Muita gente passa anos na cozinha, experimentando receitas, temperos, modos de preparar um prato, atrás daquele sabor da infância, do aroma que inundava a casa da avó na hora do almoço ou jantar. Em algumas tentativas, se aproxima do resultado procurado; em outras, passa longe. Para quem gosta de se envolver no preparo de refeições e arriscar receitas, o prazer é sempre o mesmo, até quando dá errado. Quando acerta, aí a satisfação é dobrada: pela preparação e pelo sabor obtido, que desperta memórias afetivas às vezes adormecidas por anos.
Tem um lugar em Curitiba que, há um ano, vive de despertar essas memórias e oferecer aos clientes aromas e sabores do passado, dos dias de panela de barro e família reunida ao redor da mesa da matriarca. O Frères Gastronomia, que completa seu primeiro aniversário, se dedicou ao que especialistas chamam de comfort food, ou culinária afetiva. A que considera a história dos pratos e as emoções que eles podem despertar tão importantes quanto o sabor.
Frères significa irmãos em francês. O restaurante é um empreendimento dos irmãos Altamar Queiroz Jr e Roberlei Queiroz. Localizado no park gourmet do ParkShopping Barigui, o cardápio passeia pela culinária francesa mas também por cozinhas diversas, como a portuguesa, a italiana, espanhola e a brasileira, como não poderia deixar de ser.
Altamar, que também é chef do Frères, leva tão a sério a ideia de oferecer uma experiência gastronômica definitiva para seus clientes que, ao atende-los, faz questão de ir à mesa de cada um. Quer ouvi-los sobre o que os levou até o Frères, de quais sabores sentem saudade e até corrigir algo que fugiu à expectativa. “O ponto da carne será sempre o ponto que agradar o cliente”, informa, para citar um exemplo. É assim que se estabelece relacionamentos e se faz culinária afetiva e amigos.
Para celebrar um ano de atividades, o Frères vai oferecer festivais temáticos. O Festival do Carneiro, o Festival das Aves (uma das especialidades da casa é o Pato com laranja), o Festival Amazônico e o Festival Autoral. O Frères vai oferecer ainda um prêmio aos clientes mais assíduos e promoções nas redes sociais do restaurante.
Altamar ouve seus colaboradores e pede sugestões para incrementar os pratos. No Salmão grelhado com risoto de uva verde, prato com sua assinatura e que foi indicado ao Prêmio Bom Gourmet deste ano, contou com a colaboração de um dos membros da equipe, que sugeriu molho de castanhas.
E se você procura por privacidade, um canto confortável e exclusivo para um encontro profissional ou uma pequena celebração familiar, o Frères tem o Espaço Gourmet, com direito a atendimento exclusivo.
A sensação de ser ouvido
Vicente Maia estava de passagem pelo parkgourmet do ParkShopping Barigui. Morador da região, procurava um restaurante para almoçar, já que o seu preferido havia fechado em meio à pandemia. Parou para ver o cardápio daquele estabelecimento que ainda não conhecia e decidiu entrar. A abordagem gentil da hostess do restaurante fez toda a diferença.
“Era a minha primeira experiência com o restaurante”, relembra Vicente. “Fiquei surpreso com a diversidade do cardápio, focado em gastronomia contemporânea, passeando por alguns países de culinária tradicional e regional brasileira. Sou uma pessoa viajada e já frequentei boa parte dos restaurantes [do guia] Michelin, especialmente na França”, explica. Pediu Pato com laranja e destaca que, assim que recebeu o prato, foi visitado em sua mesa por Altamar. “Ele me perguntou o que eu estava achando do prato e se eu tinha alguma sugestão”, conta.
“Realmente o prato estava delicioso, e fiquei pensando em algum ‘senão’, então disse a ele que, se estivesse com muita fome, o raviolli poderia ser mais bem servido. Antes de eu terminar de almoçar, uma porção extra de raviolli me foi servida. Fiquei impressionado com a atenção, e a sensação de o cliente ser ouvido é muito boa. Acabei voltando outras vezes”, comemora.
Vicente afirma já ter experimentado a maior parte do cardápio, e mesmo nos pratos regionais, que não estão entre suas maiores paixões, a rabada é o seu preferido. E destaca que a picanha na pedra é melhor que as experimentadas em churrascarias gourmet.
Em constante evolução
Para seguir com sua vocação em atender aos pedidos dos clientes, o Frères conta com opções veganas no cardápio, que são constantemente atualizadas. As almôndegas veganas com espaguete de legumes estão entre as preferidas.
O cardápio do restaurante não é estanque; a cozinha está sempre em busca de novas receitas para oferecer novas experiências. Nada de zona de conforto: se a Parrilla, a Rabada e o Pato com laranja são os mais pedidos, Altamar e sua equipe oferecem novidades sempre que possível. Uma delas é o Fusilete de Mignon, que entrou no menu ao longo do ano e foi sendo adaptado para ficar cada vez melhor. Detalhe: essa massa, assim como todas as demais, são feitas no próprio restaurante.
Então, na próxima vez que você quiser sair para comer mas estiver em dúvida sobre qual restaurante visitar, considere o Frères Gastronomia. Quem sabe sua sugestão também não vai parar no cardápio?
Para novidades e promoções, siga o Frères Gastronomia no Instagram.