É indiscutível a superioridade que a cozinha francesa tem para nós do ocidente. Seja devido à riqueza dos ingredientes, a maneira de utilizá-los e o requinte nos mínimos detalhes, essa gastronomia é e foi responsável pelas inúmeras outras cozinhas que nela se espelham e estão espalhadas pelo mundo todo.
Essa visão hegemônica sobre a culinária francesa é uma construção, com suas raízes muito antigas. Tanto que em 1486, foi impresso o primeiro livro de culinária na França, intitulado ‘’Le Viandier’’ com 230 receitas! Este livro mostra que a mesa francesa medieval era farta com a presença de peixes, arenques, salmões, enguias, lagostins, trutas, empadas de Paris, e muitos outros pratos… Isso também nos ajuda a romper com uma visão estereotipada da Idade Média, que imaginamos constantemente cavaleiros brutais rasgando a dentadas a caça.
Além disso, inúmeros historiadores da alimentação, nos mostram que esta é uma visão ultrapassada, pois os documentos de séculos atrás, nos revelam que os camponeses da Alta Idade Média (sécs. V ao X), salvo em tempos de acidentes climáticos, comiam conforme a fome que tinham e, muitas vezes, melhor que os camponeses do século XVII (Era Moderna). Os franceses eram um bom exemplo disso!
Popularização da Gastronomia Francesa
Mas, a história não para por aí: A descoberta das Américas trouxe novos alimentos para os europeus: tomate, pimentas, milho, batata, feijão-verde, novas especiarias, temperos, peru e outros. Como mostra o historiador Carlos Roberto Antunes dos Santos (DEHIS/UFPR):
‘’A partir deste período, pode-se dizer que em França os gostos e as maneiras de comportamento à mesa (etiqueta) são renovadas. Tudo isso revela uma cozinha francesa inovadora, original, demonstrando que para os franceses a certeza que a sua forma de comer era superior a de todos os outros povos da Europa. E tal constatação é comprovada pela leva de estrangeiros que visitam a França e comprovam a superioridade francesa no domínio da cozinha e da mesa.’’
Outro elemento importante da história para consolidar a imagem da França como referência na culinária foi o Rei Sol, Luís XVI, que iniciou um movimento de transformações nas práticas alimentares.
Neste período, os cozinheiros franceses passaram a privilegiar os cozimentos, deixando as carnes com o máximo de sabor, desenvolvendo assim, uma produção de carne da mais alta qualidade. Junto à carne de boi se exigiu legumes e peixes sempre frescos. Então além da carne de qualidade, começaram a privilegiar os sabores naturais dos alimentos (algo até então inédito).
Ainda no século XVIII, a mesa perde um serviço coletivo e cada pessoa tem um couvert para si. É desta época o início do uso mais frequente do garfo (que até hoje não abandonamos)!
Bom, foi graças à cultura burguesa francesa que hoje temos os fundamentos da refeição moderna: elegância à mesa, etiqueta, comportamento à mesa.
E claro, não podemos deixar de lado o principal dessa gastronomia: a forma elegante de dispor a comida no prato. A França revoluciona a culinária, ao privilegiar não apenas o olfato, mas também a cozinha pelo olhar. É por isso que hoje a estética é tão importante na hora de servir os alimentos!
Mas é a Revolução Francesa que impulsionou de fato a popularização dessa gastronomia. No período, inúmeros chefes de cozinha estavam desempregados, pois seus patrões da alta nobreza, haviam fugido da revolução.
Estes chefes, foram obrigados a encontrar outra maneira de realizar o seu trabalho, acabaram abrindo os seus próprios restaurantes, e tornando a cozinha artística dos grandes mestres, antes só encontrada nas residências dos ricos e poderosos, agora acessível ao grande público que pudesse pagar por ela.
Assim, grandes restaurantes tão populares e diversos hoje, tem sua origem autêntica francesa!
5 pratos típicos franceses que você precisa provar
Você pode estar curioso de quais pratos são típicos dessa culinária tão relevante para o ocidente. Pois bem, vamos explorar a seguir 5 pratos que você precisa provar. Confira!
- Coq au Vin - Feito com frango ou galo cozido em vinho tinto e acompanhado de cogumelos, cebolas, bacon e ervas aromáticas, este prato é uma criação da Idade Média francesa e proporciona um sabor profundo que balanceia a acidez do vinho tinto com a suculência da proteína.
- Ratatouille - Certamente, você pode ter pensado na animação infantil da Disney do mesmo nome. Este prato, se popularizou no século XX, embora outras variações possam ser encontradas ao longo da história. Ao comer este prato você pode esperar legumes refogados, frescos e aromáticos.
- Quiche Lorraine - Com influência alemã, no século XIX a França aperfeiçoou este prato, entregando uma torta salgada com recheio à base de bacon e queijo e coberto com uma mistura de ovos e creme de leite. Tudo isso faz jus a sua popularidade de contraste do bacon com a cremosidade de uma casca crocante.
- Bouillabaisse - Prato típico de pescadores de Marseille do século XVIII, esta sopa é uma mistura de frutos-do-mar com ervas e especiarias.
- Cassoulet - De origem antiga, mas popular ao longo do século XIX, este prato do sul da França utiliza carnes variadas como linguiça, carne de porco, pato e um ensopado de feijão-branco. Uma riqueza de sabores!
Croissant é o prato mais popular francês?
O Croissant é um dos pratos mais populares franceses. Embora sua origem seja austríaca, a França foi responsável por refinar o prato como conhecemos hoje. O Croissant é um pão folhado em formato de meia-lua, feito com massa também folhada e laminada várias vezes para criar camadas finas e crocantes.
Seu principal diferencial é a textura amanteigada que proporciona um sabor rico para agradar todos os paladares. O croissant feito com técnicas verdadeiramente francesas é diferente de qualquer outro.
Sua versatilidade permite que seja apreciado no café da manhã ou lanche da tarde acompanhado de um bom café, ou chocolate quente.
Outros pratos populares
- Baguette
- Escargot
- Crème Brûlée
- Tarte Tatin
- Pissaladière
- Galette Bretonne
- Crêpes
- Escalope de Veau
- Daube Provençale
- Soupe à l'Oignon
- Boeuf Bourguignon
- Pot-au-Feu
- Boudin Noir
- Chateaubriand
- Confit de Canard
- Salade Niçoise
- Soufflé
- Pâté en Croûte
- Quenelles
- Gratin Dauphinois
- Canard à l'Orange
- Blanquette de Veau
- Lapin à la Moutarde
- Croque-Monsieur
- Poulet Basquaise
- Côtes de Porc Charcutière
Onde tem comida francesa em Curitiba?
Se engana quem pensa que é preciso cruzar o oceano para experimentar a sofisticação, técnica e sabores da culinária francesa. Em Curitiba, o restaurante Frères Gastronomia carrega em seu próprio nome a influência dessa cultura.
Em francês ‘’Frères’’ significa ‘’Irmãos’’ e é esta característica que o restaurante carrega. A frente do local, estão os irmãos Altamar Júnior e Roberlei que trabalham em suas criações pratos da culinária francesa como brie folhado com nozes e mel, carré de cordeiro, coelho provençal e muitos outros.
O restaurante também trabalha com influências de outras culinárias, adicionando um toque de culinária afetiva que permite que você experimente além de um prato, mas tenha, verdadeiramente, uma experiência gastronômica.
Para os interessados em provar os pratos incríveis franceses, o restaurante se encontra no Shopping Barigüi na área Gourmet.
Que tal experimentar um pouco mais a fundo do sabor da França? Conheça o Frères!
-
Fonte: Com informações de A GASTRONOMIA FRANCESA: DA IDADE MÉDIA ÀS NOVAS TENDÊNCIAS CULINÁRIAS