta equilibrada e diminuição de álcool e tabaco.

Tipo H

Os sintomas do tipo H da TPM estão relacionados principalmente à retenção de líquidos. O que as pessoas sentem nessa situação:

  • Aumento de peso
  • Inchaço abdominal
  • Sensibilidade e inchaço das mamas

Como tratar: um especialista pode recomendar o uso de diuréticos para diminuir a retenção de líquidos, mas é fundamental reduzir o consumo de alimentos como sal e cafeína.

Tipo O

Outros sintomas menos comuns também podem estar associados à TPM. Saiba mais:

  • Alteração em hábitos intestinais
  • Maior frequência em urinar
  • Sudorese
  • Cólicas
  • Náuseas
  • Aumento da acne
  • Reações alérgicas
  • Infecções do trato respiratório

Como tratar: um médico poderá receitar o uso de anti-inflamatórios durante os dias que antecedem o fluxo menstrual e até mesmo nos primeiros dias da menstruação. Além disso, diminuir o consumo de sódio pode ajudar a regular a frequência urinária.

A sudorese e a acne podem ser tratadas com o uso de anticoncepcionais que serão receitados por um ginecologista. Em relação às náuseas e infecção do trato respiratório, você pode começar um tratamento preventivo, realizando exercícios físicos, reduzir o consumo de sal, cafeína, álcool e açúcar.

Mitos e verdades sobre TPM

Você sabia que existem diversos mitos por aí quando o assunto é TPM? Conheça alguns deles.

TPM engorda

Mito. Durante a TPM, as mulheres podem ficar mais inchadas devido à retenção de líquidos que podem somar até 2 kg no peso normal, mas isso não é um ganho de peso verdadeiro, pois é temporário.

TPM dura quase 1 mês

Mito. Ela ocorre entre 1 e 2 semanas antes do ciclo menstrual e não depois. Por isso, se você desenvolver sintomas de TPM fora desse período, é recomendável que consulte um profissional.

Exercícios aliviam os sintomas da TPM

Verdade. O exercício é recomendado durante a fase pré-menstrual. Isso ocorre porque atividades físicas liberam substâncias que fazem as mulheres se sentirem mais felizes.

Pílulas anticoncepcionais podem aliviar os sintomas

Verdade. O uso de pílulas anticoncepcionais pode ajudar a aliviar os sintomas, mas não eliminá-los completamente. Por exemplo, elas regulam o ciclo menstrual e ajudam a aliviar a irritabilidade.

Dor de cabeça na TPM é normal

Verdade. Dores de cabeça são um dos sintomas da TPM e podem ocorrer em algumas mulheres, principalmente se houver tendência às enxaquecas.

Existe um tipo de TPM que é mais grave do que o normal

Verdade. Algumas mulheres sofrem de transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), uma forma mais grave de TPM. Esse distúrbio afeta cerca de 10% delas e apresenta sintomas como ansiedade. Nesse caso, é necessário procurar um profissional para realizar um tratamento especializado.

Existe cura para a TPM

Mito. O que as mulheres podem fazer para amenizar e superar sintomas da TPM é realizar exercícios físicos, terapia e ter uma dieta saudável. Além disso, utilizar pílulas anticoncepcionais também pode ajudar, mas para isso, visite um ginecologista.

Os sintomas são os mesmos para todas as mulheres

Mito. Os sintomas da TPM e sua intensidade variam de mulher para mulher sem uma regra específica.

Existe TPM em homens

Verdade. A TPM masculina, conhecida como Síndrome do Homem Irritável (SHI), é causada pela baixa produção de testosterona e pode ocorrer em qualquer momento da vida do homem, ao contrário da TPM nas mulheres, que só acontece durante o período pré-menstrual.

Por fim, TPM e o ciclo menstrual têm tudo a ver. Devido a isso, é muito importante prestar muita atenção ao seu ciclo e identificar possíveis causas de piora nos sintomas.

Para amenizar os efeitos e sintomas da TPM, procure a ForteFarma mais próxima e encontre:  anticoncepcionais; bolsa térmica; vitaminas para mulher; remédios para cólica; medicamentos para dor em geral; aplicação de injeção para casos mais extremos de dor e chás.

Você pode comprar on-line e receber em casa todos os produtos acima. Acesse: www.fortefarma.com.br