Muito mais do que apenas misturar ingredientes e agradar o paladar, preparar uma refeição traz consigo uma centena de contextos, reminiscências e hábitos familiares que fizeram e fazem parte da história pessoal de cada um, somada a toda memória afetiva que os pratos são capazes de despertar. É nesse significado e simbolismo que a receita de Pato com Laranja, do restaurante Frères Gastronomia, localizado no ParkShopping Barigui, em Curitiba, se baseia para cativar os clientes que experimentam o prato.
Segundo historiadores, a receita original foi levada da Itália para a França, no início do século 16, e com isso passou a ser considerado um prato francês. A narrativa conta que a viagem da iguaria aconteceu pelas mãos de Catarina de Médici, que viria a se casar com Henrique II, futuro rei da França. Ela nasceu em Florença, capital da Toscana, e fazia parte de uma das mais ilustres famílias da região. Nesse translado, estava acompanhada de dama de companhia, serviçais e, claro, inúmeros cozinheiros e confeiteiros. E, uma das receitas emblemáticas da sua região seria o anatra all’arancia, em tradução, pato com laranja.
Uma curiosidade é que o nome da receita "pato com laranja" seria incorreto nesses países, já que na Europa existe apenas o marreco, o animal que mais se assemelha ao pato. O verdadeiro pato tem origem na América do Sul, e é muito comum no Brasil.
Assim, a receita viajou diversos países até chegar às famílias brasileiras e, hoje, é um dos pratos mais pedidos no Frères. Os irmãos e sócios do restaurante, Altamar Queiroz Jr. e Roberlei Queiroz, lembram que o Pato com Laranja servido na casa é baseado em uma receita antiga muito preparada pela mãe. "A gente reproduz o mais fielmente possível essa receita, e é um prato que a minha mãe faz desde que eu me entendo por gente", diz Queiroz Jr.
Ao trazer o prato para o cardápio, a dupla resgata a memória afetiva despertada pelo sabor e o aroma, já que a especialidade foi muito presente em sua infância. E deste modo, oferecem ao cliente uma experiência de comida caseira – e, porque não, histórica – com um toque requinte.
Comfort food
Embora a ideia seja reproduzir a receita original, alguns processos acabam sendo adaptados, mas Queiroz Jr. explica que são questões do contexto de restaurante e apresentação dentro da gastronomia. "Quando comíamos em casa, tudo era feito em uma panela só, servido no prato e pronto. Já no Frères, temos todos os procedimentos de preparo, além de novas tecnologias dentro da cozinha, com materiais de ponta”, explica. “Acrescentarmos um tempero a mais para ter um padrão de sabor e técnica no desenvolvimento do prato", afirma. No restaurante, o Pato com Laranja é servido com ravióli de massa caseira recheado com cebolas caramelizadas e molho de vinho, acompanhado de salada.
Queiroz Jr. ressalta que uma das nuances da comida afetiva, ou comfort food, é justamente oferecer um sabor que sempre remete a algo agradável e que desperta bons sentimentos. No Frères, o Pato com Laranja é garantia de elogios sinceros por parte dos clientes, e conquista até aqueles que preferem carne vermelha.
Receita do Pato com Laranja do Frères: saiba como preparar esse prato histórico
Ingredientes para marinada:
- 1 Cebola Piquet;
- 1 Cabeça de Alho Cortada ao Meio;
- Folhas de Louro;
- Ramos de Tomilho;
- Grãos de Pimenta;
- 1 Cenoura média;
- 1 talo de salsão;
- 200 ml de vinho seco tinto;
- Sal q.b.
Ingrediente para o pato:
- 1 pato cortado nas juntas (aprox. 1,5 kg);
- 1 cebola média brunoise;
- 4 dentes de alho brunoise;
- 2 cenouras grandes;
- 3 tomates maduros concassé;
- Sal e pimenta do reino q.b.
- Suco de 3 ou 4 laranjas;
Modo de preparo:
- Misture os ingredientes para fazer a marinada, complete com água até cobrir os pedaços de pato e reserve por 2h em refrigeração.
- Após esse tempo, escorra os pedaços de pato.
- Em uma panela de fundo grosso, frite os pedaços de pato até dourar em óleo/azeite bem quente. Reserve e descarte o excesso de azeite/óleo.
- Frite as cebolas até que estejam macias. Acrescente o alho, deixe fritar até dourar, acrescente os tomates concassé, os pedaços de pato e refogue.
- Bata em um liquidificador o suco de laranja com a cenoura e acrescente ao pato.
- Deixe reduzir o caldo, engrossando com um pouco mais de suco de cenoura, se necessário (o caldo deve ser espesso e abundante).
- Deixe cozinhar até que os pedaços de pato fiquem tenros sem desmanchar.
- Ajuste o sal e a pimenta. Sirva com massa recheada ou arroz branco.